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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Formando palavras com sílabas diversas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º do Fundamental sobre formação de palavras com sílabas diversas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Naiara Rosário

 Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelly Nayara Rosário
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Formando palavras com sílabas diversas

Finalidade da aula: Identificar as sílabas constitutivas de uma palavra e observar que diferentes combinações e posicionamento de sílabas podem formar diferentes palavras.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do Sistema Alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é identificar e comparar os diferentes fonemas da língua e a forma como se posicionam para formar diferentes palavras.

Materiais necessários:

  • Suporte amplo para leitura ou projeção da parlenda.
  • Garrafas com sílabas pré-determinadas.
  • Bola para acertar as garrafas.
  • Cópia da parlenda para todos os alunos.
  • Para que esta aula aconteça será necessário preparar o jogo de boliche descrito :CLIQUE AQUI

Dificuldades antecipadas: Os alunos pré-silábicos ou os que não fazem correspondência sonora necessitarão de apoio na composição silábica. Como a maior parte das atividades é coletiva, assuma o papel da mediação, produzindo perguntas que ajudarão os alunos a avançar em suas hipóteses, provocando-os a observar semelhanças e a identificar palavras que são  escritas com as mesmas sílabas. Na leitura e comparação da parlenda, agrupe alunos em hipóteses aproximadas e faça as intervenções necessárias junto às crianças que ainda não têm valor sonoro. São ideais agrupamentos que reúnam:

  • pré-silábicos com silábicos;
  • silábicos sem valor sonoro com silábicos com valor sonoro;
  • silábicos com valor sonoro com os silábico-alfabéticos;
  • silábico-alfabéticos com os alfabéticos.

A ideia de jogar o boliche para selecionar as sílabas que poderão compor a palavra certamente empolgará os alunos, mas deve necessitar de uma organização mais cuidadosa, como a disposição em filas ou em grupos. Pense no ideal para sua turma.

Referências sobre o assunto:

GROSSI, Esther Pillar. Didática da Alfabetização. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

LOPES, Flavia. O desenvolvimento da consciência fonológica e sua importância para o processo de alfabetização. Psicol. Esc. Educ. vol.8 no.2 Campinas Dec. 2004

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequência didática para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos  na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004

https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente

http://alfabetizarbrincando.com.br/a-sistematizacao-dos-conteudos-no-processo-de-alfabetizacao/


Código: LPO1_13ATS03

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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