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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Completando palavras com vogais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º do Fundamental sobre complementar palavras com vogais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Naiara Rosário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelly Nayara Rosário
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Completando palavras com vogais

Finalidade da aula: Identificar as vogais constitutivas de uma palavra e observar que a troca de uma delas resulta na construção de uma nova palavra.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é  que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários: Dado de vogais (pode ser feito pelos alunos em aulas anteriores); Cópia das cartelas para todos os alunos.

Dificuldades antecipadas: Muitos alunos voltam sua atenção apenas para as letras iniciais; deslocar a observação para as letras mediais e finais será um desafio para eles. Os alunos que não fazem ainda a correspondência entre som-letra (principalmente pré-silábicos), precisam ser desafiados a diferenciar as palavras. Os que já fazem essa relação (silábicos e alfabéticos) viverão o desafio de deslocar o seu olhar para o interior da palavra e atribuir novos significados a cada troca. A ideia de jogar o dado para selecionar a letra que deverá compor a palavra certamente entusiasmará os alunos e pode ser melhor aproveitada se realizada em duplas. Um aluno ajuda o outro a decidir se a combinação com a vogal sorteada forma ou não uma palavra.

Referências sobre o assunto:

Práticas de alfabetização com crianças de seis anos no ensino fundamental: diferentes estratégias, diferentes concepções. Vários autores. Cad. Cedes, Campinas, v. 37, n. 102, p. 219-236, maio-ago., 2017

SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. São Paulo: Autêntica, 2002.

VIERA, Renata Christina. O sistema de escrita ortográfico e os problemas de aquisição da escrita dele decorrentes. Caderno de resumos III JEL. Rio de Janeiro: 2006.

https://novaescola.org.br/conteudo/193/as-letras-k-w-e-y-sao-consideradas-consoantes-ou-vogais

http://www.cartaeducacao.com.br/aulas/jogos-na-alfabetizacao-brincar-para-escrever/


Código: LPO1_13ATS02

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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