Sugestão de adaptação para ensino remoto
(Esta é a 2ª aula de um conjunto de três planos, com a finalidade de identificar diferentes fonemas da língua e perceber que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra).
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos disponíveis no plano (disponível aqui).
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como o Google Meets ou o Hangout.
Introdução
Vamos jogar? Encaminhe esta mensagem pelo WhatsApp.
Desenvolvimento
Apresente as regras do jogo e o dado de vogais, que deverá ser montado. Explique que deve ser jogado em duplas (com alguém da família), podendo escolher a cartela: animais, brinquedos ou frutas. Cada participante lança o dado uma vez e, com as vogais, na ordem que tirou, deve tentar completar a palavra da cartela. A ordem das palavras deve corresponder à ordem das jogadas e não se pode avançar para a próxima palavra enquanto não completar a anterior.
- Se conseguir formar a palavra, ganha ponto.
- Se não conseguir, é a vez do próximo tentar.
- Vence aquele que primeiro preencher a cartela, ou que formar mais palavras dentro do tempo determinado.
O material pode ser impresso na escola ou enviado por e-mail. Cartelas disponíves aqui; dado das vogais disponível aqui.
Fechamento
Gostou do jogo? Em horário agendado, converse com a turma por videochamada sobre a experiência de jogar com a família. Compartilhe a tela com as listas das palavras formadas, disponível no plano original, e desafie-os a compararem as palavras da lista. Por exemplo: que palavra possui mais vogais? Qual possui menos? Que palavras têm vogais repetidas? Alguma vogal se repete em todas as palavras? Será que trocando as vogais podemos formar novas palavras?
1. Explore as palavras selecionadas, ajudando-os a experimentar as diferentes combinações de vogais:
R__M__ (ROMÃ - REMO, RUMO, RAMO)
2. Desafie-os a analisar as outras palavras da lista:
Se trocarmos a vogal por outra, a palavra continua a mesma? Dá para formar uma nova palavra com alguma palavra desta lista, trocando a vogal?
CAJU - CAJÁ, CUJO
3. Amplie a análise para outras palavras do mesmo campo semântico:
AMORA - Se tirar uma vogal forma AMOR;
MORANGO - Se trocar a última vogal forma MORANGA (abóbora).
Por fim, solicite que escolham uma das listas e registrem no caderno as palavras que os divertiram nesta atividade.
Atenção professor: o plano original apresenta vários slides na parte do fechamento que podem ser explorados e utilizados, dependendo das características de cada turma. No entanto, considerando o tempo para esta aula remota, optou-se por compilar o necessário para manter a atenção e a interação da criança, promovendo a sistematização do conteúdo.
Convite às famílias
Que tal jogar com seu filho? Certamente este momento lúdico será muito apreciado pela criança, estreitando o vínculo familiar.