Sobre este plano
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.
Materiais necessários:
Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)
Cópia das atividades impressas para todos os alunos:
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Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.
Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:
FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.
Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.
Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.
http://alfaletrar.org.br/
https://novaescola.org.br/conteudo/8464/o-espaco-das-letras-na-alfabetizacao
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula e explique aos alunos que nesta aula vamos descobrir letras que podem transformar as palavras.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
1) Revele aos alunos o título do poema a ser lido e procure despertar a curiosidade da classe, perguntando-lhes o que esperam encontrar no poema.
2) Apresente aos alunos o escritor Sérgio Caparelli. Destaque que uma das características especiais de sua poesia é brincar com o som e com o formato das palavras.
3) Convide os alunos para fazer a leitura do poema “A semana inteira” e use para isso as diferentes estratégias sugeridas.
Introdução
Orientações:
Neste momento, os alunos farão a leitura de um poema e poderão observar a importância do som para o construção lúdica do texto.
- Você pode ler o poema para todos se apresentando como modelo de leitor; use a entonação, a impostação da voz, lendo alto e claro para que toda a classe possa ter uma boa referência de leitura coletiva. Você pode imprimir ritmo, como se estivesse lendo uma parlenda; por exemplo “Hoje é domingo”.
- Outra possibilidade é um aluno voluntário ler, todos lerem juntos, dentre outras combinações possíveis (fileiras, meninas e meninos e outros agrupamentos). O poema pode ser lido várias vezes.
Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
1) Explique aos alunos que muitos poemas, como este, formam rimas e repetem palavras para se tornarem mais divertidos. Pergunte-lhes:
- Quantos versos tem este poema?
- Resposta: Volte ao slide anterior para a contagem: 12 versos, organizados em duas estrofes.
- Que palavras se repetem no poema? Foi à feira
- Vocês sabem o que é uma rima? (Aguardar respostas e completar, se for precis) É quando as palavras terminam com o mesmo som.
- Quem pode me dar um exemplo de rima? (Aguardar e socializar as respostas. Escrever no quadro e circular a parte que rima.) Os alunos podem falar a rima que quiserem: pão/coração, mel/pastel, amor/cantor etc.
- Neste poema tem seis palavras que rimam. Vamos descobri-las? Volte ao slide anterior para que os alunos identifiquem as rimas.
2) Peça aos alunos que identifiquem as palavras; marque-as no poema e, depois, registre-as no quadro.
Desenvolvimento
Orientações:
Depois que os alunos indicarem as rimas , confira as palavras coletivamente. Destaque com eles:
- Vocês repararam que um verso rima e o outro não? Os versos intercalam a palavra FEIRA (que está bem repetida) com as rimas.
Registre no quadro as palavras que rimam.
Materiais complementares: Encontre uma versão do poema : Clique Aqui
Desenvolvimento
Orientações:
Convide os alunos a analisar duas palavras da lista. Reescreva tais palavras no outro lado do quadro.
NÃO
VÃO
- São palavras parecidas. Elas significam a mesma coisa?
- Que parte nelas é igual?
- Que parte é diferente?
- Vamos trocar a primeira letra para ver o que acontece? Tente com a letra C - o que acontece?
- Agora, com a letra M. O que aconteceu?
- O som mudou. Mudou a palavra?
- Vamos testar outras letras: T, V, B...
- Concluam comigo: se trocarmos uma letra, a palavra continua a mesma ou também muda?
Desenvolvimento
Orientações:
Convide, ainda, os alunos a analisarem a palavra BANANA, que também aparece no poema. Escreva a palavra no quadro e leia com eles. Depois, faça o desafio:
- E se trocarmos a letra N pela T, muda alguma coisa?
Fechamento
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
- Convide os alunos para brincar coletivamente com a palavra FOTO e trocar a consoante inicial para formar novas palavras. (Boto, moto, voto, loto, etc)
- Depois, faça com os alunos o exercício complementar.
Materiais complementares:
Acesse os exercícios de sistematização
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Fechamento
Orientações:
1) Os exercícios 1 a 3 sistematizam o registro das descobertas feitas com base nas palavras do poema.
2) O exercício 2 propõe novas palavras para que a troca de letra seja observada.
3) O exercício 5 desafia os alunos a propor suas próprias trocas. Nesta hora, discuta de forma coletiva as propostas de cada um, valorizando a autonomia dos alunos.
Materiais complementares
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