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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Mudando consoantes para formar outra palavra

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º Ano do Fundamental sobre utilizar poemas para ver como as consoantes mudam as palavras

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Kelly Naiara Rosário

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Kelly Nayara Rosário
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

 

Título da aula: Mudando consoantes para formar outra palavra

Finalidade da aula: Compreender que as consoantes representam diferentes fonemas da língua e que ao trocar uma letra na palavra forma-se outra palavra.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP08, EF01LP09

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de aulas é que o aluno identifique diferentes fonemas da língua e perceba que, ao trocar uma letra na palavra, forma-se outra palavra.

Materiais necessários:

Suporte amplo para explorar o poema (papel pardo, projetor, quadro etc)

Cópia das atividades impressas para todos os alunos:

Clique Aqui

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos nas hipóteses iniciais (pré-silábicos e silábicos sem valor sonoro), que ainda usam as letras aleatoriamente, podem ter dificuldade na diferenciação das palavras a partir da alteração das letras; já os silábicos e alfabéticos, mesmo diferenciando as letras, podem acabar fazendo uma leitura fonética, mas não lexical. Ajude-os a aplicar a palavra formada a contextos significativos de comunicação para que percebam de que palavra se trata.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o tema, vale consultar:

FARACO, Carlos Alberto. Linguagem Escrita e Alfabetização. São Paulo: Editora Contexto, 2011.

Barrera, S. D. & Maluf, M. R.. ”Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental.” in
Psicologia, Reflexão e Crítica,16 (3), 491-502, 2003.

Cardoso-Martins, C. “Consciência fonológica e aprendizagem inicial da leitura e escrita”. in Cadernos de Pesquisa, 76, 41-49, 1991.

http://alfaletrar.org.br/


Código: LPO1_13ATS01

(EF01LP08) Relacionar elementos sonoros (sílabas, fonemas, partes de palavras) com sua representação escrita.

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


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