9780
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - 50% como metade e 25% como metade da metade

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções.

Atividade principal
Você pode realizar a atividade principal deste plano com seus alunos em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, disponibilize a imagem abaixo e verbalize as perguntas presentes na atividade e no desafio.

Caso a aula ocorra de forma assíncrona, compartilhe com os alunos a imagem e envie as perguntas em formato de texto. Solicite que os alunos respondam os questionamentos, as respostas podem ser verbalizadas ou textuais.

Discussão das soluções
Você pode compartilhar com os alunos as soluções presentes neste material, seja enviando a imagem toda do slide ou em formato de texto. Para interagir com os estudantes, verbalize ou envie em texto as perguntas propostas no “Discuta com a turma”.

 

Encerramento
Compartilhe com os alunos a imagem a seguir e solicite que escrevam, com as próprias palavras o que compreenderam da relação entre algumas porcentagens e as frações equivalentes.

 

Convite às famílias
Sugira que os alunos socializem com os familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem utilizar a atividade presente no “Aquecimento” para questionar os familiares sobre as frações e porcentagens ali destacadas. Você pode compartilhar com eles os slides presentes nas atividades em formato de imagem ou texto.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_07NUM01

(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Números do 5º ano:

Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas