Sugestão de adaptação para ensino remoto
Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções.
Atividade principal
Você pode realizar a atividade principal deste plano com seus alunos em uma aula síncrona ou assíncrona. Caso a aula ocorra de forma síncrona em alguma plataforma que possibilite a interação com os alunos, disponibilize a imagem abaixo e verbalize as perguntas presentes na atividade e no desafio.
Caso a aula ocorra de forma assíncrona, compartilhe com os alunos a imagem e envie as perguntas em formato de texto. Solicite que os alunos respondam os questionamentos, as respostas podem ser verbalizadas ou textuais.
Discussão das soluções
Você pode compartilhar com os alunos as soluções presentes neste material, seja enviando a imagem toda do slide ou em formato de texto. Para interagir com os estudantes, verbalize ou envie em texto as perguntas propostas no “Discuta com a turma”.
Encerramento
Compartilhe com os alunos a imagem a seguir e solicite que escrevam, com as próprias palavras o que compreenderam da relação entre algumas porcentagens e as frações equivalentes.
Convite às famílias
Sugira que os alunos socializem com os familiares o que aprenderam nesta aula. Os estudantes podem utilizar a atividade presente no “Aquecimento” para questionar os familiares sobre as frações e porcentagens ali destacadas. Você pode compartilhar com eles os slides presentes nas atividades em formato de imagem ou texto.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_07NUM01
(EF05MA06) Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes