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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - 50% como metade e 25% como metade da metade

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

  1. Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

Lápis, papel e cartolina (03 Cores diferentes).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa.

  • Explique que o símbolo % significa porcentagem;
  • Explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100;
  • Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca de frações;
  • Explique a relação entre porcentagem e fração;
  • Peça que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50% e 25%,com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?

Discussão das Soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?

Sistematização do Conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à atividade principal.

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre porcentagem e fração.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.

Raio x select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito:

  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco

Especialista: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro, para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora, em contextos de educação financeira, entre outros.

Objetivos específicos

  1. Identificar a relação de equivalências entre algumas porcentagens e a suas frações irredutíveis.



Conceito-chave

Porcentagem.

Recursos necessários

Lápis, papel e cartolina (03 Cores diferentes).

Vocabulário que será adquirido nesta aula

Porcentagem, Fração Irredutível, Fração Equivalente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa.

  • Explique que o símbolo % significa porcentagem;
  • Explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100;
  • Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca de frações;
  • Explique a relação entre porcentagem e fração;
  • Peça que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.

Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50% e 25%,com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.

Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.

Discuta com a turma:

  • Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
  • Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
  • Qual a fração representa 50% de um todo?
  • Qual fração representa 25% de um todo?

Materiais Complementares:

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)

Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.

Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.

Materiais Complementares:

Atividade Principal

Resolução da atividade

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7).

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7)

Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.

Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.

Discuta com a turma:

  • Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
  • Posso resolver de uma maneira diferente?
  • Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.

Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à atividade principal.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre porcentagem e fração.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.

Propósito:

  • Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
  • Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.

Discuta com a turma:

  • Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?

Materiais Complementares:

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Slide Plano Aula

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