Resumo da aula
"Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Prepare as fichas de frações antes da aula. Você pode imprimir este modelo ou criar um novo usando cartolina ou outro papel. É desejável que você use papéis de cores diferentes para cada fração. Você também pode enviar para que os alunos recortem como tarefa de casa.
- Explique que o símbolo % significa porcentagem;
- Explique que porcentagem indica uma parte em relação a 100;
- Faça um levantamento sobre o conhecimento dos alunos acerca de frações;
- Explique a relação entre porcentagem e fração;
- Peça que os alunos escrevam na ficha de frações a fração que cada ficha representa.
Agrupe os alunos em duplas e entregue as fichas de frações. Deixe que os alunos observem o material por alguns instantes. Permita que os alunos falem e questionem sobre a relação entre porcentagem e fração. Escolha alguns deles e peça para representar 50% e 25%,com as fichas de fração para equalizar o conhecimento dos alunos a respeito do tema.
Propósito: Promover a familiaridade com o material manipulativo e compreender a relação entre algumas porcentagens e suas frações irredutíveis.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre as frações das fichas com porcentagem?
- Por que as fichas, de cores diferentes, são maiores ou menores?
- Qual a fração representa 50% de um todo?
- Qual fração representa 25% de um todo?
Materiais Complementares:
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Atividade Principal
Tempo sugerido: 15 minutos (Slides 4 e 5)
Orientações: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias. Após o tempo necessário para a resolução do problema, peça que os alunos apresentem a ficha, que foi entregue no início da aula, que contém a fração que representa o número de crianças.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos que já possuem para resolver o problema, dinamizar a aula para uma melhor interação dos alunos.
Materiais Complementares:
Atividade Principal
Resolução da atividade
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 3 minutos (Slides 6 a 7)
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos verão passo a passo como chegar à resolução deste problema. Se tiver projetor à sua disposição, você pode usar os slides no lugar do quadro.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento e discutir alternativas diferentes de resolução.
Discuta com a turma:
- Qual a maneira mais prática de chegar ao resultado?
- Posso resolver de uma maneira diferente?
- Fiz de outra forma e encontrei o mesmo resultado. Estou correto?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre essas porcentagens e as frações unitárias e aproveite esse momento para rever o uso da multiplicação por natural ou soma de porcentagens como forma de encontrar novos valores percentuais.
Propósito: Aprofundar um pouco mais o conceito relacionado à atividade principal.
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a relação que existe entre porcentagem e fração.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos adquiridos.
Raio x
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito:
- Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
- Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um a respeito da relação entre algumas porcentagens e suas frações equivalentes.
Discuta com a turma:
- Depois de tudo o que vimos nesta aula, qual a forma mais prática para resolver este problema?
Materiais Complementares:
Raio X
Resolução do raio x
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar