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Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Brincando com parlendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º Ano do Fundamental sobre brincadeiras com parlendas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Brincando com parlendas

Finalidade da aula: A finalidade desta aula é ler e copiar parlendas conhecidas como uma atividade de construção do SEA depois da realização do jogo quebra-cabeça das parlendas.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Decodificação /Fluência de leitura / Formação do leitor / Segmentação de palavras

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, cartolina ou duplex, envelopes feito com folhas de papel ofício ou saquinhos plásticos, tesoura, cola, cópias dos quebra-cabeças (um por dupla).

Dificuldades antecipadas: As crianças que estão nos níveis pré-silábico e silábico poderão apresentar dificuldade em acompanhar a ordem sequencial do texto durante a montagem do quebra-cabeça e cópia das parlendas em seus cadernos. As crianças que estão no nível de escrita pré-silábico não compreendem a correspondência entre o falado e o escrito, sua leitura é feita de forma global, com o dedo deslizando por toda a escrita de forma contínua, dessa forma, sua escrita pode ser grafada com letras, desenhos ou símbolos. As crianças que estão na hipótese silábica compreendem que a escrita é a representação da fala e estabelecem relação entre grafemas e fonemas, percebendo os sons da sílaba e atribuindo a cada sílaba uma letra que pode ser com valor sonoro ou não. Dessa forma, para esses casos você poderá sugerir a cópia de apenas 2 versos da parlenda que por eles foi montada.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf Acesso em 30 de agosto de 2018; https://gestaoescolar.org.br/conteudo/1362/alfabetizacao-por-que-fazer-agrupamentos-produtivos Acesso em 25 de agosto de 2018; https://novaescola.org.br/conteudo/3461/como-trabalhar-a-segmentacao-convencional-das-palavras  Acesso em 25 de agosto de 2018; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica,2007.


Código: LPO1_07ATS03

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.


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