Título da aula: Alfabetizando com parlenda
Finalidade da aula: Estabelecer relações entre a oralização e o texto escrito, utilizando os conhecimentos sobre o texto e de sua correspondência na escrita para completar o texto lacunado.
Ano: 1º ano do Ensino Fundamental
Objeto(s) do conhecimento: Decodificação /Fluência de leitura / Formação do leitor / Segmentação de palavras
Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica
Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03
Sobre esta aula: esta é segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.
Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, papel metro, cartolina, pilotos coloridos, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.
Dificuldades antecipadas: As crianças nos níveis pré-silábico e silábico podem apresentar dificuldade em relacionar uma leitura de ajuste ao texto escrito.
Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
Código: LPO1_07ATS02
(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.
(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
AULA 01
AULA 03
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes