13435
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Trabalhando com parlendas

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre formação de repertório de leitura usando parlendas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Claudia Novais Lima

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Claudia Lima
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Ramos

Título da aula: Trabalhando com parlendas

Finalidade da aula: Recitar parlendas junto com o(a) professor(a) com ênfase e ritmo (fluência leitora), favorecendo a memorização que possibilita a realização de leitura de ajuste e a formação de um repertório de palavras.

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Decodificação /Fluência de leitura / Formação do leitor / Segmentação de palavras

Prática de linguagem: Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF12LP01, EF12LP03, EF01LP12

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é o desenvolvimento da fluência leitora através do trabalho com as parlendas.

Materiais necessários: Computador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro, tesoura, cola, fita adesiva, cópias dos materiais listados nas orientações.
Vídeo: Palavra Cantada - Pot Pourri Parlendas. Link: https://www.youtube.com/watch?v=cqp4N_Hqxvs Acesso em 27 de julho de 2018.

Dificuldades antecipadas: As crianças podem demonstrar desconhecimento de algumas parlendas; dificuldade em acompanhar o ritmo das parlendas (fluência leitora); desconhecimento de algumas palavras e de seus significados.

Referências sobre o assunto: https://www.portaltrilhas.org.br/download/biblioteca/caderno-de-orientacoes-parlendas-20150212161811.pdf. Acesso em 30 de agosto de 2018.; https://novaescola.org.br/conteudo/2486/leitura-feita-pelo-aluno-antes-de-saber-ler-convencionalmente Acesso em 30 de agosto de 2018.; CHARTIER,A.M.Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.


Código: LPO1_07ATS01

(EF12LP01) Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

(EF01LP12) Reconhecer a separação das palavras, na escrita, por espaços em branco.

(EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas