13434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura de palavras com Jogo da memória

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 1º ano do Fundamental sobre associar palavras com imagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho 
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula: Leitura de palavras com Jogo da memória

Finalidade da aula: Promover a associação da figura com a palavra escrita. Proporcionar reflexões acerca do Sistema de Escrita Alfabética na análise e reconhecimento da escrita convencional das palavras.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento: Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02 EF01LP03 EF01LP05 EFO1LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica.  A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita convencional, da leitura de palavras a partir do jogo da memória dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de leitura e escrita

Materiais necessários: Fichas com escritas e imagens para serem impressas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos  alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica, que ainda não relacionam a escrita com a fala, e os alunos na hipótese silábica, que utilizam uma letra para cada sílaba, podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para identificar o conjunto de letras do alfabeto, nomeá-las e estabelecer relações entre letra e som e realizar leitura.

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.


Código: LPO1_04ATS03

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas