13434
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Leitura de palavras com Jogo da memória

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para o 1º ano do Fundamental sobre associar palavras com imagens

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail;
Impresso do Jogo da Memória, um por aluno, disponibilizado na escola para que as famílias retirem ou enviados digitalmente para que imprimam em casa.

- Opcional: canal para aula online, como o Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio (WhatsApp) ao grupo compartilhando que a atividade será brincar com o Jogo da Memória da Turma da Mônica. Caso algum aluno ou familiar não saiba como se joga, envie um áudio ou texto explicando as regras. Será interessante que as crianças tenham um prazo (alguns dias ou 1 semana), caso a família possa e se disponha a brincar com ela.

Desenvolvimento
Oriente os alunos e suas famílias que nesse jogo as cartas a serem pareadas são a ilustração do personagem com a escrita do nome dele.
Seria bom que alguém da família brincasse com a criança, mas, se não for possível, a criança brinca com as cartas, faz o pareamento do seu jeito e depois fotografa para enviar a você como ficou.

Considere que apenas as crianças que estão nas fases Silábica sem ou com valor sonoro e os Silábicos-alfabéticos podem refletir sobre sua hipótese e aprender mais sobre o sistema de escrita através desse jogo. Nesses casos, o acompanhamento precisaria ser feito um a um. O Google Meet, por exemplo, seria uma opção de ferramenta que possibilita que a ação esteja ocorrendo enquanto o professor acompanha e faz intervenções pontuais.

Os demais alunos participam porque a brincadeira é bacana e estarão em contato com as escritas. Lembre-se de que os Pré-silábicos precisam de outras atividades para avançar (de leitura de texto memorizado, por exemplo) e os Alfabéticos não vão aprender mais, pois mesmo as questões de ortografia (uso do S ou Ç, AM ou ÃO) não são o foco desta atividade.

Fechamento
Se possível, efetue as questões do slide Fechamento do plano.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a brincar com criança com o Jogo da Memória.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_04ATS03

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas