13433
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 2º ano > Terra e Universo

Plano de aula - AS CORES DO CÉU

Plano de aula de Ciências com atividades para 2º ano do Fundamental sobre as diferentes cores do céu durante o dia associando a posição do sol no céu

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Simone dos Santos Ribeiro

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre esta aula select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet:

Materiais para o mão na massa: folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf

Material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=xUmqt72iTu8

https://www.youtube.com/watch?v=YE3kXfAmiO4

https://www.youtube.com/watch?v=IHaUtK-li20

http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=TUg_svfwWXk

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz se propaga de maneira diversa por meio de diferentes materiais e que estas características nos permite conhecer múltiplas utilidades da luz no dia a dia.

Questione os estudantes: Será que é possível ver cores diferentes no céu? Quais os elementos podemos ver no céu durante o dia? Quais os elementos podemos ver no céu a noite?

CONTEXTO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando que irão assistir ou ouvir uma poesia feita pelo poeta brasileiro chamado Manoel de Barros. O cantor Márcio de Camilo musicou alguns poemas em um cd chamado crianceiras.

Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):

Depois da contextualização, retome com os estudantes os fatos contados (no vídeo ou na leitura da poesia). Retome e peça para que os estudantes identifiquem quais os momentos do dia são retratados no poema. Durante o dia podemos perceber uma mudança de posição no céu?

QUESTÃO DISPARADORA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e tragam hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O que será que acontece com o sol durante o dia? (atentar para o movimento do Sol no céu durante o dia); quantas cores podemos ver no céu? Será que os elementos que podemos ver no céu podem interferir na cor do céu?

Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização. Oriente-os a perceber a ocorrência de nuvens, chuva, estrelas, Lua e Sol.

MÃO NA MASSA select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro.

Distribua para os grupos folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf

Depois de estimular os estudantes a pensarem em todas possibilidades de cor que podemos observar no céu, distribua materiais para que os estudantes reproduzam as várias cores do céu em folhas de sulfite e tinta guache (importante estimulá-los a pensar em dias nublados, chuvosos, noite e nas diferentes fases do dia, atentando para amanhecer e entardecer. Assim que as pinturas estiverem prontas estimular os estudantes a colarem os elementos que podemos ver no céu e a interferência de cada um na coloração do céu. Exemplo em um dia nublado em que o céu esteja cinza eles fazem relação com núvens.

Material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=bTJBpSWNiiM

SISTEMATIZAÇÃO select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que dependendo da posição do sol o céu pode apresentar cores diferentes, isso acontece no nascer ou ao pôr do sol, deixando o céu com cores alaranjada ou avermelhada, para esse fenômeno damos o nome de arrebol como podemos ouvir no poema de Manoel de Barros

Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a mudança de posição do sol no céu no nascente e poente, pode ocasionar uma cor diferente no céu, deixando de alaranjado a vermelho. Para a faixa etária de crianças do segundo ano não precisamos citar a composição da atmosfera e os comprimentos de ondas luminosas, apenas que a posição do sol no céu pode interferir na cor do céu, assim como, nuvens, chuva e noite.

Material de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2gb2JFUwnFGmKVv5CJEr9qx66UfdJkg693kKqj4aeFE9dDsVyphd6wb7wZp/texto-para-o-professor.pdf ; https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/cor-ceu-como-se-explica.html ; http://www.fisica.net/optica/a_cor_do_ceu.php

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet:

Materiais para o mão na massa: folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf

Material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=xUmqt72iTu8

https://www.youtube.com/watch?v=YE3kXfAmiO4

https://www.youtube.com/watch?v=IHaUtK-li20

http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf

https://www.youtube.com/watch?v=TUg_svfwWXk

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz se propaga de maneira diversa por meio de diferentes materiais e que estas características nos permite conhecer múltiplas utilidades da luz no dia a dia.

Questione os estudantes: Será que é possível ver cores diferentes no céu? Quais os elementos podemos ver no céu durante o dia? Quais os elementos podemos ver no céu a noite?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando que irão assistir ou ouvir uma poesia feita pelo poeta brasileiro chamado Manoel de Barros. O cantor Márcio de Camilo musicou alguns poemas em um cd chamado crianceiras.

Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):

Depois da contextualização, retome com os estudantes os fatos contados (no vídeo ou na leitura da poesia). Retome e peça para que os estudantes identifiquem quais os momentos do dia são retratados no poema. Durante o dia podemos perceber uma mudança de posição no céu?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e tragam hipóteses sobre a questão apontada.

Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O que será que acontece com o sol durante o dia? (atentar para o movimento do Sol no céu durante o dia); quantas cores podemos ver no céu? Será que os elementos que podemos ver no céu podem interferir na cor do céu?

Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização. Oriente-os a perceber a ocorrência de nuvens, chuva, estrelas, Lua e Sol.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos

Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro.

Distribua para os grupos folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf

Depois de estimular os estudantes a pensarem em todas possibilidades de cor que podemos observar no céu, distribua materiais para que os estudantes reproduzam as várias cores do céu em folhas de sulfite e tinta guache (importante estimulá-los a pensar em dias nublados, chuvosos, noite e nas diferentes fases do dia, atentando para amanhecer e entardecer. Assim que as pinturas estiverem prontas estimular os estudantes a colarem os elementos que podemos ver no céu e a interferência de cada um na coloração do céu. Exemplo em um dia nublado em que o céu esteja cinza eles fazem relação com núvens.

Material de apoio:

https://www.youtube.com/watch?v=bTJBpSWNiiM

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que dependendo da posição do sol o céu pode apresentar cores diferentes, isso acontece no nascer ou ao pôr do sol, deixando o céu com cores alaranjada ou avermelhada, para esse fenômeno damos o nome de arrebol como podemos ouvir no poema de Manoel de Barros

Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a mudança de posição do sol no céu no nascente e poente, pode ocasionar uma cor diferente no céu, deixando de alaranjado a vermelho. Para a faixa etária de crianças do segundo ano não precisamos citar a composição da atmosfera e os comprimentos de ondas luminosas, apenas que a posição do sol no céu pode interferir na cor do céu, assim como, nuvens, chuva e noite.

Material de apoio:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2gb2JFUwnFGmKVv5CJEr9qx66UfdJkg693kKqj4aeFE9dDsVyphd6wb7wZp/texto-para-o-professor.pdf ; https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/cor-ceu-como-se-explica.html ; http://www.fisica.net/optica/a_cor_do_ceu.php

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 2º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 2º ano:

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

2º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF02CI07 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano