Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula: escolha a contextualização conforme a disponibilidade da unidade educativa (vídeo ou leitura de texto). No caso da opção pelo vídeo, será necessário um equipamento de projeção, som e acesso à internet:
Materiais para o mão na massa: folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponíveis aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf
Material de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=xUmqt72iTu8
https://www.youtube.com/watch?v=YE3kXfAmiO4
https://www.youtube.com/watch?v=IHaUtK-li20
http://www.on.br/daed/pequeno_cientista/conteudo/revista/pdf/cores_ceu.pdf
https://www.youtube.com/watch?v=TUg_svfwWXk
Título da aula
Tempo sugerido: 4 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os estudantes que eles irão discutir como a luz se propaga de maneira diversa por meio de diferentes materiais e que estas características nos permite conhecer múltiplas utilidades da luz no dia a dia.
Questione os estudantes: Será que é possível ver cores diferentes no céu? Quais os elementos podemos ver no céu durante o dia? Quais os elementos podemos ver no céu a noite?
CONTEXTO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Organize os estudantes em um semicírculo. Prepare-os para o momento de contextualização, indicando que irão assistir ou ouvir uma poesia feita pelo poeta brasileiro chamado Manoel de Barros. O cantor Márcio de Camilo musicou alguns poemas em um cd chamado crianceiras.
Projete o vídeo ou faça a leitura do texto introdutório (caso não tenha condições de apresentar o vídeo, faça a leitura do texto e explique-o brevemente):
Depois da contextualização, retome com os estudantes os fatos contados (no vídeo ou na leitura da poesia). Retome e peça para que os estudantes identifiquem quais os momentos do dia são retratados no poema. Durante o dia podemos perceber uma mudança de posição no céu?
QUESTÃO DISPARADORA
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Ainda no semicírculo, proponha que os estudantes pensem no suporte utilizado na contextualização. Leia a questão disparadora. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e tragam hipóteses sobre a questão apontada.
Procure estimulá-los em relação ao tema, direcionando-os para pensarem sobre as seguintes questões: O que será que acontece com o sol durante o dia? (atentar para o movimento do Sol no céu durante o dia); quantas cores podemos ver no céu? Será que os elementos que podemos ver no céu podem interferir na cor do céu?
Esteja atento para as respostas dos estudantes, que devem ser retomadas no momento da sistematização. Oriente-os a perceber a ocorrência de nuvens, chuva, estrelas, Lua e Sol.
MÃO NA MASSA
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Organize os estudantes em grupos. Explique a atividade usando o slide projetado ou escreva a proposta no quadro.
Distribua para os grupos folhas de sulfite, tintas guache (branca, preta, azul, amarela, vermelha), pincéis, pote com água para lavar os pincéis, pano limpo para limpar os pincéis, figuras dos elementos que podemos observar no céu, disponível aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2Mdbx9473KdAmGcYHjg5XGJU8g9xHUAbB3fXyeepN9qachCdudub9p9bmFd6/atividade-para-impressao-o-ceu-cie2-07tu4.pdf
Depois de estimular os estudantes a pensarem em todas possibilidades de cor que podemos observar no céu, distribua materiais para que os estudantes reproduzam as várias cores do céu em folhas de sulfite e tinta guache (importante estimulá-los a pensar em dias nublados, chuvosos, noite e nas diferentes fases do dia, atentando para amanhecer e entardecer. Assim que as pinturas estiverem prontas estimular os estudantes a colarem os elementos que podemos ver no céu e a interferência de cada um na coloração do céu. Exemplo em um dia nublado em que o céu esteja cinza eles fazem relação com núvens.
Material de apoio:
https://www.youtube.com/watch?v=bTJBpSWNiiM
SISTEMATIZAÇÃO
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete o slide, escreva o texto no quadro ou imprima o último slide. Leia as informações para os estudantes. Comente com os alunos que dependendo da posição do sol o céu pode apresentar cores diferentes, isso acontece no nascer ou ao pôr do sol, deixando o céu com cores alaranjada ou avermelhada, para esse fenômeno damos o nome de arrebol como podemos ouvir no poema de Manoel de Barros
Retome as hipóteses dos estudantes referentes à questão disparadora, enfatizando o que aprenderam na aula. Espera-se que tenham identificado que a mudança de posição do sol no céu no nascente e poente, pode ocasionar uma cor diferente no céu, deixando de alaranjado a vermelho. Para a faixa etária de crianças do segundo ano não precisamos citar a composição da atmosfera e os comprimentos de ondas luminosas, apenas que a posição do sol no céu pode interferir na cor do céu, assim como, nuvens, chuva e noite.
Material de apoio:
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/R2gb2JFUwnFGmKVv5CJEr9qx66UfdJkg693kKqj4aeFE9dDsVyphd6wb7wZp/texto-para-o-professor.pdf ; https://www.colegioweb.com.br/curiosidades/cor-ceu-como-se-explica.html ; http://www.fisica.net/optica/a_cor_do_ceu.php