13432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre comparações entre escrita espontânea e escrita convencional para desenvolver hipóteses de escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Anna Kelly Carvalho
Mentor: Priscila Medeiros
Especialista: Tânia Rios

Título da aula:Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

Finalidade da aula:Comparar a escrita espontânea com a escrita convencional proporcionando reflexões acerca do Sistema de Escrita Alfabética para que os alunos possam avançar em suas hipóteses de escrita.

Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Objeto(s) do conhecimento:Construção do sistema alfabético / Correspondência fonema-grafema

Prática de linguagem:Análise linguística e semiótica

Habilidade(s) da BNCC: EF01LP02  EF01LP03  EF01LP05  EFO1LP07

Sobre esta aula: Esta é aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística, semiótica e escrita compartilhada. A finalidade desse conjunto de planos é a reflexão da escrita espontânea e escrita convencional a partir de uma lista escrita dos personagens das histórias em quadrinhos conhecidos pelos alunos, onde o professor mediará a ampliação e reflexão dos conhecimentos dos alunos sobre as hipóteses de escritas.

Dificuldades antecipadas: Encontraremos  alunos em diferentes níveis de fluência leitora e também em diferentes hipóteses de escrita.
Desta forma, os alunos na hipótese pré-silábica que ainda não relacionam a escrita com a fala e os alunos na hipótese silábica que  utilizam uma letra para cada sílaba podem ou não atribuir valor sonoro à letra e assim poderão apresentar dificuldades diante da referida atividade. Como as crianças encontram-se no início do ciclo de alfabetização, elas podem ter dificuldades para elaborar suas escritas espontâneas estabelecendo relações entre letra e som.

 

Referências sobre o assunto:

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização & Linguística. São Paulo: Scipione, 1989.


Código: LPO1_04ATS02

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas