13432
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Comparando escrita espontânea com a escrita convencional

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre comparações entre escrita espontânea e escrita convencional para desenvolver hipóteses de escrita

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Anna Kelly Real Scarfoni Carvalho

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessário: canal de comunicação, como WhatsApp ou e-mail. 
- Opcional: canal para aula online, como o Google Sala de Aula (tutorial disponível aqui).

Introdução
Envie um áudio (WhatsApp) ao grupo compartilhando que a atividade será observar as escritas dos personagens da Turma da Mônica.
Pergunte à turma se recordam qual foi a atividade da aula anterior. A ideia é que se lembrem de que foi a escrita do nome de alguns personagens da Turma da Mônica.

Desenvolvimento
Explique, nos grupos pequenos, criados no WhatsApp da aula anterior, que você enviará as mesmas palavras, escritas por você, que o grupo produziu. Solicite que comparem com a sua escrita.
Atenção às considerações que seguem:
     - Os alunos Pré-silábicos provavelmente acharão que a sua escrita é seu jeito de escrever e a dele é o jeito dele, já que ainda não compreendem que cada emissão sonora corresponde a um ou mais sinais gráficos específicos.
     - Os Silábico sem valor sonoro vão achar estranho tantos caracteres, já que acreditam que apenas um é necessário (e algumas vezes nem utilizam letras).
     - Os Silábicos com valor, Silábicos-alfabéticos e Alfabéticos é que certamente farão a comparação com sua escrita e poderão refletir sobre ela.
De qualquer maneira, respeite a hipótese do aluno e só faça intervenções mais pontuais para aqueles que compararem ou se o aluno estiver há bastante tempo na fase em que se encontra e precisa ser desestabilizado.

Fechamento
Efetue as questões abaixo apenas nos casos em que, de fato, o aluno refletiu sobre a sua escrita quando comparada com a escrita convencional, provavelmente os Silábicos com valor, os Silábicos-alfabéticos e Alfabéticos.
     - Que descobertas você fez com suas escritas dos nomes?
     - Quando eu mostrei a escrita convencional, você percebeu diferenças e semelhanças entre sua escrita e a minha?
     - Quais palavras foram mais fáceis para você escrever?
     - Em todas as palavras aparecem as mesmas letras?

Convite às famílias
A família pode ser convidada a acompanhar a criança durante a atividade, mas considere a necessidade de efetuar orientações bem claras, evitando que façam intervenções equivocadas, que podem levar a criança a ficar confusa e perder a confiança de seguir expondo suas hipóteses de escrita.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_04ATS02

(EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

(EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

(EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

(EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas