Context
Tempo sugerido: 10 minutos (para todos os slides: 2, 3 e 4)
Orientações: mostre a imagem do slide 2 e pergunte a eles o que ela lembra. Faça perguntas como:
- What image is this? (Resposta: It's a bird.)
- Where can you find this image? (Resposta: On Twitter.)
Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social:
5. Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate, etc)
Context
Tempo sugerido: Continuação do context.
Orientações: Continuação do slide anterior.
Pergunte aos alunos se eles sabem o significado da palavra Twitter e, depois, mostre o slide 3. (Fonte: https://www.merriam-webster.com/dictionary/twitter )
- What’s the original meaning of Twitter? (Resposta: It’s the noise birds make.)
- What are other meanings of this verb? (Resposta: to shake, to talk in a chattering way…)
Context
Tempo sugerido: Continuação do context.
Orientações: Continuação do slide anterior.
Mostre o slide 4 e pergunte qual o motivo de essa palavra ter sido escolhida para esse tipo de rede social (fonte: https://dictionary.cambridge.org/dictionary/english/twitter ) Why do you think this social media has chosen this verb? (Respostas possíveis: Because people talk a lot about unimportant things, because people chat all the time, because it's an informal way to communicate etc.)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada em ler e entender como funciona um Twitter.
Input
Tempo sugerido: 15 minutes
Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de cada tweet e o tipo de linguagem usada.
Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.
Orientações: mostre aos alunos o slide 6 e faça perguntas sobre o conteúdo e a linguagem usada:
- Who is the author of this tweet? (Resposta: Barack Obama) (cheque se eles sabem quem é o ex-presidente dos Estados Unidos)
- Is this a formal or informal message? Why? (Resposta: Informal, because he is talking about his wife. OR Informal, because he is wishing her a happy anniversary.) Cheque se os alunos sabem a diferença de BIRTHDAY (comemoração do aniversário de uma pessoa) e ANNIVERSARY (comemoração de uma data, no caso o aniversário de casamento deles).
- What are some specific items of a tweet? (Resposta: @BarackObama, Retweets etc.) Lembre-os de como se lê o símbolo "@" em inglês = "at".
Fonte para saber mais sobre o presidente:
https://www.seuhistory.com/biografias/barack-obama (em português)
https://www.biography.com/people/barack-obama-12782369 (em inglês)
Input
Tempo sugerido: Continuação do input.
Propósito: levar os alunos a perceberem os diferentes usos de Twitter e o tipo de linguagem usada.
Expectativa: que os alunos consigam perceber os diferentes objetivos e linguagens de cada tipo de tweet.
Orientações: mostre aos alunos o slide 7 e faça perguntas como:
- Who has sent this message? (Resposta: Barack Obama)
- What does he want us to do? (Resposta: He wants us to help him turn out the vote.)
- Is this a formal or informal tweet? Why? (Respostas possíveis: Formal, because he is talking to people he doesn't know OR because he is talking about elections.)
- What is the difference between both messages? (Respostas possíveis: The first one is a message to his wife, so the language is informal. The second, he is talking to people about elections as a president, so he needs to be more formal.)
Output
Tempo sugerido: 20 minutos
Propósito: levar os alunos a trocarem tweets de uma forma lúdica.
Expectativa: que os alunos consigam produzir um tweet de acordo com as orientações dadas.
Orientações: depois de analisar o material anterior, pedir aos alunos para escreverem dois tweets para alunos diferentes, usando o formato dado. Lembrá-los de que o texto não pode ter mais do que 280 caracteres. Eles deverão escrever dois Tweets: um formal e outro informal. Podem também usar abreviações nas mensagens, conforme explicado no plano 1 desta unidade (clique aqui para ver). Explique que eles terão que pensar no destinatário da mensagem e escolher bem a linguagem que usarão. Distribua Post-Its e peça que escrevam e enviem para os destinatários responderem e/ou colem num quadro (como uma cartolina) para que a sala possa compartilhar as mensagens.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutes
Propósito: organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de aprender algumas estratégias de leitura no meio digital, como os diferentes tipos de linguagem que podem ser usados dependendo do destinatário da mensagem.
Orientações: Feche a aula com uma retomada do que aprenderam. Apresente esse slide, e leia com eles, pedindo que eles falem um pouco sobre cada item.