13428
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Premiações utilizando superlativos

POR: Nathália Gasparini 22/11/2018
Código: ING8_08UND08

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Premiações utilizando superlativos

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de quatro aulas sobre comparativos e superlativos. A primeira contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); a segunda aula apresenta as formas as...as e less than; esta aula e a seguinte enfocam superlativos.

Preparação para aula: Folhas brancas ou coloridas para confecção do cartão; equipamento para assistir ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0aDeuUSS6YI

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Contextualizar a temática da aula e mobilizar o conhecimento dos alunos.

Expectativa: Que a turma compartilhe o conhecimento sobre nomeações e prêmios.

Orientações: Mostre o slide, ou escreva a frase no quadro. Pergunte: Where have you heard this sentence? Oscar is an award related to the cinema. Do you know other awards? What is the function of an award? Explique: There are many awards related to music, for example. They choose the best songs, best musicians, best music videos etc. Awards are a recognition of the excellence of a person or a group of people in doing something.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos se familiarizem com o tema.

Orientações: Leia o texto do slide. Explique: In the United States, students graduate from Middle School in the 8th grade. Some classes use their creativity to give funny awards to each classmate, nominating students for their unique characteristics. In this video, you can see a class that has done so. Mostre o vídeo disponível nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=0aDeuUSS6YI. Solicite: pay attention to the titles the students are being awarded for. They use superlatives. Try to recognize structures and words that appear repeatedly.

Input select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Mostrar as estruturas utilizadas para expressar superlativos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a estrutura a ser utilizada na produção.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. As we saw in the video, in order to give awards, we use superlatives. Explique: Superlatives are used to express that the thing or person being described has more of the particular quality than anything or anyone else (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/superlative). Explique: To turn an adjective into an superlative, we use adjective + est, if the word is short. If the word is long, we use the most + adjective. There are some exceptions: good, for example, is transformed in the best (not the goodest).

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever um cartão para um colega anunciando sua nomeação para um prêmio em uma categoria escolhida.

Expectativa: Que os alunos utilizem as estruturas estudadas.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a orientação no quadro. Explique: Imagine we were going to make an award ceremony. Choose a classmate to be a nominee and write a card to give him/her to announce the nomination. You want to compliment this person for the award he or she is being nominated to, so you have to create a category using superlatives. What invented category of award would you vote for her or him to win? Ajude os alunos a fazer uma lista de possíveis categorias antes de começar a criação do cartão, escrevendo no quadro: Let’s think about funny categories, for example, most talkative, quietest, silliest joke teller. Você encontra mais ideias para ajudar os alunos no links: https://www.brighthubeducation.com/teaching-elementary-school/115741-funny-end-of-the-year-superlative-awards-for-students/

http://blog.treering.com/yearbook-superlatives-ideas-list-seniors/#.W6D7TGhKjrc

Distribua as folhas brancas ou coloridas, uma para cada aluno. Você pode orientar os alunos na estrutura do cartão através de um modelo: Congratulations, _________ (name of the student)! You have been nominated to our class award! Category: ______. Ou você pode desenvolver outros modelos a partir das ideias da turma.

No arquivo você encontra um modelo de cartão. Você pode imprimir como exemplo em uma folha grande para os alunos se inspirarem ou imprimir cópias em pequenos cartões para os alunos utilizarem na sua escrita.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem que superlativos são utilizados para expressar características em que pessoas se destacam, mais do que qualquer outra, e, por isso, são utilizadas em premiações.

Orientações: Projete o slide, se possível, ou escreva no quadro. Leia em voz alta e peça: Please, say some examples of categories you created for your cards. You used superlatives. How did you form them? Escreva no quadro, para finalizar, alguns exemplos fornecidos pela turma.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de uma sequência de quatro aulas sobre comparativos e superlativos. A primeira contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); a segunda aula apresenta as formas as...as e less than; esta aula e a seguinte enfocam superlativos.

Preparação para aula: Folhas brancas ou coloridas para confecção do cartão; equipamento para assistir ao vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0aDeuUSS6YI

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Contextualizar a temática da aula e mobilizar o conhecimento dos alunos.

Expectativa: Que a turma compartilhe o conhecimento sobre nomeações e prêmios.

Orientações: Mostre o slide, ou escreva a frase no quadro. Pergunte: Where have you heard this sentence? Oscar is an award related to the cinema. Do you know other awards? What is the function of an award? Explique: There are many awards related to music, for example. They choose the best songs, best musicians, best music videos etc. Awards are a recognition of the excellence of a person or a group of people in doing something.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos se familiarizem com o tema.

Orientações: Leia o texto do slide. Explique: In the United States, students graduate from Middle School in the 8th grade. Some classes use their creativity to give funny awards to each classmate, nominating students for their unique characteristics. In this video, you can see a class that has done so. Mostre o vídeo disponível nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=0aDeuUSS6YI. Solicite: pay attention to the titles the students are being awarded for. They use superlatives. Try to recognize structures and words that appear repeatedly.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Mostrar as estruturas utilizadas para expressar superlativos.

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a estrutura a ser utilizada na produção.

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. As we saw in the video, in order to give awards, we use superlatives. Explique: Superlatives are used to express that the thing or person being described has more of the particular quality than anything or anyone else (https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/superlative). Explique: To turn an adjective into an superlative, we use adjective + est, if the word is short. If the word is long, we use the most + adjective. There are some exceptions: good, for example, is transformed in the best (not the goodest).

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever um cartão para um colega anunciando sua nomeação para um prêmio em uma categoria escolhida.

Expectativa: Que os alunos utilizem as estruturas estudadas.

Orientações: Mostre o slide ou escreva a orientação no quadro. Explique: Imagine we were going to make an award ceremony. Choose a classmate to be a nominee and write a card to give him/her to announce the nomination. You want to compliment this person for the award he or she is being nominated to, so you have to create a category using superlatives. What invented category of award would you vote for her or him to win? Ajude os alunos a fazer uma lista de possíveis categorias antes de começar a criação do cartão, escrevendo no quadro: Let’s think about funny categories, for example, most talkative, quietest, silliest joke teller. Você encontra mais ideias para ajudar os alunos no links: https://www.brighthubeducation.com/teaching-elementary-school/115741-funny-end-of-the-year-superlative-awards-for-students/

http://blog.treering.com/yearbook-superlatives-ideas-list-seniors/#.W6D7TGhKjrc

Distribua as folhas brancas ou coloridas, uma para cada aluno. Você pode orientar os alunos na estrutura do cartão através de um modelo: Congratulations, _________ (name of the student)! You have been nominated to our class award! Category: ______. Ou você pode desenvolver outros modelos a partir das ideias da turma.

No arquivo você encontra um modelo de cartão. Você pode imprimir como exemplo em uma folha grande para os alunos se inspirarem ou imprimir cópias em pequenos cartões para os alunos utilizarem na sua escrita.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem que superlativos são utilizados para expressar características em que pessoas se destacam, mais do que qualquer outra, e, por isso, são utilizadas em premiações.

Orientações: Projete o slide, se possível, ou escreva no quadro. Leia em voz alta e peça: Please, say some examples of categories you created for your cards. You used superlatives. How did you form them? Escreva no quadro, para finalizar, alguns exemplos fornecidos pela turma.

Contents

  1. INPUT: 8th grade superlative video: https://www.youtube.com/watch?v=0aDeuUSS6YI
  2. OUTPUT: card



Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes:


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes