Objetivo
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Lucas Henrique Viana
Mentor: Rodrigo Morozetti Blanco
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
(EF06MA03) Resolver e elaborar problemas que envolvam cálculos (mentais ou escritos, exatos ou aproximados) com números naturais, por meio de estratégias variadas, com compreensão dos processos neles envolvidos com e sem uso de calculadora.
Objetivos específicos
Ampliar o senso numérico e a compreensão dos significados das operações de adição e subtração em situações problemas envolvendo quantidades da ordem dos milhares, utilizando estratégias de cálculo que podem ou não envolver o uso dos algoritmos.
Conceito-chave
Adição e subtração em situações problema
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Antes de iniciar a abordagem dos conteúdos de sua aula, os alunos devem estar situados sobre o que irão aprender. Desta forma, expor aos estudantes, no início da aula, seu objetivo é uma prática essencial no processo de ensino e aprendizagem, que pode impactar positivamente em suas aulas, situando e despertando o interesse, curiosidade, empenho e motivação dos alunos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula
Retomada
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Inicie a aula comentando com os alunos a importância do conhecimento das operações de soma e subtração em nossa vida. Cite alguns exemplos de aplicações, como: estimar o valor total das compras numa mercearia, juntar livros numa caixa, retirar roupas de um armário e receber pontos num jogo, peça para que eles citem exemplos de outras aplicações práticas desses conhecimentos em seu dia a dia. Você pode também anotar os exemplos que os alunos mencionaram e criar pequenos problemas a partir deles. Após resolverem a atividade, solicite que eles expliquem como resolveram a proposta.
Propósito: Fazer com que os alunos tomem conhecimento ou relembrem a importância e as aplicações das operações de soma e subtração no dia a dia e também demonstrem suas possíveis na resolução de problemas com essas operações.
Discuta com a turma:
- Como consigo aplicar meus conhecimentos aprendidos na escola sobre soma e subtração em situações cotidianas?
- Será que eu consigo utilizar a soma e a subtração numa única situação-problema? De que forma?
- Dá para resolver situações-problema de soma e subtração sem o uso dos algoritmos?
Materiais Complementares:
Leia matéria sobre a História da Moeda no Brasil, publicada no Site do Banco Central do Brasil, “O Dinheiro no Brasil”, aqui
Atividade Principal
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Antes de tudo, é importante reforçar a ideia base desta atividade, que foi elaborada tomando por base a concepção de esforço produtivo, que pode ser consultada neste link, publicado pelo site da Nova Escola. Aqui pretende-se ampliar o senso numérico e os significados das operações de soma e subtração em situações problemas. Nessa atividade, assuma uma postura colaborativa em sala de aula, auxiliando os alunos a desenvolverem seus pensamentos e resolverem a atividade proposta de sua maneira, ou seja, sem entregar a resposta correta de imediato, nem dizer simplesmente que o aluno está errado, sem chances de tentar de outras maneiras. Note que a atividade possibilita diferentes percursos de resolução, mas que levam à mesma resposta correta, possibilitando aos alunos investigarem juntos diferentes resoluções.
Inicialmente, proponha que os alunos tentem resolver o problema sozinhos, por aproximadamente 8 minutos. Logo após, nos 8 minutos restantes, proponha que eles socializem as suas respostas e estratégias de resolução com os colegas próximos ou ao lado. Nesse momento inicial, não faça nenhuma intervenção.
Propósito: Mobilizar os alunos a explorarem os dados do enunciado de um problema e a utilizar estratégias de resolução de problemas de adição e subtração.
Materiais Complementares:
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Escolha alguns alunos para compartilhar seus resultados e estratégias de resolução. Mesmo que tenham errado algo, peça para que expliquem como resolveram o problema, identificando logo em seguida, juntos: onde, porquê o erro ocorreu e como poderia ser corrigido. Apresente também a solução sugerida no slide para a turma, perguntando quem conseguiu chegar a este resultado e de que forma.
Propósito: Motivar os alunos a compartilhar suas respostas, dúvidas e estratégias de resolução da atividade proposta, para que aprendam de maneira colaborativa e eficaz.
Discuta com a turma:
- Quais os diferentes caminhos possíveis para se resolver esta atividade?
- Qual o caminho mais prático?
- Os dados fornecidos no texto foram úteis?
- E se Isabel não tivesse jogado? O que alteraria na tabela?
Encerramento
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância do conhecimento sobre as operações de soma e subtração, e também reforce a ideia de que nem toda soma ou subtração necessita ser feita por meio do algoritmo.
Propósito: Retomar e reforçar as aprendizagens da aula, pensando-se também nas possíveis aplicações cotidianas do conteúdo estudado. Assim, levantar questionamentos que os instigue a pensar a respeito das diferentes formas de aplicação desse conhecimento, como:
- Você reparou que a subtração pode ser utilizada para descobrir quanto falta (resto) em um número para atingir um total (minuendo)? Um exemplo dessa situação é: quanto falta em 300 (subtraendo) para se atingir 315 (minuendo)? No caso 15, que é o resto da subtração 315 - 300 seria o valor que falta em 300 para atingir 315.
- Você notou também que a adição entre o subtraendo e o resto resulta no minuendo?
Raio x
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes a resolvam sozinhos, levando em consideração o que aprenderam na aula. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então aproveite esse momento para identificar as resoluções de cada aluno.
Propósito: Verificar o progresso dos alunos na aprendizagem dos conteúdos estudados.
Discuta com a turma:
- Foi importante verificar se Michael havia realmente perdido? Por quê?
- Em quais outras situações do nosso dia a dia é importante se verificar as respostas que nos são dadas sobre operações de adição e subtração? De que forma?
Materiais Complementares: