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Plano de aula - Comparando países

POR: Nathália Gasparini 22/11/2018
Código: ING8_08UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Comparando países

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de quatro aulas sobre comparativos e superlativos. A aula anterior contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); esta aula apresenta as formas as...as e less than; as duas aulas seguintes enfocam superlativos.

Preparação para a aula: Antes de começar a aula você precisa acessar este link, selecionar a parte com o título Differences (Desde “The native people of New Zealand” até “ Come visit us both”) e imprimir uma cópia por aluno.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide, ou imprima a foto em tamanho grande o suficiente para que os alunos possam ver e escreva as perguntas no quadro. Dê um tempo para que leiam e tentem entender. Deixe que comentem livremente, depois faça as perguntas que estão no quadro:

  • Which countries are these? (Australia and New Zealand).
  • What do you know about them? (Permita que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, de vida ou de escola para responder a esta pergunta).

Input select-down

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar as comparações no texto a ser trabalhado. Não é preciso que entendam todas as palavras, mas que percebam e entendam as comparações.

Orientações: Mostre o slide e dê um tempo para que discutam suas ideias em pares ou grupos de 3. Depois faça as perguntas abaixo e escreva as respostas dos alunos no quadro.

  • What do you think are the similarities between New Zealand and Australia? (Their official language is English; They are both in Oceania; They are both famous for having exoctic animals; People from both places are famous for enjoying the outdoors and spending time in nature). Se os alunos não souberem muita coisa sobre esses países, você pode selecionar algumas informações neste link para passar para os alunos.
  • What are the differences between Australia and New Zealand? (Australia is big. New Zealand is small; Australia is a famous country, New Zealand isn’t so famous; Australia’s main sport is cricket, while New Zealand's main sport is rugby).

Explique aos alunos que eles vão ler parte de um texto com este título "What are the similarities and differences between New Zealand and Australia?". Entregue o texto deste link aos alunos (conforme explicado no primeiro slide na parte de Preparação para a Aula). Proponha ao alunos que leiam e verifiquem se conseguem encontrar no texto as informações que eles mencionaram anteriormente, e que você, professor, anotou no quadro.

  • I’m going to give you a piece of a text with this title: What are the similarities and differences between New Zealand and Australia? And I would like you to read and see if you can find the same information we have here on the board.

Verifique algumas respostas:

  • So, did you find the same information? (a resposta vai depender do que foi comentado na etapa anterior e escrito no quadro).

Proponha que leiam o texto novamente e sublinhem os comparativos que encontrarem: Now, read the text again and underline the comparative forms.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar as estruturas utilizadas para expressar similaridades e diferenças

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a estrutura de comparativos (as… as) e (less… than).

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Explique: We saw that Australia and New Zealand have similarities and differences. Last class we’ve learned about comparatives, and in the text we can find the comparative form using more … than or adjective+er than. We can use two other structures to compare characteristics. When we talk or write about similarities, we use the word as + the adjective + as. Leia os exemplos do slide. Explique: This means that both countries have the same degree of that characteristic.

When we want to say that, for example, a country, presents a characteristic in a smaller degree than other, we use the form: less (adjective) than. Leia os exemplos do slide.

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever uma lista de similaridades e diferenças entre dois países

Expectativa: Que os alunos utilizem as estruturas estudadas.

Orientações: Mostre o slide e leia a pergunta. Proponha aos alunos que pensem em um país para comparar com o Brasil e fazer uma lista semelhante à que leram. Recomende que utilizem seus conhecimentos de outras matérias como geografia, história, ciências etc., para pensar em informações que possam usar para comparar, utilizando as estruturas aprendidas. Faça algumas perguntas para estimular o pensamento deles e ajudar a ter algumas ideias:

  • Think of a country, any country you want, and compare it to Brazil. What are their similarities and differences?
  • Use your knowledge from other subjects, such as geography, science, history, among others, to think of information you can compare.

For example: What do they have in common? Language? Vegetation? Location in the same continent?

  • Which country is less populated, less developed, less hot, etcetera?

Se mesmo após as perguntas direcionadoras o grupo ainda estiver com dificuldades, você pode dar alguns exemplos:

  • For example, if you compare Brazil and Mexico, you can say that Brazil is as hot as Mexico. Brazilian soap operas are as famous as Mexican soap operas, but Mexican football players are less famous than Brazilian footballers.

Se os alunos tiverem acesso à internet em sala, permita que a utilizem para obter maiores informações sobre os países. Caso não tenham acesso à internet, eles podem pesquisar estas informações extras em seus livros de outras matérias, ou você pode coletar previamente informações sobre diferentes países no site anaki, e disponibilizar para os alunos durante a aula.

Em ambas as etapas, caminhe pela sala verificando se os alunos estão conseguindo realizar as tarefas e oferecendo ajuda quando necessário.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem que conheceram características da Austrália e da Nova Zelândia; que identifiquem na leitura e na escrita a forma as … as como estrutura para expressar similaridades e a forma less ... than como possível forma para expressar diferenças.

Orientações: Leia a o texto do slide e projete-o se possível. Depois de ler cada tópico, peça para que a turma dê exemplos de diferenças e semelhanças entre os países e de frases que utilizaram em suas produções, fazendo uso da estrutura aprendida. Você pode escrever as contribuições dos alunos no quadro como parte dessa sistematização.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de uma sequência de quatro aulas sobre comparativos e superlativos. A aula anterior contempla as formas básicas de comparativos (por adição de -er ou more); esta aula apresenta as formas as...as e less than; as duas aulas seguintes enfocam superlativos.

Preparação para a aula: Antes de começar a aula você precisa acessar este link, selecionar a parte com o título Differences (Desde “The native people of New Zealand” até “ Come visit us both”) e imprimir uma cópia por aluno.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Mostre o slide, ou imprima a foto em tamanho grande o suficiente para que os alunos possam ver e escreva as perguntas no quadro. Dê um tempo para que leiam e tentem entender. Deixe que comentem livremente, depois faça as perguntas que estão no quadro:

  • Which countries are these? (Australia and New Zealand).
  • What do you know about them? (Permita que os alunos utilizem seus conhecimentos prévios, de vida ou de escola para responder a esta pergunta).

Tempo sugerido: 13 minutos

Propósito: Apresentar o conteúdo de forma contextualizada.

Expectativa: Que os alunos consigam identificar as comparações no texto a ser trabalhado. Não é preciso que entendam todas as palavras, mas que percebam e entendam as comparações.

Orientações: Mostre o slide e dê um tempo para que discutam suas ideias em pares ou grupos de 3. Depois faça as perguntas abaixo e escreva as respostas dos alunos no quadro.

  • What do you think are the similarities between New Zealand and Australia? (Their official language is English; They are both in Oceania; They are both famous for having exoctic animals; People from both places are famous for enjoying the outdoors and spending time in nature). Se os alunos não souberem muita coisa sobre esses países, você pode selecionar algumas informações neste link para passar para os alunos.
  • What are the differences between Australia and New Zealand? (Australia is big. New Zealand is small; Australia is a famous country, New Zealand isn’t so famous; Australia’s main sport is cricket, while New Zealand's main sport is rugby).

Explique aos alunos que eles vão ler parte de um texto com este título "What are the similarities and differences between New Zealand and Australia?". Entregue o texto deste link aos alunos (conforme explicado no primeiro slide na parte de Preparação para a Aula). Proponha ao alunos que leiam e verifiquem se conseguem encontrar no texto as informações que eles mencionaram anteriormente, e que você, professor, anotou no quadro.

  • I’m going to give you a piece of a text with this title: What are the similarities and differences between New Zealand and Australia? And I would like you to read and see if you can find the same information we have here on the board.

Verifique algumas respostas:

  • So, did you find the same information? (a resposta vai depender do que foi comentado na etapa anterior e escrito no quadro).

Proponha que leiam o texto novamente e sublinhem os comparativos que encontrarem: Now, read the text again and underline the comparative forms.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Mostrar as estruturas utilizadas para expressar similaridades e diferenças

Expectativa: Que os alunos sejam familiarizados com a estrutura de comparativos (as… as) e (less… than).

Orientações: Mostre o slide ou distribua cópias para a turma. Explique: We saw that Australia and New Zealand have similarities and differences. Last class we’ve learned about comparatives, and in the text we can find the comparative form using more … than or adjective+er than. We can use two other structures to compare characteristics. When we talk or write about similarities, we use the word as + the adjective + as. Leia os exemplos do slide. Explique: This means that both countries have the same degree of that characteristic.

When we want to say that, for example, a country, presents a characteristic in a smaller degree than other, we use the form: less (adjective) than. Leia os exemplos do slide.

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Escrever uma lista de similaridades e diferenças entre dois países

Expectativa: Que os alunos utilizem as estruturas estudadas.

Orientações: Mostre o slide e leia a pergunta. Proponha aos alunos que pensem em um país para comparar com o Brasil e fazer uma lista semelhante à que leram. Recomende que utilizem seus conhecimentos de outras matérias como geografia, história, ciências etc., para pensar em informações que possam usar para comparar, utilizando as estruturas aprendidas. Faça algumas perguntas para estimular o pensamento deles e ajudar a ter algumas ideias:

  • Think of a country, any country you want, and compare it to Brazil. What are their similarities and differences?
  • Use your knowledge from other subjects, such as geography, science, history, among others, to think of information you can compare.

For example: What do they have in common? Language? Vegetation? Location in the same continent?

  • Which country is less populated, less developed, less hot, etcetera?

Se mesmo após as perguntas direcionadoras o grupo ainda estiver com dificuldades, você pode dar alguns exemplos:

  • For example, if you compare Brazil and Mexico, you can say that Brazil is as hot as Mexico. Brazilian soap operas are as famous as Mexican soap operas, but Mexican football players are less famous than Brazilian footballers.

Se os alunos tiverem acesso à internet em sala, permita que a utilizem para obter maiores informações sobre os países. Caso não tenham acesso à internet, eles podem pesquisar estas informações extras em seus livros de outras matérias, ou você pode coletar previamente informações sobre diferentes países no site anaki, e disponibilizar para os alunos durante a aula.

Em ambas as etapas, caminhe pela sala verificando se os alunos estão conseguindo realizar as tarefas e oferecendo ajuda quando necessário.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante esta aula.

Expectativa: Que os alunos identifiquem que conheceram características da Austrália e da Nova Zelândia; que identifiquem na leitura e na escrita a forma as … as como estrutura para expressar similaridades e a forma less ... than como possível forma para expressar diferenças.

Orientações: Leia a o texto do slide e projete-o se possível. Depois de ler cada tópico, peça para que a turma dê exemplos de diferenças e semelhanças entre os países e de frases que utilizaram em suas produções, fazendo uso da estrutura aprendida. Você pode escrever as contribuições dos alunos no quadro como parte dessa sistematização.


Contents

  1. INPUT: an excerpt of the text  
  2. OUTPUT: a comparative list

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI15) Utilizar, de modo inteligível, as formas comparativas e superlativas de adjetivos para comparar qualidades e quantidades.



Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Nathália Gasparini

Mentor: Newton Murce

Especialista: Celina Fernandes:


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