13426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Escrita

Plano de aula - Postagem de blog

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Postagem de blog

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Isabela Silveira Sued

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:

- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Drive.
- Edição colaborativa de textos: Google Docs.

Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.

Context
Poste a imagem do tweet junto à pergunta “What are the best three ways to keep your mind sharp?” no fórum virtual de sua turma (no Moodle, no Google Classroom ou no Whatsapp, por exemplo). Incentive os alunos a pedirem a opinião de familiares e amigos. Dê um prazo para postarem os comentários (um dia, por exemplo) e comente sobre as ideias dos alunos. Finalize a atividade introduzindo no tópico virtual o contexto do encontro síncrono:

These three things were scientifically proven to be the best ways to keep your mind sharp:
- Healthy living (getting enough sleep and eating healthily).
- Challenging your brain (challenging yourself every day, learning something new etc.)
- Social interaction (having meaningful social connections).
When we meet, we’re going to talk about the importance of having a balanced life.

No encontro síncrono, incentive os alunos a comentarem sobre as postagens. 

Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações, exibindo ou compartilhando a imagem do slide. Solicite que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.

Realize as perguntas de ativação do conhecimento prévio. Primeiro, uma de cada vez, dando cerca de um minuto para que os alunos anotem palavras-chave das respostas. Depois, solicitando que compartilhem as ideias com a turma.

Compartilhe o texto e as perguntas abaixo, indicando que façam a leitura focados nessas informações e que marquem no texto, se possível, os trechos que ajudaram a chegar nas respostas.

- Is the writer relaxed or nervous when it comes to studying?
- In her opinion, what’s more important: high grades or mental health?
- What’s her opinion about sleep?
- How does she manage her time to study?
- How does she feel about free time activities?

No próximo encontro síncrono, corrija a atividade. Compartilhe um arquivo do Google Docs com a turma e oriente que criem, em conjunto e de modo síncrono, uma lista de atividades que aliviam o estresse escolar. Dê cerca de 10 minutos para isso. Encerre o encontro solicitando que comentem sobre as sugestões dos colegas.

Output
Compartilhe a ficha de atividades com a explicação da produção, seguindo as orientações para a realização da atividade 1, que será feita individualmente.

No próximo encontro síncrono, peça para os estudantes compartilharem as tabelas e explicarem as ideias para os colegas.

Oriente a atividade de produção da postagem de blog (atividade 2 da ficha), e crie um arquivo no Google Docs para que a realizem individualmente. Você pode adicionar nesse arquivo as sugestões para início de parágrafos do plano.

Acompanhe os alunos no início da produção e deixe que concluam com autonomia. Marque um horário de orientação síncrona da escrita antes do prazo de finalização. Assim, você pode auxiliar os alunos, se necessário. Incentive-os também a lerem a postagem de blog dos colegas e fazerem sugestões.

Você pode publicar os textos na página da rede social da turma ou da escola e convidar a comunidade escolar a comentar sobre as ideias trazidas pelos estudantes.

Feedback
No próximo encontro síncrono, realize as atividades de Feedback conforme as orientações, exibindo o slide e convidando os alunos a refletirem a partir das perguntas. 

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a se envolverem na sugestão de métodos de lidar com o estresse escolar, partindo dos textos dos alunos ou colaborando com as ideias para os textos.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_06UND07

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas