13426
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Postagem de blog

POR: Isabela Sued 18/11/2018
Código: ING8_06UND07

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Postagem de blog

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Apropriar-se do conteúdo através do material complementar sugerido no slide 2.

Context select-down

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, pergunte aos alunos: What are the best three ways to keep your mind sharp?
  • Depois de ouvir algumas respostas, peça que se levantem e formem duplas com pessoas que não estejam sentadas ao seu lado, e discutam quais eles acreditam serem as três maneiras mais eficazes de manter a mente afiada.
  • Em seguida, peça que retornem aos seus lugares e convide dois ou três para compartilharem suas ideias antes de revelar a resposta.
  • Finalize explicando e escrevendo as palavras-chave das três razões no quadro: These three things were scientifically proven to be the best ways to keep your mind sharp:
  • Healthy living (getting enough sleep and eating healthily)
  • Challenging your brain (challenging yourself every day, learning something new etc.)
  • Social interaction (having meaningful social connections)
  • Caso você deseje ler mais sobre o tema, recomendamos a leitura do material complementar sugerido abaixo sobre neuroplasticidade e hábitos eficazes para exercitar a mente.
  • Então diga: Today we’re going to talk about the importance of having a balanced life.

Material Complementar:

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Após ter contextualizado o tema da aula, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada na produção escrita de um blog entry em que os alunos vão explorar temas relacionados à saúde mental.

Input select-down

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Ler uma postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de uma postagem de blog, tanto no que diz respeito à estrutura do texto, quanto ao tipo de registro usado.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: Tackling School Stress.
  • Pergunte: As a student, how often do you feel stressed-out? Do you usually have a lot or a little to study? How often do you have exams? Do you think teenagers in general feel stressed-out because of school? How do you tackle school stress?
  • Deixe que a discussão aconteça com a turma toda, abrindo espaço para que os alunos compartilhem suas ideias para cada pergunta. Caso os alunos não entendam a última pergunta, explique que tackle a problem é o mesmo que lidar com ou abordar um problema.
  • Ao fim da discussão, diga: This blog entry was written by a teenager. Let’s see if she agrees with you.
  • Distribua uma cópia do texto e peça que o leiam, em duplas e silenciosamente, em até seis minutos.
  • Depois de leitura, faça as perguntas abaixo para garantir a compreensão de todos. Para cada pergunta, você pode pedir que os alunos expliquem suas respostas através de passagens do texto.
  • Is the writer relaxed or nervous when it comes to studying? (Ss: Nervous.)
  • In her opinion, what’s more important: high grades or mental health? (Ss: Mental health.)
  • What’s her opinion about sleep? (Ss: She thinks it’s very important.)
  • How does she manage her time to study? (Ss: She makes a lot of lists.)
  • How does she feel about free time activities? (Ss: She thinks they’re as important as studying.)
  • Em seguida, divida os alunos em trios e diga: Now you’re going to prepare a list of things you can do to tackle school stress. You can use the ideas you found in the text and include your own ideas too. Your list must have at least five suggestions, OK?
  • Dê aos alunos cerca de cinco minutos para elaborar as suas listas. Ao fim, diga: Now compare your list with another group. Are the ideas similar or different?
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Output select-down

Tempo sugerido: 24 minutos

Propósito: Planejar o texto e, em seguida, escrevê-lo no formato de postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos ensaiem suas ideias, discutindo-as em duplas e preparando-se para escrever suas postagens.

Orientações:

  • Diga: Now that you’ve thought of ideas on how to tackle school stress, it’s your turn to write a blog entry.
  • Indique o #1 da ficha de atividades e peça que os alunos organizem suas ideias na tabela dizendo: This blog entry will be about your life. In your post, you should write two things you’re going to start doing in order to tackle school stress. The title has already been given to you. Now, using keywords, say what you’re going to write in each paragraph of your text.
  • Dê aos alunos alguns minutos para organizarem suas ideias e ofereça ajuda caso necessário. Reforce a ideia de que o primeiro parágrafo deve ser uma breve contextualização do tópico e que o último deve ser uma conclusão da mensagem do texto.
  • Explique aos alunos que uma postagem de blog pode ter diferentes estruturas de texto, dependendo do tipo de blog e do objetivo do texto, mas que hoje vocês usarão essa estrutura para escrever o texto.
  • Se você julgar necessário, pode escrever as seguintes ideias no quadro como sugestões para início dos parágrafos:
  • Introduction: Everyone I know (suffers from school stress)...
  • Idea 1: The first thing I’m going to start doing is…
  • Idea 2: Something that will also help me is…
  • Conclusion: In other words...
  • Então pergunte: Have you decided what will be written in each paragraph? Explain each idea of yours to another classmate.
  • Deixe que os alunos discutam brevemente suas ideias em dupla. Esse momento vai servir como uma etapa de pré-escrita, preparando-os para a etapa em que eles terão que estruturar suas ideias em um texto.
  • Por fim, diga: Now that you’ve explained your ideas, it’s time to write your blog entry.
  • Caso a sua escola tenha o recurso, leve os alunos para a sala de computadores para que eles tenham a experiência autêntica de uma postagem de blog. Você pode, ainda, criar um blog para a turma e reutilizá-lo para outras aulas de escrita.
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala, observando a produção e ajudando com vocabulário ou questões técnicas.
  • Ao fim, peça que, em duplas, os alunos troquem suas produções e deem suas opiniões a respeito dos textos dos colegas.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre as etapas de pré-escrita e de escrita de uma postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos percebam a importância do planejamento antes de escrever um texto e que saiam da aula familiarizados com o formato de postagens de blog.

Orientações:

  • Proponha: I’ll write something on the board and I’ll give you one minute to discuss the question in pairs. Ready?
  • Escreva no quadro: What have you learned today? e deixe que discutam por um minuto, como combinado.
  • Depois da breve discussão, faça uma troca coletiva de ideias que surgiram.
  • Caso as ideias não tenham surgido de maneira tão sistematizada, pergunte:
  • We learned two different ways to plan a text today. What were they? (Ss: Discussing the ideas and organizing them in a table.)
  • We wrote a blog entry. What structure did we use to write? (Ss: Introduction; ideas; conclusion.)
  • How do you keep a sharp mind? (Ss: Live a healthy life, challenge your brain and have social connections.)
  • How do you tackle school stress? (personal answers)
  • Antes de finalizar, parabenize os alunos pelas suas produções.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Apropriar-se do conteúdo através do material complementar sugerido no slide 2.

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, pergunte aos alunos: What are the best three ways to keep your mind sharp?
  • Depois de ouvir algumas respostas, peça que se levantem e formem duplas com pessoas que não estejam sentadas ao seu lado, e discutam quais eles acreditam serem as três maneiras mais eficazes de manter a mente afiada.
  • Em seguida, peça que retornem aos seus lugares e convide dois ou três para compartilharem suas ideias antes de revelar a resposta.
  • Finalize explicando e escrevendo as palavras-chave das três razões no quadro: These three things were scientifically proven to be the best ways to keep your mind sharp:
  • Healthy living (getting enough sleep and eating healthily)
  • Challenging your brain (challenging yourself every day, learning something new etc.)
  • Social interaction (having meaningful social connections)
  • Caso você deseje ler mais sobre o tema, recomendamos a leitura do material complementar sugerido abaixo sobre neuroplasticidade e hábitos eficazes para exercitar a mente.
  • Então diga: Today we’re going to talk about the importance of having a balanced life.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Após ter contextualizado o tema da aula, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada na produção escrita de um blog entry em que os alunos vão explorar temas relacionados à saúde mental.

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Ler uma postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de uma postagem de blog, tanto no que diz respeito à estrutura do texto, quanto ao tipo de registro usado.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: Tackling School Stress.
  • Pergunte: As a student, how often do you feel stressed-out? Do you usually have a lot or a little to study? How often do you have exams? Do you think teenagers in general feel stressed-out because of school? How do you tackle school stress?
  • Deixe que a discussão aconteça com a turma toda, abrindo espaço para que os alunos compartilhem suas ideias para cada pergunta. Caso os alunos não entendam a última pergunta, explique que tackle a problem é o mesmo que lidar com ou abordar um problema.
  • Ao fim da discussão, diga: This blog entry was written by a teenager. Let’s see if she agrees with you.
  • Distribua uma cópia do texto e peça que o leiam, em duplas e silenciosamente, em até seis minutos.
  • Depois de leitura, faça as perguntas abaixo para garantir a compreensão de todos. Para cada pergunta, você pode pedir que os alunos expliquem suas respostas através de passagens do texto.
  • Is the writer relaxed or nervous when it comes to studying? (Ss: Nervous.)
  • In her opinion, what’s more important: high grades or mental health? (Ss: Mental health.)
  • What’s her opinion about sleep? (Ss: She thinks it’s very important.)
  • How does she manage her time to study? (Ss: She makes a lot of lists.)
  • How does she feel about free time activities? (Ss: She thinks they’re as important as studying.)
  • Em seguida, divida os alunos em trios e diga: Now you’re going to prepare a list of things you can do to tackle school stress. You can use the ideas you found in the text and include your own ideas too. Your list must have at least five suggestions, OK?
  • Dê aos alunos cerca de cinco minutos para elaborar as suas listas. Ao fim, diga: Now compare your list with another group. Are the ideas similar or different?
  • Então prossiga para a próxima etapa.

Tempo sugerido: 24 minutos

Propósito: Planejar o texto e, em seguida, escrevê-lo no formato de postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos ensaiem suas ideias, discutindo-as em duplas e preparando-se para escrever suas postagens.

Orientações:

  • Diga: Now that you’ve thought of ideas on how to tackle school stress, it’s your turn to write a blog entry.
  • Indique o #1 da ficha de atividades e peça que os alunos organizem suas ideias na tabela dizendo: This blog entry will be about your life. In your post, you should write two things you’re going to start doing in order to tackle school stress. The title has already been given to you. Now, using keywords, say what you’re going to write in each paragraph of your text.
  • Dê aos alunos alguns minutos para organizarem suas ideias e ofereça ajuda caso necessário. Reforce a ideia de que o primeiro parágrafo deve ser uma breve contextualização do tópico e que o último deve ser uma conclusão da mensagem do texto.
  • Explique aos alunos que uma postagem de blog pode ter diferentes estruturas de texto, dependendo do tipo de blog e do objetivo do texto, mas que hoje vocês usarão essa estrutura para escrever o texto.
  • Se você julgar necessário, pode escrever as seguintes ideias no quadro como sugestões para início dos parágrafos:
  • Introduction: Everyone I know (suffers from school stress)...
  • Idea 1: The first thing I’m going to start doing is…
  • Idea 2: Something that will also help me is…
  • Conclusion: In other words...
  • Então pergunte: Have you decided what will be written in each paragraph? Explain each idea of yours to another classmate.
  • Deixe que os alunos discutam brevemente suas ideias em dupla. Esse momento vai servir como uma etapa de pré-escrita, preparando-os para a etapa em que eles terão que estruturar suas ideias em um texto.
  • Por fim, diga: Now that you’ve explained your ideas, it’s time to write your blog entry.
  • Caso a sua escola tenha o recurso, leve os alunos para a sala de computadores para que eles tenham a experiência autêntica de uma postagem de blog. Você pode, ainda, criar um blog para a turma e reutilizá-lo para outras aulas de escrita.
  • Enquanto os alunos trabalham, caminhe pela sala, observando a produção e ajudando com vocabulário ou questões técnicas.
  • Ao fim, peça que, em duplas, os alunos troquem suas produções e deem suas opiniões a respeito dos textos dos colegas.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre as etapas de pré-escrita e de escrita de uma postagem de blog.

Expectativa: Que os alunos percebam a importância do planejamento antes de escrever um texto e que saiam da aula familiarizados com o formato de postagens de blog.

Orientações:

  • Proponha: I’ll write something on the board and I’ll give you one minute to discuss the question in pairs. Ready?
  • Escreva no quadro: What have you learned today? e deixe que discutam por um minuto, como combinado.
  • Depois da breve discussão, faça uma troca coletiva de ideias que surgiram.
  • Caso as ideias não tenham surgido de maneira tão sistematizada, pergunte:
  • We learned two different ways to plan a text today. What were they? (Ss: Discussing the ideas and organizing them in a table.)
  • We wrote a blog entry. What structure did we use to write? (Ss: Introduction; ideas; conclusion.)
  • How do you keep a sharp mind? (Ss: Live a healthy life, challenge your brain and have social connections.)
  • How do you tackle school stress? (personal answers)
  • Antes de finalizar, parabenize os alunos pelas suas produções.

Contents

  1. INPUT: Blog entry about school stress
  2. OUTPUT: Blog entry about plans to tackle school stress

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI11) Produzir textos (comentários em fóruns, relatos pessoais, mensagens instantâneas, tweets, reportagens, histórias de ficção, blogues, entre outros), com o uso de estratégias de escrita (planejamento, produção de rascunho, revisão e edição final), apontando sonhos e projetos para o futuro (pessoal, da família, da comunidade ou do planeta).

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes