Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Docs.
- Ferramenta de quiz online: Kahoot (disponível aqui), o Quizziz (disponível aqui) ou Google Forms (disponível aqui).
Opcionais:
- Redes sociais ou páginas da escola ou da turma.
Context
Por mensagem de áudio ou texto, peça para que os alunos pesquisem informações sobre Copa do Mundo de futebol. Dê tempo para que o façam (dois dias, por exemplo) e organize um quiz virtual com as perguntas do slide (você pode usar o Kahoot, o Quizziz ou o Google Forms).
No encontro síncrono, deixe que os alunos comentem livremente sobre o quiz. Você pode exibir os resultados e respostas, dependendo da ferramenta que utilizou.
Input
Ainda no encontro síncrono, proceda à introdução do texto conforme as orientações. Exiba ou compartilhe a imagem do slide, solicitando que as respostas e hipóteses sejam compartilhadas com toda a turma.
Encerre o encontro explicando que os alunos farão a leitura do texto. Encaminhe o texto para os estudantes ou compartilhe no ambiente de aprendizagem (como Moodle ou Padlet), junto com as perguntas:
- What did you learn about Qatar?
- Is the information organized in a long text or into items?
- Are the facts very long and complex or simple and short?
No próximo encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem o que aprenderam sobre o Qatar, o que já sabiam e quais os fatos mais interessantes que descobriram. Corrija as perguntas e contextualize o gênero, de acordo com as orientações finais do slide de Input.
Output
Compartilhe o slide do Output antes do próximo encontro síncrono, junto com as perguntas:
The words in bold are relative pronouns.
- Why do you think they are there?
- Which of the sentences is related to people, the first or the second?
- Who are the people?
- Which of the sentences is related to things, the first or the second?
- What is this thing?
Incentive os alunos a comentarem as respostas no ambiente virtual de aprendizagem, num fórum ou no Whatsapp. Dê, pelo menos, dois dias para isso.
No encontro síncrono, exiba o slide, retome as perguntas e conduza a explicação conforme as orientações. Compartilhe a ficha de atividades e oriente-os a realizarem as atividades 1 e 2 antes do próximo encontro síncrono.
Peça para que selecionem recortes de revistas e jornais, ou figuras impressas relacionadas a um assunto (lugares, pessoas, animais, esportes…) do interesse d aluno, antes do encontro síncrono.
No encontro síncrono, corrija as atividades 1 e 2 e peça para que os alunos compartilhem com a turma o assunto que escolheram para os recortes. Explique que a produção será sobre esse assunto. Oriente-os a completarem a tabela e o texto da atividade 3, de modo síncrono. Incentive-os a compartilharem as dúvidas e modele frases de exemplo, se necessário.
Oriente os alunos a confeccionarem seus fact files de modo analógico, com papel, cola, canetinhas, os recortes e as frases. Peça para que tirem fotos das produções e postem no ambiente digital de aprendizagem, ou no Whatsapp. Você também pode publicar na página da rede social da turma ou da escola.
Feedback
Incentive o feedback colaborativo! Peça para que os alunos comentem nas postagens das produções dos colegas. No próximo encontro síncrono, realize as atividades de Feedback conforme as orientações, partindo dos comentários dos alunos sobre as produções.
Convite às famílias
A pesquisa sobre a Copa do Mundo pode ser feita com familiares, por meio de entrevistas, por exemplo. Além de serem convidados a se envolverem na produção dos fact files, também podem comentar nas produções dos estudantes, se forem publicadas.
Nathália Gasparini
Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo
Código: ING8_06UND05
(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.
AULA 02
AULA 03
AULA 04
AULA 06
AULA 07
AULA 08
AULA 09
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes