13424
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Pronomes relativos (who, which, that, whose)

POR: Isabela Sued 18/11/2018
Código: ING8_06UND05

8º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Pronomes relativos (who, which, that, whose)

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da resolução da atividade;
  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, imprima os slides abaixo em tamanho grande o suficiente para que toda a turma consiga enxergar:
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Sugestão: uma aula antes de aplicar este plano, divida os alunos em grupos de até quatro alunos e peça que decidam um tópico por que todos os membros têm interesse (um esporte, um país, uma pessoa famosa etc.). Então, peça que tragam para a próxima aula recortes de informações sobre o tópico de sua escolha. Esses recortes podem ser de jornais ou revistas ou impressos da internet.

Context select-down

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha um jogo em forma de quiz. Divida a turma em dois grandes grupos e diga: How much do you know about the World Cup? Let’s play a game to find out!
  • Peça que os alunos formem duas filas na sua frente e explique a atividade: I’ll make a question about the World Cup. If you know the answer, you have to run and clap my hand. The first student to clap my hand gets to answer the question. If your answer is right, your group gets a point. If it’s wrong, the other group gets the point. After every question, the first students in line have to move to the end of the line, OK? Let’s start!
  • As perguntas abaixo são sugestões para a brincadeira, mas você pode adaptá-las se achá-las muito fáceis ou difíceis para o seu grupo:
  • How often does the World Cup take place? (Every four years.)
  • Who won the World Cup in 2018? (France.)
  • Name one of the years in which Brazil hosted the World Cup. (In 2014/In 1950.)
  • What was the final score in the match Brazil x Germany in 2014? (Germany 7x1 Brazil.)
  • Which country won the World Cup in 1930? (Uruguay.)
  • Which country hosted the World Cup in 2010? (South Africa.)
  • Which country has won the most World Cups? (Brazil.)
  • Who was the youngest goalscorer at a World Cup? (Pelé.)
  • Who was the coach who fell over while celebrating a goal in 2018? (Tite.)
  • Which country will host the World Cup in 2022? (Qatar.)
  • Ao fim da brincadeira, peça que os alunos voltem a se sentar e refaça a última pergunta.
  • Diga: Today we’re going to read a fact file about Qatar. Then, we’re going to write a fact file about another country.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Após ter contextualizado o tema da aula, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada na produção escrita de uma ficha informativa em que os alunos devem usar pronomes relativos para falar sobre algum país.

Input select-down

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ler uma ficha informativa sobre o Qatar.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de uma ficha informativa, tanto no que diz respeito à intenção comunicativa do gênero quanto à estrutura do texto.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: 29 interesting facts about Qatar.
  • Pergunte: Have you ever heard about this country? Where is it located? (Ss: Asia.) Today we’re going to read a fact file about Qatar. There are 29 facts about this country in this file. Before reading, discuss what you think you’ll find out about it in pairs.
  • Deixe que os alunos discutam por no máximo dois minutos. Ao fim, convide um ou dois alunos para compartilhar suas ideias.
  • Então diga: Now let’s check if your guesses are right.
  • Distribua uma cópia do texto por dupla e peça que leiam em silêncio em até dez minutos. Lembre-os que não é necessário que entendam todo o vocabulário presente, mas que consigam ter uma compreensão geral do texto. Você pode também disponibilizar dicionários para os alunos usarem durante a leitura.
  • Depois de ler, pergunte:

In a fact file…

  • Is the information organized in a long text or into items? (Ss: Into items.)
  • Are the facts very long and complex or simple and short? (Ss: Simple and short.)
  • Explique: This is how you write a fact file. You collect interesting and simple facts about something and organize them into items. Are all fact files about countries? (Ss: No.) Can fact files be about another topic? (Ss: Yes.) What else can they be about? Escute as ideias dos alunos e, caso eles não tenham mencionado, diga: They can be about people, food, places… anything!
  • Então prossiga para o próximo slide.

Output select-down

Tempo sugerido: 21 minutos

Propósito: Reconhecer e usar pronomes relativos para escrever uma ficha informativa.

Expectativa: Que os alunos escrevam sobre um assunto de que gostam através de itens. A ideia aqui é respeitar o repertório de vocabulário do aluno, assim como seu conhecimento linguístico. Não é esperado que ele escreva uma ficha tão complexa em termos linguísticos quanto a ficha de input. Espera-se que ele consiga listar fatos sobre um determinando assunto, organizando as suas ideias de acordo com a intenção comunicativa de uma ficha informativa.

Orientações:

  • Mostre as frases no slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.
  • Proponha: Read the facts and discuss in pairs: which do you think is the most interesting fact? Why?
  • Depois de poucos minutos, peça que alguns alunos dividam com a turma toda as suas contribuições.
  • Então, diga: The words in bold are relative pronouns. Why do you think they are there? Aceite as ideias dos alunos e diga: They combine pieces of information. But there are differences between them. Which of the sentences is related to people, the first or the second? (Ss: The first.) Who are the people? (Ss: Women.) Which of the sentences is related to things, the first or the second? (Ss: The second.) What is this thing? (Ss: Aladdin’s Kingdom.) The words ‘who’ and ‘which’ can be replaced by the word ‘that’. So ‘that’ can be about people or things, OK?
  • Por fim, prossiga para a terceira frase: What about the third sentence? What is it about? Os alunos podem responder que a frase é sobre o país ou sobre a língua oficial: as duas respostas estão certas. We use ‘whose’ in questions to ask who has something. For example, “Whose pencil is this?”. We also use ‘whose’ to talk about something that is associated with what we’re talking about. What is associated with Qatar in this sentence? (Ss: The official language.) We can use ‘whose’ to talk about anything.
  • Distribua a ficha de atividades e indique o #1: Complete the table in #1. Use the words in the box.
  • Antes de corrigir, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas. Então corrija a questão no quadro.
  • Peça que os alunos repitam as frases do quadro em voz alta e, em seguida, que façam o #2 individualmente. Depois corrija as respostas coletivamente.
  • Caso você tenha pedido recortes para os alunos com antecedência, diga: Now it’s your turn! Take out your cutouts and write about your topic.
  • Se este não for o caso, diga: Now it’s your turn! Choose a topic you would like to talk about. Caso os alunos tenham dificuldades em escolher um tema, faça um recorte da atividade, sugerindo temas como esportes, disciplinas escolares ou pessoas famosas.
  • Peça que, primeiramente, os alunos completem a tabela com informações sobre o seu tópico. Se eles apresentarem dificuldades em usar os pronomes relativos, peça que outros alunos deem exemplos no quadro sobre como usá-los, contextualizando-os com os tópicos escolhidos. Você também pode trazer exemplos do uso da estrutura para ajudá-los, em particular com o pronome ‘whose’, que costuma ser o mais desafiador para os alunos.
  • Quando finalizarem a tabela, diga: Now write your fact file. Are the sentences going to be organized into paragraphs or into items? (Ss: Items.)
  • Enquanto os alunos trabalham em suas produções textuais, caminhe pela sala monitorando e garantindo que estão usando a estrutura textual correta para uma ficha informativa, com frases simples em forma de lista.
  • Depois que terminarem, divida a turma em grupos de três alunos e peça que compartilhem entre si o que produziram.
  • Por fim, recolha as produções dos alunos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre pronomes relativos e sobre a escrita de uma ficha informativa.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo reconhecer pronomes relativos, sabendo usá-los de forma inteligível em textos curtos sobre assuntos familiares.

Orientações:

  • Mostre ou imprima o slide em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: This is all we’ve learned today! In pairs, read the topics and check what you’ve learned.
  • Depois da breve discussão, pergunte: Do you agree? Did you learn all of that?
  • Garanta que todos tenham percebido o que aprenderam e esclareça quaisquer dúvidas que surgirem neste momento.
  • Finalize ilustrando os tópicos do slide com exemplos das produções textuais que você recolheu dos alunos e parabenizando-os pelo trabalho.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula:

  • Cópias da ficha de atividades;
  • Cópia da resolução da atividade;
  • Cópias do texto de input;
  • Se houver a possibilidade: usar os slides do plano no datashow ou na TV;
  • Se não houver o recurso de exibição de slides, imprima os slides abaixo em tamanho grande o suficiente para que toda a turma consiga enxergar:
  • Slide 5;
  • Slide 6.
  • Sugestão: uma aula antes de aplicar este plano, divida os alunos em grupos de até quatro alunos e peça que decidam um tópico por que todos os membros têm interesse (um esporte, um país, uma pessoa famosa etc.). Então, peça que tragam para a próxima aula recortes de informações sobre o tópico de sua escolha. Esses recortes podem ser de jornais ou revistas ou impressos da internet.

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Para começar a aula, proponha um jogo em forma de quiz. Divida a turma em dois grandes grupos e diga: How much do you know about the World Cup? Let’s play a game to find out!
  • Peça que os alunos formem duas filas na sua frente e explique a atividade: I’ll make a question about the World Cup. If you know the answer, you have to run and clap my hand. The first student to clap my hand gets to answer the question. If your answer is right, your group gets a point. If it’s wrong, the other group gets the point. After every question, the first students in line have to move to the end of the line, OK? Let’s start!
  • As perguntas abaixo são sugestões para a brincadeira, mas você pode adaptá-las se achá-las muito fáceis ou difíceis para o seu grupo:
  • How often does the World Cup take place? (Every four years.)
  • Who won the World Cup in 2018? (France.)
  • Name one of the years in which Brazil hosted the World Cup. (In 2014/In 1950.)
  • What was the final score in the match Brazil x Germany in 2014? (Germany 7x1 Brazil.)
  • Which country won the World Cup in 1930? (Uruguay.)
  • Which country hosted the World Cup in 2010? (South Africa.)
  • Which country has won the most World Cups? (Brazil.)
  • Who was the youngest goalscorer at a World Cup? (Pelé.)
  • Who was the coach who fell over while celebrating a goal in 2018? (Tite.)
  • Which country will host the World Cup in 2022? (Qatar.)
  • Ao fim da brincadeira, peça que os alunos voltem a se sentar e refaça a última pergunta.
  • Diga: Today we’re going to read a fact file about Qatar. Then, we’re going to write a fact file about another country.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Após ter contextualizado o tema da aula, mostre para a turma ou escreva no quadro o objetivo desta aula.
  • Explique que a aula será focada na produção escrita de uma ficha informativa em que os alunos devem usar pronomes relativos para falar sobre algum país.

Tempo sugerido: 14 minutos

Propósito: Ler uma ficha informativa sobre o Qatar.

Expectativa: Que os alunos percebam os aspectos de uma ficha informativa, tanto no que diz respeito à intenção comunicativa do gênero quanto à estrutura do texto.

Orientações:

  • Mostre o slide ou escreva no quadro: 29 interesting facts about Qatar.
  • Pergunte: Have you ever heard about this country? Where is it located? (Ss: Asia.) Today we’re going to read a fact file about Qatar. There are 29 facts about this country in this file. Before reading, discuss what you think you’ll find out about it in pairs.
  • Deixe que os alunos discutam por no máximo dois minutos. Ao fim, convide um ou dois alunos para compartilhar suas ideias.
  • Então diga: Now let’s check if your guesses are right.
  • Distribua uma cópia do texto por dupla e peça que leiam em silêncio em até dez minutos. Lembre-os que não é necessário que entendam todo o vocabulário presente, mas que consigam ter uma compreensão geral do texto. Você pode também disponibilizar dicionários para os alunos usarem durante a leitura.
  • Depois de ler, pergunte:

In a fact file…

  • Is the information organized in a long text or into items? (Ss: Into items.)
  • Are the facts very long and complex or simple and short? (Ss: Simple and short.)
  • Explique: This is how you write a fact file. You collect interesting and simple facts about something and organize them into items. Are all fact files about countries? (Ss: No.) Can fact files be about another topic? (Ss: Yes.) What else can they be about? Escute as ideias dos alunos e, caso eles não tenham mencionado, diga: They can be about people, food, places… anything!
  • Então prossiga para o próximo slide.

Tempo sugerido: 21 minutos

Propósito: Reconhecer e usar pronomes relativos para escrever uma ficha informativa.

Expectativa: Que os alunos escrevam sobre um assunto de que gostam através de itens. A ideia aqui é respeitar o repertório de vocabulário do aluno, assim como seu conhecimento linguístico. Não é esperado que ele escreva uma ficha tão complexa em termos linguísticos quanto a ficha de input. Espera-se que ele consiga listar fatos sobre um determinando assunto, organizando as suas ideias de acordo com a intenção comunicativa de uma ficha informativa.

Orientações:

  • Mostre as frases no slide ou imprima-o em tamanho grande o suficiente para que toda a turma possa enxergar.
  • Proponha: Read the facts and discuss in pairs: which do you think is the most interesting fact? Why?
  • Depois de poucos minutos, peça que alguns alunos dividam com a turma toda as suas contribuições.
  • Então, diga: The words in bold are relative pronouns. Why do you think they are there? Aceite as ideias dos alunos e diga: They combine pieces of information. But there are differences between them. Which of the sentences is related to people, the first or the second? (Ss: The first.) Who are the people? (Ss: Women.) Which of the sentences is related to things, the first or the second? (Ss: The second.) What is this thing? (Ss: Aladdin’s Kingdom.) The words ‘who’ and ‘which’ can be replaced by the word ‘that’. So ‘that’ can be about people or things, OK?
  • Por fim, prossiga para a terceira frase: What about the third sentence? What is it about? Os alunos podem responder que a frase é sobre o país ou sobre a língua oficial: as duas respostas estão certas. We use ‘whose’ in questions to ask who has something. For example, “Whose pencil is this?”. We also use ‘whose’ to talk about something that is associated with what we’re talking about. What is associated with Qatar in this sentence? (Ss: The official language.) We can use ‘whose’ to talk about anything.
  • Distribua a ficha de atividades e indique o #1: Complete the table in #1. Use the words in the box.
  • Antes de corrigir, peça que os alunos comparem suas respostas em duplas. Então corrija a questão no quadro.
  • Peça que os alunos repitam as frases do quadro em voz alta e, em seguida, que façam o #2 individualmente. Depois corrija as respostas coletivamente.
  • Caso você tenha pedido recortes para os alunos com antecedência, diga: Now it’s your turn! Take out your cutouts and write about your topic.
  • Se este não for o caso, diga: Now it’s your turn! Choose a topic you would like to talk about. Caso os alunos tenham dificuldades em escolher um tema, faça um recorte da atividade, sugerindo temas como esportes, disciplinas escolares ou pessoas famosas.
  • Peça que, primeiramente, os alunos completem a tabela com informações sobre o seu tópico. Se eles apresentarem dificuldades em usar os pronomes relativos, peça que outros alunos deem exemplos no quadro sobre como usá-los, contextualizando-os com os tópicos escolhidos. Você também pode trazer exemplos do uso da estrutura para ajudá-los, em particular com o pronome ‘whose’, que costuma ser o mais desafiador para os alunos.
  • Quando finalizarem a tabela, diga: Now write your fact file. Are the sentences going to be organized into paragraphs or into items? (Ss: Items.)
  • Enquanto os alunos trabalham em suas produções textuais, caminhe pela sala monitorando e garantindo que estão usando a estrutura textual correta para uma ficha informativa, com frases simples em forma de lista.
  • Depois que terminarem, divida a turma em grupos de três alunos e peça que compartilhem entre si o que produziram.
  • Por fim, recolha as produções dos alunos.

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes adquiridos durante a aula sobre pronomes relativos e sobre a escrita de uma ficha informativa.

Expectativa: Que os alunos terminem a aula sabendo reconhecer pronomes relativos, sabendo usá-los de forma inteligível em textos curtos sobre assuntos familiares.

Orientações:

  • Mostre ou imprima o slide em tamanho grande o suficiente para que todos possam enxergar.
  • Diga: This is all we’ve learned today! In pairs, read the topics and check what you’ve learned.
  • Depois da breve discussão, pergunte: Do you agree? Did you learn all of that?
  • Garanta que todos tenham percebido o que aprenderam e esclareça quaisquer dúvidas que surgirem neste momento.
  • Finalize ilustrando os tópicos do slide com exemplos das produções textuais que você recolheu dos alunos e parabenizando-os pelo trabalho.

Contents

  1. INPUT: Fact file about Qatar
  2. OUTPUT: Fact file about a certain topic

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF08LI17) Empregar, de modo inteligível, os pronomes relativos (who, which, that, whose) para construir períodos compostos por subordinação.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Isabela Sued

Mentor: Newton Murce Filho

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes