13422
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 8º ano > Leitura

Plano de aula - Leitura e comparação de notícias II

Plano de aula de Inglês com atividades para 8o ano do EF sobre Leitura e comparação de notícias II

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Nathália Gasparini

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Google Meet;
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Drive.

Opcional:
- Ferramenta de criação de quiz: Google Forms ou Quizziz.

Context
Antes do encontro síncrono, compartilhe um link com as perguntas do Context utilizando o Google Forms ou o Quizziz. Você pode exibir os resultados do Google Forms ou de outra ferramenta de criação de quizes. Conduza o debate a partir das perguntas das orientações e deixe que comentem livremente suas respostas.

Exiba o slide com a atividade de vocabulário utilizada nas atividades anteriores. Proceda de acordo com as orientações e retome as estratégias de leitura de manchetes exibindo o último slide do Context, que contextualiza a próxima leitura.

Input
Ainda no encontro, leia o texto completo, fazendo pausas para formular as perguntas de leitura com a turma, de acordo com as orientações.

Encaminhe o texto completo e divida a turma em três grupos: um grupo de alunos receberá as perguntas relacionadas ao parágrafo 1; outro, aos parágrafos 2 e 3, e o último, aos parágrafos 4 e 5. Solicite que escrevam as respostas no caderno e, antes do próximo encontro síncrono, procurem colegas do mesmo grupo (síncrona ou assincronamente) para comparar suas respostas e, se necessário, ajustá-las.

No encontro seguinte, retome as perguntas e solicite que integrantes de cada grupo leiam suas respostas. Faça a correção solicitando que os estudantes apontem, no texto, palavras, trechos e expressões que os ajudaram na formulação das respostas. Saliente que, para a próxima atividade, é importante que todos alunos tenham compreendido as respostas dos colegas.

Output
Exiba o slide e explique a tarefa. Solicite que os estudantes formem trios contendo alunos que ficaram com a análise de partes diferentes do texto. Eles devem criar um Google Docs e, conjuntamente, compartilhar suas respostas novamente para preencher a segunda coluna da tabela antes do próximo encontro síncrono.

No encontro, solicite que os trios compartilhem o resultado de suas tabelas e conduza a discussão sobre a comparação dos pontos de vista, formulando as perguntas sugeridas nas orientações.

Feedback
Para encerrar o encontro, proceda à retomada dos aprendizados de acordo com as orientações.

Convite às famílias
Os familiares podem ser convidados a ajudar os estudantes a responder ao quiz inicial a partir dos hábitos de consumo da família.

Sugestão Enviada Por: Nathália Gasparini


Código: ING8_02UND12

(EF08LI08) Analisar, criticamente, o conteúdo de textos, comparando diferentes perspectivas apresentadas sobre um mesmo assunto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura do 8º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas