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Plano de aula - Pronomes do caso reto e do caso oblíquo

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 18/11/2018
Código: ING7_07UND08

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Pronomes do caso reto e do caso oblíquo

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos sobre Subject and Object Pronouns. Veja o plano anterior aqui.

Preparação para a aula:

Imprima a quantidade necessária da atividade e do texto utilizado no input, da folha de resposta e da rubrica utilizados no output.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Cumprimente sua turma e diga qual é o objetivo da aula. Você pode apresentar esse slide ou escrever a frase no quadro. Se você utilizou o plano anterior, diga: Hello, class! Today you’re going to continue working with subject and object pronouns. Now you will use them when retelling a story.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma a imagem do slide (ele pode ser projetado ou impresso em tamanho que toda a turma consiga enxergar) e em seguida pergunte:

Which story does this image bring to your mind? Espera-se que os alunos respondam: Cinderella. Continue:

Brilliant! Let’s remember what you know about the Cinderella tale! Who are the characters? Alunos devem dizer: Stepmother, sisters, the fairy, the prince.

Confirme: That’s it! What is/are the place(s) where important facts occur? Espera-se que digam: Cinderella’s house and castle/palace.

Siga: You’re right! Can you say how the story start? Ss: The stepmother forces Cinderella to clean the house. One day Cinderella’s sisters know about a party in the castle, but the stepmother doesn’t let Cinderella go.

What is the climax? Ss: the Fairly Godmother appears and gives Cinderella a beautiful dress and shoes. She says to Cinderella: At midnight, the magic ends! Cinderella goes to the party and the prince falls in love with her. They dance all night, but at midnight Cinderella runs away and forgets a shoe.

How does the story end? Ss: the prince looks for the shoe’s owner. Every girl tries the shoe, but it only fits Cinderella’s foot.

Does this picture belong to the beginning, middle or end of the story? Ss: The end!

  • É possível que seus alunos ainda não consigam explicar toda a história em inglês. Incentive-os a usar o vocabulário que conseguem e ajude-os nas construções das frases ou na escolha das palavras sempre que necessário.

Input select-down

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler uma versão diferente do conto Cinderella.

Expectativa: Que os alunos compreendam a história e apontem elementos que diferenciam a versão apresentada da versão conhecida por eles.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Today you’re going to get to know an Irish version of Cinderella. It was written by M. Dammant and it was originally published in the 6th volume of a book collection named Folk-Lore: A Quarterly Review of Myth, Tradition, Institution, and Custom in 1895. In this version the name of Cinderella is Ashey Pelt. You will notice that this version has some differences from the version you know. Entregue aos alunos uma folha de atividades onde eles devem anotar as diferenças que notarem entre uma versão e outra. Diga: Take notes on this chart about those differences!
  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno. Se preferir, projete-o ou reproduza-o em papel metro. Em seguida, inicie uma leitura compartilhada, você lê o conto, pausando em partes que considerar importantes para esclarecer dúvidas, verificar a compreensão da turma ou chamar a atenção sobre algo. Por exemplo, leia o primeiro parágrafo, faça uma pausa e diga: In this first paragraph the author says: ‘My grandmother she told me’. The word ‘she’ is the subject pronoun. Which word does it refer to? Estudantes devem dizer: My grandmother. Pergunte: Do you think is it really necessary to use this pronoun in this sentence? Espera-se que os alunos digam que não já que a palavra a que she se refere vem logo antes dela. Explique aos alunos que este conto possui um ritmo e que o autor marca esse ritmo através da escolha das palavras ou no uso de supostas redundâncias (como trazer o pronome logo após o nome que ele deveria substituir). Também chame a atenção dos alunos para a informação trazida pelo autor neste primeiro parágrafo: ‘It is a very lucky thing to have a black ewe.’ Pergunte: What is the important information in this paragraph? Espera-se que os alunos digam: It’s a lucky thing to have a blacke ewe. É possível que os alunos desconheçam o significado da palavra ewe neste parágrafo e de outras palavras durante todo o texto. Para facilitar a compreensão durante a leitura, apresente flashcards com as imagens explicativas para estas palavras. Enfatize também o uso de expressões diferentes do convencional, como a forma negativa que aparece no quinto parágrafo: ‘The sisters they did na’ like her’. Diga: did na’ emphasises that the text is an oral narrative. Fale a expressão didn’t like fazendo com que os alunos compreendam que a pronúncia se aproxima da forma como ela foi escrita no texto. Explique também sobre o uso do prefixo a- antes dos verbos (a-running, linha 11 e a-nipping / a-clipping, linha 12). Diga: This a- is a prefix used in Old English to intensify the action. It’s not used in Modern English anymore! Remember, guys! This tale was published in 1895!
  • Quando finalizar a leitura, peça que os alunos compartilhem as diferenças encontradas entre as duas versões. Pergunte: What are the differences between Ashey Pelt and the version of Cinderella you knew? Os alunos devem ter registrado pelo menos uma das seguintes diferenças: Ashey felt unhappy because her father got married again; a black ewe helped her, not a fairy; she went to a party not to a royal ball; she used and lost silk slippers not crystal shoes; the prince found her taking care of the cows. Diga aos alunos: Ashey Pelt is one of many Cinderella versions that exist in the world. Why are there many different versions? What is your opinion about it? As respostas dos alunos serão variadas e todas podem ser consideradas válidas já que se trata de opinião. Após ouvi-los e considerar suas respostas, ressalte: A probable answer to this question is the culture where Cinderella is being told: for example, the author could change glass shoes to silk slippers because the last one is most popular in his region.

NOTA:

  • Se houver tempo, após o momento da leitura compartilhada, leia novamente o conto, desta vez sem pausas, usando a entonação e ritmo adequados a fim de que os alunos percebam este aspecto.
  • No plano anterior, a habilidade sobre o uso dos pronomes pessoais foi trabalhada de forma mais aprofundada. Caso não tenha utilizado o plano anterior, dê ênfase a isto no momento da leitura compartilhada.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Output select-down

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Reescrever o conto lido.

Expectativa: Que os alunos consigam recontar a estória lida e que utilizem os pronomes do caso reto e oblíquo em seu texto.

Orientações:

  • Pergunte a turma: Few minutes ago, you didn’t know this version of Cinderella. Now you have the opportunity to retell this story! In your opinion, what is the importance of retelling a story? As respostas serão variadas. Como é a opinião do aluno, todas podem ser consideradas válidas.
  • Instrua-os: You’re going to write a retelling of this Irish story. To retell a story it’s necessary to be true to the original version. Don’t create new situations! Just tell the facts! But what are the important things to say when retelling it? Do you remember what you did in the beginning of our class? Espera-se que os alunos citem que falaram sobre os personagens, o local onde se passa a história e sobre o início, meio e fim dela. Se assim fizerem, parabenize-os e apresente o slide acima. Ele será utilizado como guia para os alunos realizarem a atividade. Diga aos alunos que eles realizarão esta atividade em pares. Você pode determinar os pares ou permitir que eles se agrupem. Diga: Talk to your friend about what you think is important to say. Follow the topics presented on the slide. Peça aos alunos que façam as anotações e o rascunho do que querem escrever no caderno. Relembre-os sobre o uso de conectores (veja aqui um plano de aula sobre o tema) para ligar uma frase a outra e também de utilizar o pronome adequado para a função de sujeito ou objeto na frase.
  • Estabeleça 10 minutos para que os alunos tenham esse momento de conversa e elaboração do roteiro/rascunho do que desejam relatar sobre o conto lido. Quando o tempo estabelecido findar, entregue a folha de resposta e diga: Write your final version on this sheet. When you finish, swap your text with another pair of students. Peça que cada par leia a história recontada por outros colegas e a avaliem de acordo com esta rubrica. Em seguida, eles devem conversar sobre a pontuação dada para a recontagem do colega.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: revisar o que aprenderam no dia

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de pontuar o que aprenderam nesta aula.

Orientações:

  • Para finalizar, revise com os alunos o que foi aprendido nesta aula. Pergunte: What have you learned today? Espera-se que os alunos sejam capazes de citar um dos itens apresentados no slide. Você também pode apresentar o slide e perguntar aos alunos: What did you learn about…? Ou Do you agree you learned …?
  • Não se esqueça de elogiá-los pelas conquistas do dia: You really did a great job today!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos sobre Subject and Object Pronouns. Veja o plano anterior aqui.

Preparação para a aula:

Imprima a quantidade necessária da atividade e do texto utilizado no input, da folha de resposta e da rubrica utilizados no output.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

Cumprimente sua turma e diga qual é o objetivo da aula. Você pode apresentar esse slide ou escrever a frase no quadro. Se você utilizou o plano anterior, diga: Hello, class! Today you’re going to continue working with subject and object pronouns. Now you will use them when retelling a story.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre para a turma a imagem do slide (ele pode ser projetado ou impresso em tamanho que toda a turma consiga enxergar) e em seguida pergunte:

Which story does this image bring to your mind? Espera-se que os alunos respondam: Cinderella. Continue:

Brilliant! Let’s remember what you know about the Cinderella tale! Who are the characters? Alunos devem dizer: Stepmother, sisters, the fairy, the prince.

Confirme: That’s it! What is/are the place(s) where important facts occur? Espera-se que digam: Cinderella’s house and castle/palace.

Siga: You’re right! Can you say how the story start? Ss: The stepmother forces Cinderella to clean the house. One day Cinderella’s sisters know about a party in the castle, but the stepmother doesn’t let Cinderella go.

What is the climax? Ss: the Fairly Godmother appears and gives Cinderella a beautiful dress and shoes. She says to Cinderella: At midnight, the magic ends! Cinderella goes to the party and the prince falls in love with her. They dance all night, but at midnight Cinderella runs away and forgets a shoe.

How does the story end? Ss: the prince looks for the shoe’s owner. Every girl tries the shoe, but it only fits Cinderella’s foot.

Does this picture belong to the beginning, middle or end of the story? Ss: The end!

  • É possível que seus alunos ainda não consigam explicar toda a história em inglês. Incentive-os a usar o vocabulário que conseguem e ajude-os nas construções das frases ou na escolha das palavras sempre que necessário.

Tempo sugerido: 15 minutos

Propósito: Ler uma versão diferente do conto Cinderella.

Expectativa: Que os alunos compreendam a história e apontem elementos que diferenciam a versão apresentada da versão conhecida por eles.

Orientações:

  • Diga aos alunos: Today you’re going to get to know an Irish version of Cinderella. It was written by M. Dammant and it was originally published in the 6th volume of a book collection named Folk-Lore: A Quarterly Review of Myth, Tradition, Institution, and Custom in 1895. In this version the name of Cinderella is Ashey Pelt. You will notice that this version has some differences from the version you know. Entregue aos alunos uma folha de atividades onde eles devem anotar as diferenças que notarem entre uma versão e outra. Diga: Take notes on this chart about those differences!
  • Entregue uma cópia do texto para cada aluno. Se preferir, projete-o ou reproduza-o em papel metro. Em seguida, inicie uma leitura compartilhada, você lê o conto, pausando em partes que considerar importantes para esclarecer dúvidas, verificar a compreensão da turma ou chamar a atenção sobre algo. Por exemplo, leia o primeiro parágrafo, faça uma pausa e diga: In this first paragraph the author says: ‘My grandmother she told me’. The word ‘she’ is the subject pronoun. Which word does it refer to? Estudantes devem dizer: My grandmother. Pergunte: Do you think is it really necessary to use this pronoun in this sentence? Espera-se que os alunos digam que não já que a palavra a que she se refere vem logo antes dela. Explique aos alunos que este conto possui um ritmo e que o autor marca esse ritmo através da escolha das palavras ou no uso de supostas redundâncias (como trazer o pronome logo após o nome que ele deveria substituir). Também chame a atenção dos alunos para a informação trazida pelo autor neste primeiro parágrafo: ‘It is a very lucky thing to have a black ewe.’ Pergunte: What is the important information in this paragraph? Espera-se que os alunos digam: It’s a lucky thing to have a blacke ewe. É possível que os alunos desconheçam o significado da palavra ewe neste parágrafo e de outras palavras durante todo o texto. Para facilitar a compreensão durante a leitura, apresente flashcards com as imagens explicativas para estas palavras. Enfatize também o uso de expressões diferentes do convencional, como a forma negativa que aparece no quinto parágrafo: ‘The sisters they did na’ like her’. Diga: did na’ emphasises that the text is an oral narrative. Fale a expressão didn’t like fazendo com que os alunos compreendam que a pronúncia se aproxima da forma como ela foi escrita no texto. Explique também sobre o uso do prefixo a- antes dos verbos (a-running, linha 11 e a-nipping / a-clipping, linha 12). Diga: This a- is a prefix used in Old English to intensify the action. It’s not used in Modern English anymore! Remember, guys! This tale was published in 1895!
  • Quando finalizar a leitura, peça que os alunos compartilhem as diferenças encontradas entre as duas versões. Pergunte: What are the differences between Ashey Pelt and the version of Cinderella you knew? Os alunos devem ter registrado pelo menos uma das seguintes diferenças: Ashey felt unhappy because her father got married again; a black ewe helped her, not a fairy; she went to a party not to a royal ball; she used and lost silk slippers not crystal shoes; the prince found her taking care of the cows. Diga aos alunos: Ashey Pelt is one of many Cinderella versions that exist in the world. Why are there many different versions? What is your opinion about it? As respostas dos alunos serão variadas e todas podem ser consideradas válidas já que se trata de opinião. Após ouvi-los e considerar suas respostas, ressalte: A probable answer to this question is the culture where Cinderella is being told: for example, the author could change glass shoes to silk slippers because the last one is most popular in his region.

NOTA:

  • Se houver tempo, após o momento da leitura compartilhada, leia novamente o conto, desta vez sem pausas, usando a entonação e ritmo adequados a fim de que os alunos percebam este aspecto.
  • No plano anterior, a habilidade sobre o uso dos pronomes pessoais foi trabalhada de forma mais aprofundada. Caso não tenha utilizado o plano anterior, dê ênfase a isto no momento da leitura compartilhada.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Tempo sugerido: 25 minutos

Propósito: Reescrever o conto lido.

Expectativa: Que os alunos consigam recontar a estória lida e que utilizem os pronomes do caso reto e oblíquo em seu texto.

Orientações:

  • Pergunte a turma: Few minutes ago, you didn’t know this version of Cinderella. Now you have the opportunity to retell this story! In your opinion, what is the importance of retelling a story? As respostas serão variadas. Como é a opinião do aluno, todas podem ser consideradas válidas.
  • Instrua-os: You’re going to write a retelling of this Irish story. To retell a story it’s necessary to be true to the original version. Don’t create new situations! Just tell the facts! But what are the important things to say when retelling it? Do you remember what you did in the beginning of our class? Espera-se que os alunos citem que falaram sobre os personagens, o local onde se passa a história e sobre o início, meio e fim dela. Se assim fizerem, parabenize-os e apresente o slide acima. Ele será utilizado como guia para os alunos realizarem a atividade. Diga aos alunos que eles realizarão esta atividade em pares. Você pode determinar os pares ou permitir que eles se agrupem. Diga: Talk to your friend about what you think is important to say. Follow the topics presented on the slide. Peça aos alunos que façam as anotações e o rascunho do que querem escrever no caderno. Relembre-os sobre o uso de conectores (veja aqui um plano de aula sobre o tema) para ligar uma frase a outra e também de utilizar o pronome adequado para a função de sujeito ou objeto na frase.
  • Estabeleça 10 minutos para que os alunos tenham esse momento de conversa e elaboração do roteiro/rascunho do que desejam relatar sobre o conto lido. Quando o tempo estabelecido findar, entregue a folha de resposta e diga: Write your final version on this sheet. When you finish, swap your text with another pair of students. Peça que cada par leia a história recontada por outros colegas e a avaliem de acordo com esta rubrica. Em seguida, eles devem conversar sobre a pontuação dada para a recontagem do colega.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: revisar o que aprenderam no dia

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de pontuar o que aprenderam nesta aula.

Orientações:

  • Para finalizar, revise com os alunos o que foi aprendido nesta aula. Pergunte: What have you learned today? Espera-se que os alunos sejam capazes de citar um dos itens apresentados no slide. Você também pode apresentar o slide e perguntar aos alunos: What did you learn about…? Ou Do you agree you learned …?
  • Não se esqueça de elogiá-los pelas conquistas do dia: You really did a great job today!

Contents

  1. INPUT: Ashey Pelt (Irish version of Cinderella Tale).
  2. OUTPUT: Retelling of a tale (writing).

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI19) Discriminar sujeito de objeto utilizando pronomes a eles relacionados.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


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