13415
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 6º ano > Conhecimentos linguísticos

Plano de aula - Identificar Pessoas

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar Pessoas

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Edson José Cortiano

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano: ING6_13UND01
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2667/identificar-pessoas

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Ferramentas de trocas de mensagens (WhatsApp, e-mail, Facebook)
- YouTube

Optativas:
- FlipGrid
- Zoom, Hangout
- Google Sheets/Mentimeter
- Padlet

Context
Explique aos alunos o objetivo desta aula: criar um parágrafo para fazer uma apresentação pessoal, que será utilizada para apresentar-se a um pen pal.

Para ativar os conhecimentos dos alunos, compartilhe com antecedência o vídeo Self Introduction. Peça aos alunos que ativem as Closed Captions (CC) para compreenderem o vídeo. Peça aos alunos que anotem os nomes das crianças que aparecem, a idade e o país de origem. Eles podem enviar suas respostas pelo Google Sheets ou Mentimeter ou levá-las para um encontro síncrono.

Envie também o worksheet (sem as respostas) com a revisão do Simple Present, para que os conhecimentos das estruturas gramaticais sejam reativados para a aula síncrona.

Input
Em uma aula síncrona, através do Zoom, WhatsApp ou Hangout, reveja a resposta dos alunos aos exercícios do Context. Em seguida, compartilhe a pen pal letter contida no slide e siga as instruções para explorá-la com os alunos. É importante demorar-se na análise dos textos, e ajudar os alunos a extrair as informações de forma eficiente. Para isso, você pode compartilhar sua tela e ler o texto junto com a turma, fazendo as perguntas nos lugares pertinentes e garantindo que todos tenham seu momento de fala. Converse sobre o conceito de pen palling, pergunte se eles têm amigos virtuais, como se conheceram, sobre o que conversam, se já conversaram com pessoas de fora do país. É importante também alertá-los sobre o perigo de perfis fake, de pessoas mal-intencionadas, e reforçar que toda interação deles deve ser monitorada por seus responsáveis.

Output
Compartilhe as perguntas do Output e peça aos alunos que completem a tarefa. Eles podem consultar as estruturas aprendidas durante a lesson para escrever sua introdução. Eles devem enviar suas produções através de uma plataforma de compartilhamento escolhida por vocês.

Feedback
Utilize o slide de Feedback para garantir que a aula foi um sucesso. Em uma aula síncrona, você pode pedir aos alunos que leiam suas introduções, ou você pode lê-las e os alunos devem adivinhar quem é o colega. Em uma aula assíncrona, você pode pedir aos alunos que gravem vídeos lendo suas produções ou as ilustrem com fotos de seus álbuns de família.

Convite às famílias
A criança pode convidar a família a contar um pouco sobre o aluno. Eles podem pedir uma característica para cada membro da família e criar frases como "My mom thinks I’m __________". Os resultados do projeto podem ser compartilhados em murais como o Flipgrid ou o Padlet.

Sugestão Enviada Por: Roberta Calabre


Código: ING6_13UND01

(EF06LI19) Utilizar o presente do indicativo para identificar pessoas (verbo to be) e descrever rotinas diárias.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Conhecimentos linguísticos do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

MAIS AULAS DE Inglês do 6º ano:

6º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas