Atividade para impressão - Output
Plano de Aula
Plano de aula: Replying to a text message
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Building A Repertoire
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (terceiro de 5 planos) abordando a escrita. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Propósito: Que os alunos analisem a linguagem e estrutura de mensagens de texto
Expectativa: Que os alunos entendam a adequação da linguagem ao contexto
Orientações: Antes de ler o slide, pergunte aos alunos: Do you have a cell phone? Caso possuam, faça perguntas como:
- Do you send text messages to your friends and family?
- Do you send text messages for other purposes?
- Which apps do you use to send text messages?
- Who was the last person you sent a message to?
Deixe que os alunos respondam livremente, contando quais aplicativos utilizam em seus celulares para mandar mensagens e quem foi a última pessoa a receber uma mensagem deles. Feito isso, mostre o slide e leia com os alunos cada mensagem. Ao final, faça perguntas acerca das mensagens:
- Which text was sent to someone´s mother? 1
- Which text was sent to order food? 3
- Which text was sent to confirm an appointment? 5
- Which text was sent to a friend after an encounter? 2
- Which text was sent to ask for a ride? 4
Explore com os alunos o conteúdo das mensagens e a linguagem utilizada. Faça perguntas como:
- Which text uses more formal language? (5). Why? (Because they’re talking to a medical office).
- Which text uses more informal language? (1, 2, 3) Why? (Because they are talking with friends/family)
Chame a atenção dos alunos para as palavras “ASAP”, “thx”, “bro” e “b4”. Pergunte à turma se entendem o significado de cada uma. Em seguida, diga aos alunos:
“Some people use abbreviation to write text messages. Why do we use them in text messages? Do you use any in Portuguese?”. Deixe que os alunos respondam livremente. Depois, volte às expressões contidas no slide e mostre aos alunos o significado de cada:
- ASAP = as soon as possible
- Thx = thanks
- Bro = brother
- B4 = before
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.
Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão aprender a responder a uma mensagem de texto como John fez no slide anterior.
Input
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Apresentar um modelo de troca de mensagens
Expectativa: Que os alunos entendam a estrutura da mensagem de texto em inglês e compreendam o uso dos modais can e can’t.
Créditos da imagem: Girl , Boy
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Explique aos alunos que eles irão ler uma troca de mensagens entre dois amigos: Jenna e John. Mostre o slide e leia a troca de mensagens junto com a turma. Em seguida, ou durante o texto, faça as seguintes perguntas:
- Who sent the first message? Jenna.
- Who did Jenna send a message to? John.
- Why did Jenna send a message to John? To invite him to a surprise party.
- Whose party was it? It was Kathy’s.
- When was the party going to happen? That night.
- Can John attend the party? No, because it was also his grandma’s birthday that night.
Com a troca de mensagens devidamente compreendida, faça perguntas em relação à estrutura do texto:
- What word did Jenna use to greet John? Hey.
- What word did John use to greet Jenna? Hi.
- How did Jenna close her text? With Xoxo
- What does Xoxo mean? Hugs and kisses.
- How did John say goodbye to Jenna? Talk to you later.
Volte a atenção para os verbos can e can’t. Diga aos alunos: “ Can is a modal verb. It is used to express ability or to say that something is possible”. Peça que os alunos leiam em voz alta a frase que utiliza o verbo can na mensagem de Jenna. Depois, pergunte: What does Jenna want to know? Os alunos responderão: If John can go to the surprise party. Pergunte: Can John go? Os alunos responderão: No, he can’t. Explique aos alunos que a palavra can’t é uma contração da negativa do verbo (cannot). Em seguida, passe para o próximo slide.
Input
Tempo sugerido: Continuação.
Propósito: Apresentar a mensagem de texto para a qual os alunos terão que escrever uma resposta.
Expectativa: Que os alunos entendam o conteúdo da mensagem.
Orientações:
Esta atividade tem o tempo de 7 minutos. Diga aos alunos que hoje um aluno chamado Mark recebeu uma mensagem de texto no celular dele. Leia com os alunos o slide e faça as seguintes perguntas para se assegurar de que a turma entendeu o conteúdo.
- Where did Mark go yesterday? He went to New School.
- What did he do at this school? He enrolled in their English course.
- Which days of the week do they have classes on? On Mondays, Wednesdays and Thursdays.
- Which day is the class full? The class is full on Monday.
- Which days are there spaces open for Mark? On Wednesdays and Thursdays.
- What time does the class start? It starts at 9am.
- What time does the class finish? It finishes at 11am.
- How did the New School greet Mark? With “good morning”.
- How did the New School end the text message? With “best regards”.
- Is the style of writing formal or informal? Formal. Why? Because it doesn’t have abbreviations or contractions and it comes from a school.
- How should we respond to them? Using formal or informal language? Formal.
Input
Propósito: Apresentar os horários de atividades extracurriculares para guiar a atividade do output.
Expectativa: Que os alunos compreendam o quadro de horários e identifiquem qual dia da semana poderão fazer as aulas de inglês.
Orientações: Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Entregue o handout para a turma e explique que este é o quadro de horários de Mark. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Peça aos alunos que analisem a timetable e identifiquem qual dia Mark poderá utilizar para fazer a aula de inglês (Thursday). Caso seja necessário, revise rapidamente os dias da semana com a turma. Em seguida, passe para o próximo slide.
Output
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito: Estimular os alunos a escreverem uma resposta à mensagem de texto do output.
Expectativa: Que os alunos escrevam a réplica utilizando corretamente as estruturas trabalhadas em aula.
Orientações: Explique aos alunos que agora é a hora de escrever a réplica à mensagem de texto recebida por Mark. Leia as guidelines fornecidas no slide, que também estão no handout dos alunos (que pode ser encontrado aqui), e relembre rapidamente o que cada item representa:
- A greeting (Hi, hello, good morning, good afternoon, etc)
- A sentence using “can’t” (Which day there is a class open but Mark can’t go? Wednesday)
- A sentence using “can” (Which day can Mark attend classes at New School? Thursday).
- A closing (Goodbye, thanks, see you later, regards, best regards etc)
- A signature ( Mark’s name)
Ao final, peça que os alunos compartilhem as mensagens criadas com a turma.
OBS: Caso a turma esteja avançada, no item “a sentence using can’t”, peça para que os alunos expliquem na mensagem o motivo pelo qual Mark não pode ter aulas de inglês às quartas (Why can’t he go? Because he has guitar lessons). Você também pode voltar ao slide 2 durante a atividade para que os alunos vejam as diferentes formas de abrir e fechar o texto das mensagens e tirem daí ideias para escreverem as suas.
- ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Caso haja recursos, você pode pedir que cada aluno crie uma timetable daquele dia, listando as atividades que farão após a aula. Em seguida, peça que formem duplas e cada aluno deverá mandar uma mensagem de texto de seu próprio celular para o amigo, chamando-o para algum evento em um horário determinado. Assim que receber a mensagem, o aluno deve consultar seu schedule e responder se poderá ou não comparecer a tal evento. Ao final, peça aos alunos que compartilhem a troca de mensagens com a turma.
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.
Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Facebook, Whatsapp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.
Optativas:
- Google Meet, Zoom ou Facebook (se houver a possibilidade de aula síncrona).
Nota: esta é uma adaptação pensada para aulas assíncronas, mas também pode ser feita de forma síncrona, pois as atividades se adaptam bem aos dois formatos.
Context
Aulas assíncronas: explique que o objetivo da semana será: “To respond to a text message.”
Começe a semana com uma enquete. Aqui, algumas perguntas sugeridas:
1) Do you prefer texting or calling?
2) Where do you text more? Facebook, whatsapp, instagram or snapchat.
3) Do you like to use emojis in your chats?
4) What emojis do you use?
5) Do you know any abbreviations in English? For example: LOL.
Opcional: crie uma enquete usando o Google Forms, Mentimenter ou Survey Monkey. Em aulas síncronas, pode criá-la diretamente no Skype ou no Zoom, que têm esse opção.
Input
Em outro post ou mensagem no WhatsApp, escreva um exemplo do text message do Input da aula original.
Peça para os alunos lerem as mensagens e responderem às perguntas. Você também pode enviá-las em um Google Docs ou pelo Google Forms.
Read the text message and response and answer the questions:
1. Why is Jenna writing to John?
a) To wish her a happy birthday
b) To invite her to Kathy’s birthday party
c) To say thank you for the invitation.
2. When he says “Let me know if you can make it.” it means:
a) He wants an answer to the invitation
b) He doesn’t want her to go.
c) Have a nice day!
3. Can John go to the birthday party?
a) Yes.
b) No.
c) Maybe.
4. What does XOXO mean in the first text message?
a) I love you.
b) Kisses and hugs.
c) Goodbye!
Peça aos alunos que enviem suas respostas em mensagem privada.
Por fim, escreva outro post ou envie um áudio no WhatsApp com as respostas às perguntas.
Nota: em aula assíncrona, dê um tempo para eles responderem e peça a participação individual dos alunos, ou os coloque em breakout rooms para responderem às perguntas em grupos de 3 ou 4 pessoas. Por fim, revise junto com os alunos as respostas.
Output
Os alunos responderão a text message. É recomendado que primeiro eles enviem as resposta a você como mensagem privada, pois, assim, poderão corrigir qualquer erro. Por fim, eles enviarão suas respostas no post no Facebook ou no grupo de WhatsApp.
Nesta aula, é bem importante dar acompanhamento aos alunos com um feedback constante. Dê um tempo limitado para enviarem seus Outputs; por exemplo, sugira que todos façam o Output ao mesmo tempo, em um dia e hora específicos (como se estivessem na aula presencial).
Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: Great job this week everyone! This week, you read and analyzed a text message and wrote a text message in response to a birthday party invitation. What did you learn this week? Some expressions and phrases you used in your story were: I’m sorry, I can’t go. or Ah, I would love to go.
Os alunos podem responder no chat, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana, ou podem responder ao post de um dos colegas.
Convite às famílias
Diga aos alunos para pedirem a ajuda dos pais ou de outros familiares que souberem um pouco de inglês na hora de fazer o Input e o Output.
Contents
- INPUT: Examples of text messages and a dialogue through SMS
- OUTPUT: Writing a reply based on a text message received and a timetable
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Roberta Calabre
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes