13413
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Replying to a text message

POR: Roberta Ventura Calabre 18/11/2018
Código: ING6_12UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Replying to a text message

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência (terceiro de 5 planos) abordando a escrita. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Que os alunos analisem a linguagem e estrutura de mensagens de texto

Expectativa: Que os alunos entendam a adequação da linguagem ao contexto

Orientações: Antes de ler o slide, pergunte aos alunos: Do you have a cell phone? Caso possuam, faça perguntas como:

  • Do you send text messages to your friends and family?
  • Do you send text messages for other purposes?
  • Which apps do you use to send text messages?
  • Who was the last person you sent a message to?

Deixe que os alunos respondam livremente, contando quais aplicativos utilizam em seus celulares para mandar mensagens e quem foi a última pessoa a receber uma mensagem deles. Feito isso, mostre o slide e leia com os alunos cada mensagem. Ao final, faça perguntas acerca das mensagens:

  • Which text was sent to someone´s mother? 1
  • Which text was sent to order food? 3
  • Which text was sent to confirm an appointment? 5
  • Which text was sent to a friend after an encounter? 2
  • Which text was sent to ask for a ride? 4

Explore com os alunos o conteúdo das mensagens e a linguagem utilizada. Faça perguntas como:

  • Which text uses more formal language? (5). Why? (Because they’re talking to a medical office).
  • Which text uses more informal language? (1, 2, 3) Why? (Because they are talking with friends/family)

Chame a atenção dos alunos para as palavras “ASAP”, “thx”, “bro” e “b4”. Pergunte à turma se entendem o significado de cada uma. Em seguida, diga aos alunos:

“Some people use abbreviation to write text messages. Why do we use them in text messages? Do you use any in Portuguese?”. Deixe que os alunos respondam livremente. Depois, volte às expressões contidas no slide e mostre aos alunos o significado de cada:

  • ASAP = as soon as possible
  • Thx = thanks
  • Bro = brother
  • B4 = before

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula com a turma.

Orientações: Explique aos alunos que, na aula de hoje, eles irão aprender a responder a uma mensagem de texto como John fez no slide anterior.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar um modelo de troca de mensagens

Expectativa: Que os alunos entendam a estrutura da mensagem de texto em inglês e compreendam o uso dos modais can e can’t.

Créditos da imagem: Girl , Boy

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 10 minutos. Explique aos alunos que eles irão ler uma troca de mensagens entre dois amigos: Jenna e John. Mostre o slide e leia a troca de mensagens junto com a turma. Em seguida, ou durante o texto, faça as seguintes perguntas:

  • Who sent the first message? Jenna.
  • Who did Jenna send a message to? John.
  • Why did Jenna send a message to John? To invite him to a surprise party.
  • Whose party was it? It was Kathy’s.
  • When was the party going to happen? That night.
  • Can John attend the party? No, because it was also his grandma’s birthday that night.

Com a troca de mensagens devidamente compreendida, faça perguntas em relação à estrutura do texto:

  • What word did Jenna use to greet John? Hey.
  • What word did John use to greet Jenna? Hi.
  • How did Jenna close her text? With Xoxo
  • What does Xoxo mean? Hugs and kisses.
  • How did John say goodbye to Jenna? Talk to you later.

Volte a atenção para os verbos can e can’t. Diga aos alunos: “ Can is a modal verb. It is used to express ability or to say that something is possible”. Peça que os alunos leiam em voz alta a frase que utiliza o verbo can na mensagem de Jenna. Depois, pergunte: What does Jenna want to know? Os alunos responderão: If John can go to the surprise party. Pergunte: Can John go? Os alunos responderão: No, he can’t. Explique aos alunos que a palavra can’t é uma contração da negativa do verbo (cannot). Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: Continuação.

Propósito: Apresentar a mensagem de texto para a qual os alunos terão que escrever uma resposta.

Expectativa: Que os alunos entendam o conteúdo da mensagem.

Orientações:

Esta atividade tem o tempo de 7 minutos. Diga aos alunos que hoje um aluno chamado Mark recebeu uma mensagem de texto no celular dele. Leia com os alunos o slide e faça as seguintes perguntas para se assegurar de que a turma entendeu o conteúdo.

  • Where did Mark go yesterday? He went to New School.
  • What did he do at this school? He enrolled in their English course.
  • Which days of the week do they have classes on? On Mondays, Wednesdays and Thursdays.
  • Which day is the class full? The class is full on Monday.
  • Which days are there spaces open for Mark? On Wednesdays and Thursdays.
  • What time does the class start? It starts at 9am.
  • What time does the class finish? It finishes at 11am.
  • How did the New School greet Mark? With “good morning”.
  • How did the New School end the text message? With “best regards”.
  • Is the style of writing formal or informal? Formal. Why? Because it doesn’t have abbreviations or contractions and it comes from a school.
  • How should we respond to them? Using formal or informal language? Formal.

Propósito: Apresentar os horários de atividades extracurriculares para guiar a atividade do output.

Expectativa: Que os alunos compreendam o quadro de horários e identifiquem qual dia da semana poderão fazer as aulas de inglês.

Orientações: Esta atividade tem o tempo de 3 minutos. Entregue o handout para a turma e explique que este é o quadro de horários de Mark. Esta atividade pode ser feita individualmente ou em duplas. Peça aos alunos que analisem a timetable e identifiquem qual dia Mark poderá utilizar para fazer a aula de inglês (Thursday). Caso seja necessário, revise rapidamente os dias da semana com a turma. Em seguida, passe para o próximo slide.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Estimular os alunos a escreverem uma resposta à mensagem de texto do output.

Expectativa: Que os alunos escrevam a réplica utilizando corretamente as estruturas trabalhadas em aula.

Orientações: Explique aos alunos que agora é a hora de escrever a réplica à mensagem de texto recebida por Mark. Leia as guidelines fornecidas no slide, que também estão no handout dos alunos (que pode ser encontrado aqui), e relembre rapidamente o que cada item representa:

  • A greeting (Hi, hello, good morning, good afternoon, etc)
  • A sentence using “can’t” (Which day there is a class open but Mark can’t go? Wednesday)
  • A sentence using “can” (Which day can Mark attend classes at New School? Thursday).
  • A closing (Goodbye, thanks, see you later, regards, best regards etc)
  • A signature ( Mark’s name)

Ao final, peça que os alunos compartilhem as mensagens criadas com a turma.

OBS: Caso a turma esteja avançada, no item “a sentence using can’t”, peça para que os alunos expliquem na mensagem o motivo pelo qual Mark não pode ter aulas de inglês às quartas (Why can’t he go? Because he has guitar lessons). Você também pode voltar ao slide 2 durante a atividade para que os alunos vejam as diferentes formas de abrir e fechar o texto das mensagens e tirem daí ideias para escreverem as suas.

  • ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Caso haja recursos, você pode pedir que cada aluno crie uma timetable daquele dia, listando as atividades que farão após a aula. Em seguida, peça que formem duplas e cada aluno deverá mandar uma mensagem de texto de seu próprio celular para o amigo, chamando-o para algum evento em um horário determinado. Assim que receber a mensagem, o aluno deve consultar seu schedule e responder se poderá ou não comparecer a tal evento. Ao final, peça aos alunos que compartilhem a troca de mensagens com a turma.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Orientações: Encerre a aula com a sistematização dos conteúdos trabalhados.

Contents

  1. INPUT: Examples of text messages and a dialogue through SMS
  2. OUTPUT: Writing a reply based on a text message received and a timetable

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI14) Organizar ideias, selecionando-as em função da estrutura e do objetivo do texto                                

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Roberta Calabre

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes