Plano de aula: Jogo Volençol

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Jogos na área externa

Desdobramentos

Esta atividade pode ser repetida diversas vezes. As crianças podem convidar uma outra turma da escola para jogar o Volençol, ou até mesmo organizar um campeonato. Podem experimentar outras formas de registro de pontos e também construir gráficos sobre o campeonato, por exemplo, com os dados de número de vitórias por turma. Na construção dos gráficos experimente outros agrupamentos, como duplas ou pequenos grupos.

A partir do campeonato e dos registros podem manter um painel informativo dos jogos para acompanhamento das famílias em momentos de entrada e saída.

Engajando as famílias

Planeje com a turma uma partida de Volençol para ser realizada com os pais numa reunião ou evento da escola. Combine com as crianças a coordenação da partida no dia. Uma criança pode explicar o que é o Volençol, outra pode falar sobre as regras e assim por diante, até que a partida comece. Os times podem ser formados com pais e filhos cooperando no mesmo grupo. Essa será uma experiência muito prazerosa para todos.

Competências Gerais na BNCC

Conclua o curso online em 4h e ganhe um certificado!

COMEÇAR AGORA