As crianças vão vivenciar brincadeiras geralmente realizadas na área externa (quintal ou outro espaço semelhante na escola)
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Fernanda Silvia Lionese
Mentor: Wildes Gomes de Campos
Especialista do subgrupo etário: Mônica Samia
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; o eu, o outro e o nós; corpo, gestos e movimentos.
Objetivos e códigos da Base
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Abordagem didática: As brincadeiras que envolvem jogos potencializam as aprendizagens e o desenvolvimento da criança porque permitem que elas se expressem corporalmente, desenvolvendo e tomando consciência das suas potencialidades motoras, ampliem seu repertório brincante, aprendam a conviver, a seguir regras, a lidar com vitórias e frustrações, a fazer escolhas, a pensar estrategicamente. Envolvidas em contextos lúdicos, as crianças experimentam diversas situações desafiadoras que as impulsionam a explorar movimentos corporais com diferentes complexidades, buscar alternativas, cooperar e usar uma gama de conhecimentos de naturezas diversas.
Código: EDI3_07UND01
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes