13403
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Visita ao jardim

As crianças soltam a imaginação ao imitarem formigas, grilos, borboletas e outros pequenos animais

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Karla Alessandra Santos Pereira de Souza

Visita ao jardim

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo fazendo uma aproximação com a natureza da forma como for possível no contexto domiciliar, considerando o momento que estamos vivenciando. Oportunize uma investigação produtiva para as crianças. Você pode utilizar objetos comuns de casa, como um vaso de planta.

Considere a região onde moram bem como a realidade das famílias, ajustando a proposta. Instigue a curiosidade das crianças de maneira animada, mencione a planta e pequenos bichos que podem morar nela, perguntando:
- Quais bichinhos vocês imaginam que podem viver aqui nesse vaso?

Envie os materiais pela plataforma de comunicação que esteja utilizando com as famílias ou por Whatsapp. Ao final, faça o convite:
- Que tal investigar o vaso da sua casa e descobrir os bichos que moram nele, de forma divertida com a família?

Adaptações necessárias
Convide os familiares a investigarem os vasos de plantas a procura de pequenos bichos. Se for possível, proponha que realizem a atividade em espaço externo, como quintal, varanda, sacada, etc., para terem contato com a luz do sol e se aproximarem ainda mais da natureza, como se fosse um jardim.

Durante a atividade, poderão compor outros elementos para favorecer essa brincadeira simbólica e soltar a imaginação, como: um cobertor fazendo de conta que é gramado, bonecos fazendo de conta que são outras crianças, um encosto de sofá pode ser escorregador, dentre outras ideias. Se não for possível realizar em ambiente externo, podem fazer dentro de casa e aproveitar momentos, como: observar pela janela a fresta de luz do sol entrando ou uma borboleta voando no céu lá fora. Enfatize que a criança esteja sempre acompanhada de um adulto, para a segurança dela.

Sugira às famílias
Convide os familiaes para investigarem juntos o vaso ou o espaço, instigando a curiosidade das crianças no sentido de imaginarem como os bichinhos vivem, permitindo a livre exploração (acompanhada). Oriente-os a conversarem e lembrarem as crianças sobre os cuidados com a casa do bicho, como elas poderiam cuidar deles.

Oriente os adultos a ouvirem o que as crianças pensam e sentem, acolhendo as reações e expressões delas nesse sentido. Sugira interações e, assim, se darão descobertas interessantes que poderão ser registradas e enviadas para você. Dessa forma, haverá aprendizado para ambas as partes, com descobertas que favorecem a formação de memórias afetivas que aproximam as famílias e geram segurança.

Para compartilhar com o grupo
Solicite que os familiares registrem a atividade e compartilhem com você e todas as famílias, para que todos se sintam estimulados a participarem. Reúna esse material digitalmente usando, por exemplo, o Apresentações Google (disponível aqui) e encaminhe a todos via Whatsapp ou pela plataforma que estejam utilizando.

Selecione alguns desses registros e componha uma exposição no espaço externo da escola quando retornarem às salas de aula. No retorno, converse com as crianças sobre as experiências que tiveram em casa enquanto investigam o jardim da escola, ampliando as experiências que elas tiveram. Assim, se sentirão representadas e haverá um aprofundamento das vivências, estabelecendo conexão entre os fazeres com a família e na escola. Isso tende a facilitar o retorno, trabalhando a base de memórias afetivas positivas.

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_31UND02

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

(EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.).

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas