13401
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Decidindo a leitura do dia

As crianças vão escolher entre três livros já conhecidos qual será a história do dia 

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Helena Cristina Cintra Eher

Decidindo a leitura do dia

EDI2_25UND03

Apresente a proposta
As crianças vão escolher entre três livros já conhecidos qual será a história do dia. Grave um áudio para as famílias explicando a atividade e o envie via whatsapp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando. Explique que a atividade envolverá três histórias conhecidas das crianças e a participação de demais familiares, que serão envolvidos na escolha da história a ser lida no dia. Diga a família que fique à vontade para escolher as três histórias infantis que as crianças mais gostam.

Adaptações necessárias
As famílias poderão escolher, dentre as histórias que tem em casa, três mais preferidas da criança para uma delas ser escolhida. Caso a família não disponha de livros de história em casa, ela pode pesquisar, na internet, algumas das histórias preferidas da criança, anotar os nomes para fazer a escolha.

Sugira às famílias
Oriente a família que mostre à criança os três livros ou nomes de história escolhidos e conte para ela que, neste dia, apenas uma história poderá ser contada. Sugira que a família incentive a criança a convidar os familiares da casa ou outros que não moram com ela, mas que possam ser contactados por telefone, para participar da escolha da história. No momento da escolha, oriente aos familiares que escutem as estratégias que a criança sugere para escolher apenas uma das histórias. Após a escolha da história a ser lida, oriente aos familiares que encontrem um cantinho aconchegante e um momento mais tranquilo do dia para realizar a leitura da história para a criança.

Para compartilhar com o grupo
Sugira aos familiares que registrem com fotos o momento de leitura realizado com a criança e lhe envie via whatsapp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando. Ao receber os registros, parabenize a família pelo engajamento e incentive que, se possível, possam fazer um momento de leitura diário com a criança.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_25UND03

(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EF04) Formular e responder perguntas sobre fatos da história narrada, identificando cenários, personagens e principais acontecimentos.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas