13398
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Brincando com rimas

Com base em parlendas conhecidas, as crianças irão jogar com as palavras e tentar rimá-las.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Danielle Moreira de Oliveira

Brincando com rimas

Apresente a proposta
Com base em parlendas conhecidas, as crianças devem jogar com as palavras e tentar rimá-las na companhia dos familiares. Grave um áudio para as famílias e o envie via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.

Nele, explique a atividade com as parlendas e rimas e diga que este deve ser um momento de descontração em família, envolvendo uma brincadeira com as palavras, já que parlendas populares serão utilizadas. Envie um conjunto de parlendas (disponível aqui) para que as famílias possam utilizar na brincadeira com as crianças

Adaptações necessárias
As famílias podem baixar o arquivo das parlendas que você enviou, imprimir para facilitar a leitura ou ler no próprio celular, caso não tenham como fazer a impressão. Se preferir, também podem pesquisar as parlendas sugeridas na internet, na apresentação em vídeo.

Sugira às famílias
Sugira que os familiares da casa brinquem com as crianças de rimar palavras a partir das parlendas que você enviou. Oriente que a brincadeira deve ser realizada em um momento em que todos estejam mais tranquilos e podem se envolver na atividade.

Para demonstrar para as crianças a brincadeira com rimas, oriente que utilizem uma das parlendas, de modo que outro adulto possa completar as frases com as palavras que rimam e que estão faltando. Depois, oriente que convidem as crianças a fazerem a atividade e utilizarem todas as parlendas sugeridas.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares filmem o momento de uma das brincadeiras com parlendas em que todos estão envolvidos e participando. Peça para te enviarem os registros via Whatsapp ou outra plataforma de comunicação que a rede esteja utilizando.

Dê devolutivas para as famílias, parabenizando pelo engajamento na proposta, e valorize essa participação compartilhando os vídeos com a turma, destacando o envolvimento de todos.

Sugestão Enviada Por: Vládia Pires


Código: EDI2_23UND03

(EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

(EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

(EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas