9776
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Geometria

Plano de aula - Agrupando sólidos

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Katiene Santos Paes

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Katiene Santos Paes

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA16 - EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  1. Identificar as características que diferenciam um poliedro de um corpo redondo.
  2. Compreender a diferença entre um poliedro e um corpo redondo.
  3. Analisar as propriedades comuns e diferenças entre figuras tridimensionais.

Conceito-chave

Diferenças e semelhanças entre sólidos.

Recursos necessários

Sólidos geométricos, lápis, borracha e caderno.


Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Rola ou não rola select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente as figuras tridimensionais à turma, deixe que eles analisem e levantem suas hipóteses.

Propósito: Analisar as características de cada objeto e levantar hipóteses sobre quais rolam e quais não rolam.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras tridimensionais vocês acham que rolam? Por quê?
  • Quais não rolam? Por quê?

Comprovando hipóteses select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Separe previamente diferentes sólidos geométricos (pirâmides, prismas, sólidos de Platão, corpos redondos). Peça que os alunos analisem e digam se eles rolam ou não rolam e depois lance-os sobre uma superfície plana (utilize uma mesa ou o próprio chão da sala) para que comprovem suas respostas.

Propósito: Comprovar através da experiência os objetos que rolam ou não rolam, identificando quais as características comuns observáveis entre eles.

Discuta com a turma:

  • O resultado obtido foi o mesmo que o esperado?
  • O que fez com que os sólidos rolassem? Por que alguns sólidos não rolaram?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Diferenças e semelhanças entre os sólidos geométricos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos conversem e criem suas próprias definições sobre as diferenças e semelhanças de cada sólidos. Em seguida, socialize com a turma os resultados obtidos na discussão entre as duplas para que só então, seja definido o conceito de poliedro e não poliedro.

Propósito: Construir as definições de semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

Como são as superfícies dos sólidos que rolam? E as superfícies dos sólidos que não rolam?

O que os sólidos que rolam apresentam em comum? E os que não rolam? Em que se assemelham?

Atividade principal - Agrupando sólidos geométricos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Após terem criado suas definições referente as semelhanças e diferenças dos sólidos, verifique se os alunos compreenderam o conceito de poliedro e não poliedro (corpo redondo). Nessa atividade ele irá organizar os sólidos em grupos de acordo com as definições já formadas, explicando seus critérios de separação.

Propósito: Agrupar sólidos geométricos classificando-os em poliedros e corpos redondos.

Discuta com a turma:

O que diferencia um poliedro de um corpo redondo?

Discussão das soluções - Definindo sólidos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.

Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.

Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.

Discuta com a turma:

Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?

Discussão das soluções - Definindo sólidos select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.

Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.

Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.

Discuta com a turma:

Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado a atividade principal.

Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.

Discuta com a turma:

  • O conceito foi compreendido?

Apresentando conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado à atividade principal.

Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.

Discuta com a turma:

  • O conceito foi compreendido?

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje na aula?

Encerramento da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje na aula?

Atividade de Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de organização dos produtos.

Essa atividade também pode ser feita utilizando mais elementos, uma sugestão é você dispor de imagens de diferentes mercadorias de supermercados.

Propósito: Relacionar objetos à sua forma geométrica espacial e agrupá-los, separando poliedros de corpos redondos.

Discuta com a turma:

Qual forma geométrica lembra cada embalagem?

Quais as possíveis formas de organizar os produtos?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Katiene Santos Paes

Mentora: Paula Massi Reis Pires

Especialista: Pricilla Mendes Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF05MA16 - EF05MA16 - Associar figuras espaciais a suas planificações (prismas, pirâmides, cilindros e cones) e analisar, nomear e comparar seus atributos.

Objetivos específicos

  1. Identificar as características que diferenciam um poliedro de um corpo redondo.
  2. Compreender a diferença entre um poliedro e um corpo redondo.
  3. Analisar as propriedades comuns e diferenças entre figuras tridimensionais.

Conceito-chave

Diferenças e semelhanças entre sólidos.

Recursos necessários

Sólidos geométricos, lápis, borracha e caderno.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente as figuras tridimensionais à turma, deixe que eles analisem e levantem suas hipóteses.

Propósito: Analisar as características de cada objeto e levantar hipóteses sobre quais rolam e quais não rolam.

Discuta com a turma:

  • Quais as figuras tridimensionais vocês acham que rolam? Por quê?
  • Quais não rolam? Por quê?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Separe previamente diferentes sólidos geométricos (pirâmides, prismas, sólidos de Platão, corpos redondos). Peça que os alunos analisem e digam se eles rolam ou não rolam e depois lance-os sobre uma superfície plana (utilize uma mesa ou o próprio chão da sala) para que comprovem suas respostas.

Propósito: Comprovar através da experiência os objetos que rolam ou não rolam, identificando quais as características comuns observáveis entre eles.

Discuta com a turma:

  • O resultado obtido foi o mesmo que o esperado?
  • O que fez com que os sólidos rolassem? Por que alguns sólidos não rolaram?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos conversem e criem suas próprias definições sobre as diferenças e semelhanças de cada sólidos. Em seguida, socialize com a turma os resultados obtidos na discussão entre as duplas para que só então, seja definido o conceito de poliedro e não poliedro.

Propósito: Construir as definições de semelhanças e diferenças entre sólidos geométricos.

Discuta com a turma:

Como são as superfícies dos sólidos que rolam? E as superfícies dos sólidos que não rolam?

O que os sólidos que rolam apresentam em comum? E os que não rolam? Em que se assemelham?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Após terem criado suas definições referente as semelhanças e diferenças dos sólidos, verifique se os alunos compreenderam o conceito de poliedro e não poliedro (corpo redondo). Nessa atividade ele irá organizar os sólidos em grupos de acordo com as definições já formadas, explicando seus critérios de separação.

Propósito: Agrupar sólidos geométricos classificando-os em poliedros e corpos redondos.

Discuta com a turma:

O que diferencia um poliedro de um corpo redondo?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.

Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.

Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.

Discuta com a turma:

Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos (slides 7 e 8).

Orientações: Verifique se os alunos conseguiram distinguir as características que diferenciam um grupo do outro e quais as propriedades comuns existentes em um mesmo grupo de sólidos. Incentive-os a explicitar à classe os agrupamentos que fizeram e justificar suas escolhas.

Ao descreverem as diferenças e semelhanças existentes, nesse momento, será possível classificar as formas geométricas em poliedros e em não poliedros de acordo com suas distinções.

Propósito: Distinguir as características que diferencia um poliedro de um corpo redondo.

Discuta com a turma:

Quais critérios podem ser estabelecidos para classificar um sólido geométrico em poliedro e em não poliedro (corpo redondo)?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado a atividade principal.

Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.

Discuta com a turma:

  • O conceito foi compreendido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente para a turma o conceito relacionado à atividade principal.

Propósito: Compreender o conceito de poliedro e corpo redondo.

Discuta com a turma:

  • O conceito foi compreendido?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje na aula?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Socialize com o grupo quais conhecimentos foram adquiridos na aula.

Propósito: Compartilhar os conhecimento adquirido na aula.

Discuta com a turma:

  • O que aprendemos hoje na aula?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Deixe que os alunos elaborem seus próprios critérios de organização dos produtos.

Essa atividade também pode ser feita utilizando mais elementos, uma sugestão é você dispor de imagens de diferentes mercadorias de supermercados.

Propósito: Relacionar objetos à sua forma geométrica espacial e agrupá-los, separando poliedros de corpos redondos.

Discuta com a turma:

Qual forma geométrica lembra cada embalagem?

Quais as possíveis formas de organizar os produtos?

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 5º ano :

Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem representação de deslocamentos no plano cartesiano, Identificação de ângulos retos e não retos, Análise de figuras planas e suas propriedades, Classificação e representação de figuras não planas e Ampliação e redução de figuras poligonais.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF05MA16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Curso relacionado ao Plano

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano