Inspirados pela obra de Joan Miró, as crianças irão explorar cores e tintas.
Apresente a proposta
Inspirados pela obra de Joan Miró, as crianças irão explorar cores e tintas. Pesquise algumas imagens das obras “Bailarina II”, “Cão latindo para a lua” e “O ouro do azure”, do pintor Joan Miró, e as envie para as famílias via WhatsApp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando. Por áudio, oriente sobre a atividade, explicando que as imagens serão utilizadas para inspirar as crianças em suas pinturas.
Adaptações necessárias
Sugira que as imagens possam ser impressas para uma melhor apreciação e exploração das crianças, mas que, se a impressão não for possível, as imagens poderão ser apresentadas no computador, tablet ou celular. A indicação é utilizar as tintas disponíveis em casa, de diversas cores, ou tintas caseiras, feitas à base de alimentos como beterraba e cenoura. Além disso, é sugirido que um ambiente da casa possa ser preparado para a pintura. A pintura poderá ser realizada em folhas mais durinhas, como papel 40kg ou papéis pardos reutilizados de embalagens.
Sugira às famílias
Com as imagens em mãos, sugira à família que as apresente para a criança, uma a uma, despertando o olhar para as cores e os detalhes das obras. Depois de explorar as imagens das obras, oriente que os familiares convidem a criança para ir ao espaço organizado para a pintura. Durante a pintura, oriente aos familiares que incentivem a criança a pintar como desejar – pintar tudo, metade, escolher se quer de uma cor só, se quer manchado –, de modo que a criança se sinta livre para criar inspirada nas obras que lhe foram apresentadas.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que os familiares tirem uma foto da obra da criança e a compartilhem com você via WhatsApp ou outra plataforma que a rede esteja utilizando, contando também um pouco sobre as escolhas das crianças. À medida que os registros chegarem, dê devolutivas a elas, valorizando suas ações e criatividade.
Sugestão Enviada Por: Vládia Pires
Código: EDI2_21UND02
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes