Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Retome algumas estratégias possíveis para calcular uma fração de uma medida. Leve os alunos a perceber que, ao deslocar de uma unidade superior para outra imediatamente inferior, devemos multiplicar a medida por 10. Portanto, para transformar 1 metro em centímetros, deslocamos a medida para duas unidades inferiores. Assim, o metro precisou ser repartido em cem pedaços de tamanhos iguais.
Propósito: Retomar conhecimentos prévios necessários para avançar no desenvolvimento das aprendizagens propostas nessa aula.
Discuta com a turma:
- Quantos centímetros há em 1 metro? Qual a importância de existirem outras unidades de medida menores que o metro?
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Permita que os alunos leiam silenciosamente o problema. Em seguida, peça para que socializem aquilo que compreenderam. Então, faça uma leitura em voz alta para toda a turma pedindo para que repensem ou confirmem aquilo que entenderam. Pergunte aos alunos sobre que informações são importantes para a compreensão da situação apresentada e discuta com eles sobre o significado de cada uma dessas informações. Se achar necessário, o professor pode distribuir garrafas de refrigerante de 2 L e copos descartáveis de 200 ml e de 250 ml para que possam manipular o problema de forma concreta. Deixe que descubram, por meio de estratégias próprias, qual será a medida de cada copo em litros ou em mililitros.
Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.
Discuta com a turma:
- O que vocês entenderam da situação apresentada.?
- Que informações fornecidas no problema são importantes para solucioná-lo?
- O que precisamos descobrir para começar a solucionar o problema?
- Para Guilherme, o que seria levar vantagem ao distribuir o refrigerante?
- Existe algum problema em querer levar vantagem? Que problemas podem surgir quando uma pessoa pensa em levar vantagem no dia a dia?
- Quais podem ser as possíveis consequências caso Guilherme escolha uma opção errada?
- Sem fazer cálculos no papel, vocês saberiam dizer quanto seria ¼ de um litro e ? de um litro?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientação: Peça para os alunos registrarem os cálculos e estratégias utilizadas para chegar a essa resposta. Para solucionar essas questões, é preciso resolver outras que não são pedidas, mas que são fundamentais para responder às questões dadas no problema: qual a medida de cada copo, quanto cada um ganhará em cada opção, quanto sobrará para Guilherme em cada opção? Se os alunos sentirem dificuldades, essas e outras questões podem ser utilizadas para levar os alunos à atividade matemática sem reduzir seu esforço produtivo.
Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Incentive os alunos a explicar, com suas próprias palavras, o que deve ser feito para solucionar o problema. Peça para que listem questões que não foram pedidas no problema, mas que são essenciais resolver para poder encontrar soluções para as questões dadas.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discuta com os alunos:
- Em qual desses copos cabe mais refrigerante? E em qual cabe menos?
- Qual copo é melhor escolher quando se tem o objetivo de sobrar mais refrigerante na garrafa, um copo maior ou um copo menor?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Relembre os alunos sobre o significado das notações fracionárias para que possam pensar sobre como utilizar suas partes para encontrar frações de uma quantidade. Nesse sentido, deve ficar claro que o denominador será utilizado para dividir o todo e o numerador para indicar a quantidade de partes a serem consideradas. Várias estratégias podem ser utilizadas para encontrar os valores procurados: dividindo o todo pela fração, realizando divisões sucessivas, repartindo o litro em cem partes e distribuindo essas partes em 4 ou 5 grupos, conforme a fração procurada, etc. Explore todas as estratégias pensadas pelos alunos. Assim, perceberão que, quando não têm em mente uma estratégia traçada para solucionar um problema, o melhor a fazer é testar várias possibilidades buscando provar se a estratégia escolhida é eficiente para solucionar o problema dado.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Relembre os alunos que há outras possibilidades para escrever determinada medida: por meio de frações, por meio de decimais, por meio de notação mista (por exemplo: 1m 38 cm).
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Relembre os alunos que, sempre que houver medidas diferentes, é necessário realizar transformação dos valores para mesma unidade de medida.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita adição dos valores. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- Quantos copos de refrigerante Guilherme distribuirá ao todo?
- Como podemos fazer para descobrir a quantidade total de refrigerante distribuído utilizando copos de 250 ml?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita divisão do total de refrigerante (2 000 ml) pela capacidade de cada copo (250 ml). Explique que, a divisão foi utilizada devido ao campo conceitual ao qual a solução está recorrendo: avaliar quantas vezes 250 ml cabem em 2 000 ml. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.
Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, nada impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, ndaa impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, a partir desse slide, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- O que já sabemos até agora e o que ainda precisamos descobrir?
Discussão de soluções
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.
Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.
Discuta com a turma:
- Já que Guilherme não conseguiria levar vantagem, qual opção de copo seria melhor escolher?
Encerramento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.
Propósito: Sistematizar os conhecimentos construídos durante a aula.
Raio X
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Organize os alunos para que possam trabalhar individualmente, desse modo, o professor pode utilizar esse momento como forma de avaliar as aprendizagens individuais.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar