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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Grandezas e Medidas

Plano de aula - Frações de medidas

Plano de aula de Matemática com atividades para 5º ano do Fundamental sobre

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alexandre Tolentino de Carvalho

ESTE É UM CONTEÚDO PARA O SAEB Ver Mais >
 

Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

  1. Reconhecer frações mais usuais (1/2, 1/4, 1/5) como partes de um inteiro relacionando tais frações ao valor da medida em sua milésima parte (milímetro, mililitro, miligrama).

  1. Solucionar problemas envolvendo medidas expressas por meio de frações mais usuais.

  1. Representar frações de medidas por meio de números decimais ou por meio de unidades inferiores.

Conceito-chave

Notações fracionárias mais usuais de medidas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Barbante,
  • Fita métrica,
  • Copos descartáveis de 200 ml e 250 ml,
  • Garrafas de 2 L.


Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Retomada select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Retome algumas estratégias possíveis para calcular uma fração de uma medida. Leve os alunos a perceber que, ao deslocar de uma unidade superior para outra imediatamente inferior, devemos multiplicar a medida por 10. Portanto, para transformar 1 metro em centímetros, deslocamos a medida para duas unidades inferiores. Assim, o metro precisou ser repartido em cem pedaços de tamanhos iguais.

Propósito: Retomar conhecimentos prévios necessários para avançar no desenvolvimento das aprendizagens propostas nessa aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros há em 1 metro? Qual a importância de existirem outras unidades de medida menores que o metro?

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Permita que os alunos leiam silenciosamente o problema. Em seguida, peça para que socializem aquilo que compreenderam. Então, faça uma leitura em voz alta para toda a turma pedindo para que repensem ou confirmem aquilo que entenderam. Pergunte aos alunos sobre que informações são importantes para a compreensão da situação apresentada e discuta com eles sobre o significado de cada uma dessas informações. Se achar necessário, o professor pode distribuir garrafas de refrigerante de 2 L e copos descartáveis de 200 ml e de 250 ml para que possam manipular o problema de forma concreta. Deixe que descubram, por meio de estratégias próprias, qual será a medida de cada copo em litros ou em mililitros.

Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam da situação apresentada.?
  • Que informações fornecidas no problema são importantes para solucioná-lo?
  • O que precisamos descobrir para começar a solucionar o problema?
  • Para Guilherme, o que seria levar vantagem ao distribuir o refrigerante?
  • Existe algum problema em querer levar vantagem? Que problemas podem surgir quando uma pessoa pensa em levar vantagem no dia a dia?
  • Quais podem ser as possíveis consequências caso Guilherme escolha uma opção errada?
  • Sem fazer cálculos no papel, vocês saberiam dizer quanto seria ¼ de um litro e ? de um litro?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade principal select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça para os alunos registrarem os cálculos e estratégias utilizadas para chegar a essa resposta. Para solucionar essas questões, é preciso resolver outras que não são pedidas, mas que são fundamentais para responder às questões dadas no problema: qual a medida de cada copo, quanto cada um ganhará em cada opção, quanto sobrará para Guilherme em cada opção? Se os alunos sentirem dificuldades, essas e outras questões podem ser utilizadas para levar os alunos à atividade matemática sem reduzir seu esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Incentive os alunos a explicar, com suas próprias palavras, o que deve ser feito para solucionar o problema. Peça para que listem questões que não foram pedidas no problema, mas que são essenciais resolver para poder encontrar soluções para as questões dadas.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com os alunos:

  • Em qual desses copos cabe mais refrigerante? E em qual cabe menos?
  • Qual copo é melhor escolher quando se tem o objetivo de sobrar mais refrigerante na garrafa, um copo maior ou um copo menor?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos sobre o significado das notações fracionárias para que possam pensar sobre como utilizar suas partes para encontrar frações de uma quantidade. Nesse sentido, deve ficar claro que o denominador será utilizado para dividir o todo e o numerador para indicar a quantidade de partes a serem consideradas. Várias estratégias podem ser utilizadas para encontrar os valores procurados: dividindo o todo pela fração, realizando divisões sucessivas, repartindo o litro em cem partes e distribuindo essas partes em 4 ou 5 grupos, conforme a fração procurada, etc. Explore todas as estratégias pensadas pelos alunos. Assim, perceberão que, quando não têm em mente uma estratégia traçada para solucionar um problema, o melhor a fazer é testar várias possibilidades buscando provar se a estratégia escolhida é eficiente para solucionar o problema dado.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos que há outras possibilidades para escrever determinada medida: por meio de frações, por meio de decimais, por meio de notação mista (por exemplo: 1m 38 cm).

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos que, sempre que houver medidas diferentes, é necessário realizar transformação dos valores para mesma unidade de medida.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita adição dos valores. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos copos de refrigerante Guilherme distribuirá ao todo?
  • Como podemos fazer para descobrir a quantidade total de refrigerante distribuído utilizando copos de 250 ml?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita divisão do total de refrigerante (2 000 ml) pela capacidade de cada copo (250 ml). Explique que, a divisão foi utilizada devido ao campo conceitual ao qual a solução está recorrendo: avaliar quantas vezes 250 ml cabem em 2 000 ml. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.

Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, nada impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, ndaa impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, a partir desse slide, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • O que já sabemos até agora e o que ainda precisamos descobrir?

Discussão de soluções select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Já que Guilherme não conseguiria levar vantagem, qual opção de copo seria melhor escolher?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos construídos durante a aula.

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos para que possam trabalhar individualmente, desse modo, o professor pode utilizar esse momento como forma de avaliar as aprendizagens individuais.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

Objetivos específicos

  1. Reconhecer frações mais usuais (1/2, 1/4, 1/5) como partes de um inteiro relacionando tais frações ao valor da medida em sua milésima parte (milímetro, mililitro, miligrama).

  1. Solucionar problemas envolvendo medidas expressas por meio de frações mais usuais.

  1. Representar frações de medidas por meio de números decimais ou por meio de unidades inferiores.

Conceito-chave

Notações fracionárias mais usuais de medidas.

Recursos necessários

  • Lápis,
  • Borracha,
  • Caderno,
  • Barbante,
  • Fita métrica,
  • Copos descartáveis de 200 ml e 250 ml,
  • Garrafas de 2 L.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Retome algumas estratégias possíveis para calcular uma fração de uma medida. Leve os alunos a perceber que, ao deslocar de uma unidade superior para outra imediatamente inferior, devemos multiplicar a medida por 10. Portanto, para transformar 1 metro em centímetros, deslocamos a medida para duas unidades inferiores. Assim, o metro precisou ser repartido em cem pedaços de tamanhos iguais.

Propósito: Retomar conhecimentos prévios necessários para avançar no desenvolvimento das aprendizagens propostas nessa aula.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros há em 1 metro? Qual a importância de existirem outras unidades de medida menores que o metro?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Permita que os alunos leiam silenciosamente o problema. Em seguida, peça para que socializem aquilo que compreenderam. Então, faça uma leitura em voz alta para toda a turma pedindo para que repensem ou confirmem aquilo que entenderam. Pergunte aos alunos sobre que informações são importantes para a compreensão da situação apresentada e discuta com eles sobre o significado de cada uma dessas informações. Se achar necessário, o professor pode distribuir garrafas de refrigerante de 2 L e copos descartáveis de 200 ml e de 250 ml para que possam manipular o problema de forma concreta. Deixe que descubram, por meio de estratégias próprias, qual será a medida de cada copo em litros ou em mililitros.

Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.

Discuta com a turma:

  • O que vocês entenderam da situação apresentada.?
  • Que informações fornecidas no problema são importantes para solucioná-lo?
  • O que precisamos descobrir para começar a solucionar o problema?
  • Para Guilherme, o que seria levar vantagem ao distribuir o refrigerante?
  • Existe algum problema em querer levar vantagem? Que problemas podem surgir quando uma pessoa pensa em levar vantagem no dia a dia?
  • Quais podem ser as possíveis consequências caso Guilherme escolha uma opção errada?
  • Sem fazer cálculos no papel, vocês saberiam dizer quanto seria ¼ de um litro e ? de um litro?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientação: Peça para os alunos registrarem os cálculos e estratégias utilizadas para chegar a essa resposta. Para solucionar essas questões, é preciso resolver outras que não são pedidas, mas que são fundamentais para responder às questões dadas no problema: qual a medida de cada copo, quanto cada um ganhará em cada opção, quanto sobrará para Guilherme em cada opção? Se os alunos sentirem dificuldades, essas e outras questões podem ser utilizadas para levar os alunos à atividade matemática sem reduzir seu esforço produtivo.

Propósito: Mobilizar no aluno a atividade matemática que os possibilite a criação de estratégias e de ferramentas matemáticas de modo que consigam relacionar frações usuais utilizadas para expressar parte de uma medida as suas correspondentes medidas em unidades inferiores.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Permita que os alunos compartilhem soluções com os demais colegas de turma. Peça para identificarem semelhanças e as diferentes formas de solucionar a questão. Em seguida, passe para este slide. Nele, os alunos poderão socializar suas respostas e estratégias. Ofereça oportunidades para que os alunos possam participar, realizando conexões com problemas do cotidiano. Incentive os alunos a explicar, com suas próprias palavras, o que deve ser feito para solucionar o problema. Peça para que listem questões que não foram pedidas no problema, mas que são essenciais resolver para poder encontrar soluções para as questões dadas.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com os alunos:

  • Em qual desses copos cabe mais refrigerante? E em qual cabe menos?
  • Qual copo é melhor escolher quando se tem o objetivo de sobrar mais refrigerante na garrafa, um copo maior ou um copo menor?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos sobre o significado das notações fracionárias para que possam pensar sobre como utilizar suas partes para encontrar frações de uma quantidade. Nesse sentido, deve ficar claro que o denominador será utilizado para dividir o todo e o numerador para indicar a quantidade de partes a serem consideradas. Várias estratégias podem ser utilizadas para encontrar os valores procurados: dividindo o todo pela fração, realizando divisões sucessivas, repartindo o litro em cem partes e distribuindo essas partes em 4 ou 5 grupos, conforme a fração procurada, etc. Explore todas as estratégias pensadas pelos alunos. Assim, perceberão que, quando não têm em mente uma estratégia traçada para solucionar um problema, o melhor a fazer é testar várias possibilidades buscando provar se a estratégia escolhida é eficiente para solucionar o problema dado.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos que há outras possibilidades para escrever determinada medida: por meio de frações, por meio de decimais, por meio de notação mista (por exemplo: 1m 38 cm).

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Relembre os alunos que, sempre que houver medidas diferentes, é necessário realizar transformação dos valores para mesma unidade de medida.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita adição dos valores. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Quantos copos de refrigerante Guilherme distribuirá ao todo?
  • Como podemos fazer para descobrir a quantidade total de refrigerante distribuído utilizando copos de 250 ml?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: Para avaliar quanto sobrará de refrigerante, várias estratégias de solução podem ser apresentadas pelos alunos. Explore essas soluções permitindo que o aluno se sinta à vontade para se expressar e compartilhar seu esforço produtivo. Crie um clima de valorização do erro como etapa necessária para produção do conhecimento. Aqui foi feita divisão do total de refrigerante (2 000 ml) pela capacidade de cada copo (250 ml). Explique que, a divisão foi utilizada devido ao campo conceitual ao qual a solução está recorrendo: avaliar quantas vezes 250 ml cabem em 2 000 ml. Questione sobre que outras maneiras poderiam ser utilizadas para encontrar o valor total de refrigerante distribuído: multiplicando os valores (250 X 8), multiplicando a medida de cada copo pelo total de copos que cada um receberia (250 X 2) e em seguida multiplicando pelo total de colegas (500 X 4). Leve os alunos a perceber a necessidade de ter que comparar o valor do total de refrigerante que havia disponível com o total de refrigerante distribuído para que possa avaliar quanto sobra na garrafa.

Propósito: discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, nada impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: As mesmas estratégias serão utilizadas para avaliar a segunda situação. No entanto, ndaa impede que outras estratégias diferentes pudessem ser escolhidas, desde que sejam eficazes para encontrar resultados que possam ser comparados nas duas situações.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, a partir desse slide, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • O que já sabemos até agora e o que ainda precisamos descobrir?

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Tempo sugerido: 18 minutos.

Orientações: É preciso criar um clima em que o aluno deixe de acreditar que solucionar um problema é uma mera atividade de selecionar informações, realizar uma operação e produzir uma resposta. Nessa atividade, o aluno tem a oportunidade de encontrar resultados, interpretá-los e pensar como essas informações podem ser utilizadas para responder questões. Portanto, os alunos poderão retomar as informações encontradas nos processos anteriores analisando as questões apontadas no problema.

Propósito: Discutir com a turma as soluções produzidas pelos alunos. Discutir erros, acertos e barreiras encontradas para solucionar o problema.

Discuta com a turma:

  • Já que Guilherme não conseguiria levar vantagem, qual opção de copo seria melhor escolher?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: A aula deve ser concluída com a retomada dos principais conhecimentos pretendidos. Antes de apresentar esse slide, permita que falem o que aprenderam com a aula de hoje.

Propósito: Sistematizar os conhecimentos construídos durante a aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos para que possam trabalhar individualmente, desse modo, o professor pode utilizar esse momento como forma de avaliar as aprendizagens individuais.

Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos numa situação semelhante. Acesse aqui a resolução dessa atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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Com o plano de aula sobre grandezas e medidas os alunos aprendem medição de comprimento, capacidade, superfície, tempo e massa com unidades padronizadas, relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento e sua representação decimal, Cálculo de área e perímetro em quadrados e retângulos e relações entre as duas medições, Medição do volume de cubo e paralelepípedo.

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