13385
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Explore com as crianças pequenas o texto de parlendas já conhecidas por elas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Andréa Pinheiro Tomaz de Carvalho

Apresente a proposta
Envie para as famílias, por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação, um arquivo com o texto de uma parlenda conhecida pelas crianças (disponível aqui). Faça o convite: “Que tal usarmos essa parlenda para brincar em família?”

Adaptações necessárias
Nessa adaptação, pais e responsáveis serão convidados a brincar com uma parlenda conhecida pelas crianças e a realizar registros da parlenda e das brincadeiras.

Sugira às famílias
Sugira a pais e responsáveis que conversem com as crianças sobre como podem brincar com a parlenda. As crianças provavelmente trarão aspectos de seus repertórios construídos durante as brincadeiras na escola, como brincar de marcar o tempo no revezamento de um balanço, brincadeiras de mão, pega-pega etc. Sugira que as famílias acolham as ideias e proponham as brincadeiras sugeridas para o contexto familiar, de acordo com sua realidade, criando outras variações possíveis, como recitar utilizando vozes diferentes (alta, baixa, voz de monstro e outras). Diga que acolham as ideias das crianças para criar essas vozes. Proponha que os adultos socializem com as crianças o cartaz com parlenda e conversem sobre as rimas presentes, podendo, inclusive, recitá-la batendo palmas nas palavras que rimam. Depois, sugira que oportunizem para que as crianças façam registros como preferirem, por desenhos ou escrita espontânea das palavras, brincadeiras e rimas.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem registros das crianças contando sobre as brincadeiras realizadas, de modo que você possa dividi-los com todo o grupo via Apresentações Google (disponível aqui) ou Whatsapp, por exemplo. É esperado que, conforme você compartilhar, mais famílias se sintam estimuladas a realizar a atividade. Por isso, continue recebendo e encaminhando os resultados para o restante do grupo. 

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_21UND01

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

(EI03EF07) Levantar hipóteses sobre gêneros textuais veiculados em portadores conhecidos, recorrendo a estratégias de observação gráfica e/ou de leitura.

(EI03EF09) Levantar hipóteses em relação à linguagem escrita, realizando registros de palavras e textos, por meio de escrita espontânea.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas