13384
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Como continua a história?

Durante a leitura, as crianças são convidadas a tentar antecipar o que vai acontecer na narrativa.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta é necessário que você faça uma seleção de um livro para leitura cotidiana com o seu grupo. Selecione um livro de narrativa com a estrutura de começo, meio e fim, com acontecimentos encadeados. Leia o livro para conhecer bem a história. Perceba a série de acontecimentos do enredo e procure identificar os momentos da história nos quais você pode fazer pausas estratégicas. Tais pausas devem anteceder os momentos mais emocionantes da narrativa, permitindo que as crianças possam fazer conexões ou hipóteses do que acontecerá depois. Caso ache necessário, use uma marcação definida por você para te auxiliar a lembrar os acontecimentos mais pertinentes do livro escolhido.

Materiais:

Para esta proposta é necessário um livro para a leitura.

Espaços:

Antecipe um espaço em que o grupo de crianças se sinta confortável e acolhido para a leitura da história, considerando que elas consigam acompanhá-la com qualidade, para que possam trocar com você as hipóteses de antecipação do enredo. Pondere dividir as crianças em pequenos grupos, caso seja mais adequado para sua turma. Para tal, garanta um planejamento em que um grupo estará com você, escutando a história, e o outro estará em uma proposta que já realizam com autonomia, por exemplo, jogos de construção, brincadeiras nos cantos da sala ou uma massinha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagiram ao ser surpreendidas com a pausa na história? Tiveram pressa em propor ideias para que continuasse a leitura?

2. Quais soluções que as crianças utilizam para os enredos? Elas se repetem quando você conta a mesma história? As crianças estão acolhendo os diferentes pontos de vista para as hipóteses dos colegas?

3. As crianças solicitam que você repita a história com a mesma estratégia de antecipação?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma dificuldade individual de alguma criança, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a história com o grupo, oferecendo que ela fique mais próxima de você, se for o caso.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grupo que participará da leitura da história para se acomodar no espaço escolhido por você, dizendo que as crianças podem se sentar da forma mais confortável, pois você preparou uma história para ler.

Apresente o livro para elas, perguntando sobre detalhes da capa ou da contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas, já instigando o grupo a perceber detalhes importantes da narrativa.

O momento de apresentação do livro é um movimento importante da leitura. Ele fortalece as estratégias de leituras das crianças. Outro ponto essencial diz respeito à apresentação das características de um livro. Ações assim oferecem para as crianças, em seu cotidiano, a construção de saberes, apoiados em bons modelos leitores.

a.

Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje eu preparei uma história para ler para vocês! O livro de hoje se chama (nome do livro) e quem escreveu foi (nome do autor). Olhem a capa do livro, sobre o que vocês acham que é esta história?

2

Conte para as crianças que você começará a leitura mas, que, em alguns momentos, você fará uma parada especial para que elas tentem descobrir como a história continua.


3

Inicie a leitura e, na primeira parada planejada por você, instigue as crianças a falar como elas acham que a história continua. Acolha as hipóteses e dialogue com o grupo.

Lembre-se de que os momentos escolhidos para suspender a história estão ligados à continuidade da narrativa, você pode, portanto, brincar com o suspense, despertando no grupo o envolvimento com a leitura, por meio das reações.

Possíveis falas do professor: E agora pessoal, o que será que aconteceu? Vocês viram o que o personagem fez? Quem tem alguma ideia? Como vocês acham que ele resolveu a situação?


4

Quando perceber que o grupo já esgotou as hipóteses, retome a leitura da história e estabeleça um diálogo com as falas das crianças. Cuide para que essa parada não se prolongue, de forma que se perca a fluidez da narrativa. Equilibre os momentos de paradas e de leitura, deixando que você e que o grupo se envolvam de forma prazerosa com a narrativa.

Possíveis falas do professor: Vamos descobrir o que aconteceu? Depois de tudo que vocês falaram, estou até com medo de como continua esta história! Vou ler para vocês. Aconteceu o que vocês pensaram? Nossa, nós nem imaginávamos que o personagem iria resolver desse jeito! Será que ainda temos mais surpresas? Vamos continuar!


5

Siga a leitura até o final, fazendo as paradas que você programou. Ao terminar a história, convide as crianças para expressar como foi lê-la dessa maneira.


Para finalizar:

Ao finalizar, convide as crianças para organizar o espaço que vocês utilizaram. Caso você tenha optado por dividir o grupo, após os dois grupos terem ouvido a história, convide-os, também, para a organização da atividade em que estiveram envolvidos.

Desdobramentos

Considere repetir a proposta com diversos. livros. Há várias histórias infantis com enredos inusitados, cheias de suspenses e de mistérios. Planeje a leitura desses livros! A garotada vai amar!

Engajando as famílias

Escreva para as famílias contando essa estratégia de leitura diferente, realizada com o grupo. Proponha que as crianças levem o livro para a casa, combinando que elas compartilhem como foi a leitura da história. Uma estratégia interessante é realizar a filmagem desses momentos e, depois, compartilhá-la com as famílias, comentando a riqueza das hipóteses que as crianças constroem a partir da leitura.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 01

História sonorizada

ATIVIDADE 02

O livro começa pela capa

ATIVIDADE 04

Lendo Ilustrações

ATIVIDADE 05

Histórias com engano

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF07 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para Brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler sobre o tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Músicas que são poemas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O livro começa pela capa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Sonorizando um conto indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para fazer experiências

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo Ilustrações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Histórias com engano

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando ações para o local de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre as imagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo quadrinhos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Fazendo nosso próprio lanche: Bolo de Milho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recitando trava-línguas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cadê? Um poema de José Paulo Paes

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Rima ou Combina? Uma brincadeira com as palavras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Identificando palavras que rimam

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo biografias

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG02 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O livro começa pela capa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Queimada Abelha-rainha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo Ilustrações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pega-pega nunca três

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho com interferência

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Histórias com engano

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Intervenções no tanque de areia

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Diversidade cultural - Bumba meu boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brinquedos e brincadeiras tradicionais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um novo final para uma história conhecida

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogo de origem indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Peça teatral: Descrevendo personagens e cenários

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

As formas geométricas do nosso entorno

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Os traços marcantes da dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de Palmas - Dom Frederico

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a sonoridade das palavras

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann