13384
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Como continua a história?

Durante a leitura, as crianças são convidadas a tentar antecipar o que vai acontecer na narrativa.

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Maira Franco Tangerino

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para esta proposta é necessário que você faça uma seleção de um livro para leitura cotidiana com o seu grupo. Selecione um livro de narrativa com a estrutura de começo, meio e fim, com acontecimentos encadeados. Leia o livro para conhecer bem a história. Perceba a série de acontecimentos do enredo e procure identificar os momentos da história nos quais você pode fazer pausas estratégicas. Tais pausas devem anteceder os momentos mais emocionantes da narrativa, permitindo que as crianças possam fazer conexões ou hipóteses do que acontecerá depois. Caso ache necessário, use uma marcação definida por você para te auxiliar a lembrar os acontecimentos mais pertinentes do livro escolhido.

Materiais:

Para esta proposta é necessário um livro para a leitura.

Espaços:

Antecipe um espaço em que o grupo de crianças se sinta confortável e acolhido para a leitura da história, considerando que elas consigam acompanhá-la com qualidade, para que possam trocar com você as hipóteses de antecipação do enredo. Pondere dividir as crianças em pequenos grupos, caso seja mais adequado para sua turma. Para tal, garanta um planejamento em que um grupo estará com você, escutando a história, e o outro estará em uma proposta que já realizam com autonomia, por exemplo, jogos de construção, brincadeiras nos cantos da sala ou uma massinha.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 40 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Como as crianças reagiram ao ser surpreendidas com a pausa na história? Tiveram pressa em propor ideias para que continuasse a leitura?

2. Quais soluções que as crianças utilizam para os enredos? Elas se repetem quando você conta a mesma história? As crianças estão acolhendo os diferentes pontos de vista para as hipóteses dos colegas?

3. As crianças solicitam que você repita a história com a mesma estratégia de antecipação?


Para incluir todos:

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Caso identifique alguma dificuldade individual de alguma criança, proponha possibilidades para que ela possa acompanhar a história com o grupo, oferecendo que ela fique mais próxima de você, se for o caso.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide o grupo que participará da leitura da história para se acomodar no espaço escolhido por você, dizendo que as crianças podem se sentar da forma mais confortável, pois você preparou uma história para ler.

Apresente o livro para elas, perguntando sobre detalhes da capa ou da contracapa, imagens ou personagens que aparecem nas primeiras páginas, já instigando o grupo a perceber detalhes importantes da narrativa.

O momento de apresentação do livro é um movimento importante da leitura. Ele fortalece as estratégias de leituras das crianças. Outro ponto essencial diz respeito à apresentação das características de um livro. Ações assim oferecem para as crianças, em seu cotidiano, a construção de saberes, apoiados em bons modelos leitores.

a.

Possíveis falas do professor: Pessoal, hoje eu preparei uma história para ler para vocês! O livro de hoje se chama (nome do livro) e quem escreveu foi (nome do autor). Olhem a capa do livro, sobre o que vocês acham que é esta história?

2

Conte para as crianças que você começará a leitura mas, que, em alguns momentos, você fará uma parada especial para que elas tentem descobrir como a história continua.


3

Inicie a leitura e, na primeira parada planejada por você, instigue as crianças a falar como elas acham que a história continua. Acolha as hipóteses e dialogue com o grupo.

Lembre-se de que os momentos escolhidos para suspender a história estão ligados à continuidade da narrativa, você pode, portanto, brincar com o suspense, despertando no grupo o envolvimento com a leitura, por meio das reações.

Possíveis falas do professor: E agora pessoal, o que será que aconteceu? Vocês viram o que o personagem fez? Quem tem alguma ideia? Como vocês acham que ele resolveu a situação?


4

Quando perceber que o grupo já esgotou as hipóteses, retome a leitura da história e estabeleça um diálogo com as falas das crianças. Cuide para que essa parada não se prolongue, de forma que se perca a fluidez da narrativa. Equilibre os momentos de paradas e de leitura, deixando que você e que o grupo se envolvam de forma prazerosa com a narrativa.

Possíveis falas do professor: Vamos descobrir o que aconteceu? Depois de tudo que vocês falaram, estou até com medo de como continua esta história! Vou ler para vocês. Aconteceu o que vocês pensaram? Nossa, nós nem imaginávamos que o personagem iria resolver desse jeito! Será que ainda temos mais surpresas? Vamos continuar!


5

Siga a leitura até o final, fazendo as paradas que você programou. Ao terminar a história, convide as crianças para expressar como foi lê-la dessa maneira.


Para finalizar:

Ao finalizar, convide as crianças para organizar o espaço que vocês utilizaram. Caso você tenha optado por dividir o grupo, após os dois grupos terem ouvido a história, convide-os, também, para a organização da atividade em que estiveram envolvidos.

Desdobramentos

Considere repetir a proposta com diversos. livros. Há várias histórias infantis com enredos inusitados, cheias de suspenses e de mistérios. Planeje a leitura desses livros! A garotada vai amar!

Engajando as famílias

Escreva para as famílias contando essa estratégia de leitura diferente, realizada com o grupo. Proponha que as crianças levem o livro para a casa, combinando que elas compartilhem como foi a leitura da história. Uma estratégia interessante é realizar a filmagem desses momentos e, depois, compartilhá-la com as famílias, comentando a riqueza das hipóteses que as crianças constroem a partir da leitura.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF07 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano