Nesse jogo, as crianças são convidadas a refletir sobre os números e as quantidades por ele representadas
Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo que as crianças já conhecem muitas brincadeiras e jogos, mas como seria se aprendessem novos, para brincar em família? Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal aprendermos um jogo novo?” Conte ainda curiosidades sobre o jogo e sua origem, mostrando os materiais necessários (um tabuleiro de “Feche a caixa” para cada criança, que poderá ser impresso ou confeccionado; dois dados para cada dupla e 9 tampinhas para cada jogador) e a forma de jogá-lo.
Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para aprender um novo jogo junto com as crianças, encaminhando a sugestão do jogo “Feche a caixa”. Você pode compartilhar com as famílias as regras do jogo e gravar um vídeo ensinando a jogá-lo. O objetivo é cobrir todos os números do tabuleiro. Lança-se dois dados e a criança poderá escolher se cobrirá o número que representa os dois dados juntos ou cobrir dois números, um de cada dado. Compartilhe ainda o formato do tabuleiro (disponível aqui), que pode ser confeccionado em papel pelas famílias, e o passo a passo da construção de um dado, caso precisem.
Sugira às famílias
Convide as famílias a adaptar o jogo com os materiais que têm disponíveis, de acordo com a sua realidade, como riscar o tabuleiro no chão para aqueles que têm quintal, e fazer fichas com o números que representam as faces do dado em pequenos pedaços papel, por exemplo. Proponha que as famílias aprendam as regras e brinquem junto, se divertindo e registrando esse momento de interação. Ao final, sugira que perguntem às crianças como foi aprender um novo jogo.
Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Sugira ainda que possam ensinar para as outras famílias outros jogos com dados que conheçam, ampliando, assim, o repertório de jogos das crianças.
Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla
Código: EDI3_23UND03
(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.
(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes