13382
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Nesse jogo, as crianças são convidadas a refletir sobre os números e as quantidades por ele representadas

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Lisa Lea Barki Minkovicius

Apresente a proposta
Grave um vídeo dizendo que as crianças já conhecem muitas brincadeiras e jogos, mas como seria se aprendessem novos, para brincar em família? Envie-o por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite: “Que tal aprendermos um jogo novo?” Conte ainda curiosidades sobre o jogo e sua origem, mostrando os materiais necessários (um tabuleiro de “Feche a caixa” para cada criança, que poderá ser impresso ou confeccionado; dois dados para cada dupla e 9 tampinhas para cada jogador) e a forma de jogá-lo.

Adaptações necessárias
O professor fará um convite às famílias para aprender um novo jogo junto com as crianças, encaminhando a sugestão do jogo “Feche a caixa”. Você pode compartilhar com as famílias as regras do jogo e gravar um vídeo ensinando a jogá-lo. O objetivo é cobrir todos os números do tabuleiro. Lança-se dois dados e a criança poderá escolher se cobrirá o número que representa os dois dados juntos ou cobrir dois números, um de cada dado. Compartilhe ainda o formato do tabuleiro (disponível aqui), que pode ser confeccionado em papel pelas famílias, e o passo a passo da construção de um dado, caso precisem.

Sugira às famílias
Convide as famílias a adaptar o jogo com os materiais que têm disponíveis, de acordo com a sua realidade, como riscar o tabuleiro no chão para aqueles que têm quintal, e fazer fichas com o números que representam as faces do dado em pequenos pedaços papel, por exemplo. Proponha que as famílias aprendam as regras e brinquem junto, se divertindo e registrando esse momento de interação. Ao final, sugira que perguntem às crianças como foi aprender um novo jogo.

Para compartilhar com o grupo
Sugira que as famílias compartilhem como foi esse momento por meio de fotos ou vídeos, de modo que você possa agrupá-los e compartilhá-los com todo o grupo via WhatsApp, por exemplo. Sugira ainda que possam ensinar para as outras famílias outros jogos com dados que conheçam, ampliando, assim, o repertório de jogos das crianças.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_23UND03

(EI03ET07) Relacionar números às suas respectivas quantidades e identificar o antes, o depois e o entre em uma sequência.

(EI03EO02) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas