13380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Atividade - Exploração livre de materiais de largo alcance

Em um espaço aberto, organize "ilhas" para que as crianças brinquem à vontade.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta brincadeira é necessário que você e as crianças, de uma forma participativa, já tenham coletado com a comunidade escolar materiais para a montagem das ilhas.

Espaços:

Preveja um espaço para a roda que será realizada no início da proposta. Observe a necessidade de um espaço aberto, de preferência externo, para que as crianças possam realizar as explorações nas ilhas, trazendo riqueza e liberdade para seus movimentos exploratórios. Organize os materiais em quatro ilhas. Ilha 1: materiais que possam ser empilhados; Ilha 2: materiais reflexivos, para experimentações com luz; Ilha 3: materiais grandes nos quais as crianças possam entrar e explorar; Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras e areia. Organize os materiais, considerando uma dimensão estética para cada ilha. Ou seja, cuidando para que a disponibilização dos materiais seja cuidadosa, convidativa a intervenções e que revele uma acolhida às crianças, de tal forma que a própria ilha seja um convite para brincar e explorar.

Materiais:

Serão necessários materiais diversificados para cada uma das ilhas:

Ilha 1: latas de tamanhos parecidos, caixas de leite, caixas de ovos, carretéis de linha, caixinhas de fósforo, tampas, potes, blocos de madeira, entre outros materiais que facilitem o empilhamento;

Ilha 2: cds, dvds, papel alumínio, objetos de metal, pequenos espelhos, entre outros materiais refletores.

Ilha 3: caixas, caixotes, baldes e outros materiais em tamanhos grandes.

Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras, areia, entre outros.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram o uso de bases para empilhamento? Consideraram o tamanho e outras características dos materiais para suas composições e brincadeiras?

2. Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Brincaram individualmente, em grupo ou em duplas? Construíram composições juntas? Ajudaram umas às outras?

3. De quais formas as crianças estão comunicando suas produções, ideias e explorações?

<inicio-h1>


Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Busque estar atento às relações estabelecidas entre as crianças, propondo alternativas para melhorar a qualidade das interações e traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para sentarem com você em uma grande roda e compartilhe o propósito da atividade. Conte que elas poderão escolher uma das quatro ilhas para brincar de forma livre. Acorde com as crianças a duração da atividade e a organização dos materiais ao fim da exploração.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, hoje vocês terão quatro espaços diferentes para explorar. Vocês podem escolher um para brincar e, se quiserem, poderão trocar de grupo em seguida. Lembrando que, ao trocarem de grupo, é preciso que não misturemos os materiais das ilhas. Quando estiver faltando 10 minutos para terminar a brincadeira, avisarei vocês que está chegando a hora de encerrar. Ao final da brincadeira, iremos organizar todo o material juntos. Dessa forma poderemos brincar com os materiais novamente em outro dia.

2

Proponha que as crianças observem as ilhas e pergunte se elas conseguem identificar alguns dos objetos e as semelhanças entre os materiais de uma mesma ilha. Só depois convide as crianças para escolherem uma das ilhas para brincar.


3

Circule entre os grupos para observar e fazer registros escritos e fotográficos das explorações e expressões das crianças. Você poderá colaborar com elas, dialogando sobre suas experiências e explorações. Por exemplo, se alguém tentar empilhar alguns materiais e eles acabarem caindo, você pode se aproximar, dialogar com a criança e ajudá-la a elaborar estratégias para empilhar uma torre conjunta. Depois, você poderá se afastar e observar como a criança irá interagir com o material a partir de sua intervenção. Lembre-se de acolher positivamente as ideias e expressões das crianças, compreendendo os materiais com o sentido que elas atribuem a eles, incentivando e celebrando suas experimentações. Seja curioso em relação ao brincar e esteja atento às ações das crianças para fazer incentivos e colaborações, respeitando a autoria e pesquisas que estão fazendo em suas construções.

Possíveis ações das crianças: Um exemplo desse acolhimento e curiosidade sobre o brincar das crianças: supondo que, ao circular pelo grupo você perceba que uma das crianças está se divertindo ao usar dois espelhos. Ela começa a perceber que, ao aproximar os dois espelhos de seu rosto, sua imagem duplica e divide-se. Atentando - se a isso, você poderá perguntar: o que você está vendo? O que está acontecendo com seu reflexo? O que acha de mostrar sua descoberta para um amigo? Será que conseguimos usar mais materiais para refletir essa mesma imagem?


4

Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 10 minutos para o fim da atividade. Ao terminar esse tempo, diga que é hora de começarem a organizar os materiais.


Para finalizar:

Convide as crianças para voltar para a grande roda e compartilhar as experiências e explorações realizadas no dia. Pergunte sobre suas explorações, que materiais manusearam, como trabalharam. Instigue-as a contar o que construíram, o que notaram de interessante em algum material e o que acharam mais divertido durante a brincadeira. Traga algumas de suas observações durante a atividade, para estimular as falas das crianças.

Desdobramentos

É importante que a estratégia de ilhas de materiais para exploração livre seja utilizada mais vezes. Possibilite que as crianças explorem, investiguem e brinquem com todos os materiais e que você possa observar os grupos individualmente com mais regularidade. Também pode ser organizado um espaço permanente na sala com os materiais coletados. Dessa forma, é possível que as crianças utilizem eles nas brincadeiras cotidianas, podendo, inclusive, montar novas ilhas a partir de ideias das crianças e da classificação de materiais realizada por elas.

Engajando as famílias

Ao fim das atividades com as ilhas de exploração livre, você poderá escolher alguns dos registros fotográficos e observações sobre os momentos de brincadeira das crianças para enviar aos pais, como forma de bilhete ou integrado ao portfólio das crianças. Também é possível fazer uma exposição dos registros em um mural para a comunidade escolar. Aproveite para incentivar as famílias a continuarem contribuindo com materiais para a manutenção e diversificação do espaço.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG02 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano