13380
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Entrar ou crie uma conta

Entrar com Facebook Entrar com Facebook
Entrar com Google Entrar com Google

Esqueci minha senha

Área usuário Assine Nova Escola
Acesse conteúdos exclusivos

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Exploração livre de materiais de largo alcance

Em um espaço aberto, organize "ilhas" para que as crianças brinquem à vontade.

Plano 01 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
1. O que fazer antes? 2. O que fazer durante? 3. Desdobramentos 4. Engajando as famílias Materiais e Atividades
download Baixar plano

O que fazer antes?

Contextos prévios:

Para realizar esta brincadeira é necessário que você e as crianças, de uma forma participativa, já tenham coletado com a comunidade escolar materiais para a montagem das ilhas.

Espaços:

Preveja um espaço para a roda que será realizada no início da proposta. Observe a necessidade de um espaço aberto, de preferência externo, para que as crianças possam realizar as explorações nas ilhas, trazendo riqueza e liberdade para seus movimentos exploratórios. Organize os materiais em quatro ilhas. Ilha 1: materiais que possam ser empilhados; Ilha 2: materiais reflexivos, para experimentações com luz; Ilha 3: materiais grandes nos quais as crianças possam entrar e explorar; Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras e areia. Organize os materiais, considerando uma dimensão estética para cada ilha. Ou seja, cuidando para que a disponibilização dos materiais seja cuidadosa, convidativa a intervenções e que revele uma acolhida às crianças, de tal forma que a própria ilha seja um convite para brincar e explorar.

Materiais:

Serão necessários materiais diversificados para cada uma das ilhas:

Ilha 1: latas de tamanhos parecidos, caixas de leite, caixas de ovos, carretéis de linha, caixinhas de fósforo, tampas, potes, blocos de madeira, entre outros materiais que facilitem o empilhamento;

Ilha 2: cds, dvds, papel alumínio, objetos de metal, pequenos espelhos, entre outros materiais refletores.

Ilha 3: caixas, caixotes, baldes e outros materiais em tamanhos grandes.

Ilha 4: materiais naturais como galhos, folhas, pedras, areia, entre outros.

Tempo sugerido:

Aproximadamente 01 hora e 30 minutos.

Perguntas para guiar suas observações:

1. Quais as estratégias usadas pelas crianças para explorar os materiais? Consideraram o uso de bases para empilhamento? Consideraram o tamanho e outras características dos materiais para suas composições e brincadeiras?

2. Como as crianças interagiram durante a brincadeira? Brincaram individualmente, em grupo ou em duplas? Construíram composições juntas? Ajudaram umas às outras?

3. De quais formas as crianças estão comunicando suas produções, ideias e explorações?

<inicio-h1>


Para incluir todos:

<fim-h1>

Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender as necessidades e diferenças de cada criança ou do grupo. Busque estar atento às relações estabelecidas entre as crianças, propondo alternativas para melhorar a qualidade das interações e traçando estratégias para que uma criança ajude a outra.

O que fazer durante?

ilustracao

1

Convide as crianças para sentarem com você em uma grande roda e compartilhe o propósito da atividade. Conte que elas poderão escolher uma das quatro ilhas para brincar de forma livre. Acorde com as crianças a duração da atividade e a organização dos materiais ao fim da exploração.

Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, hoje vocês terão quatro espaços diferentes para explorar. Vocês podem escolher um para brincar e, se quiserem, poderão trocar de grupo em seguida. Lembrando que, ao trocarem de grupo, é preciso que não misturemos os materiais das ilhas. Quando estiver faltando 10 minutos para terminar a brincadeira, avisarei vocês que está chegando a hora de encerrar. Ao final da brincadeira, iremos organizar todo o material juntos. Dessa forma poderemos brincar com os materiais novamente em outro dia.

2

Proponha que as crianças observem as ilhas e pergunte se elas conseguem identificar alguns dos objetos e as semelhanças entre os materiais de uma mesma ilha. Só depois convide as crianças para escolherem uma das ilhas para brincar.


3

Circule entre os grupos para observar e fazer registros escritos e fotográficos das explorações e expressões das crianças. Você poderá colaborar com elas, dialogando sobre suas experiências e explorações. Por exemplo, se alguém tentar empilhar alguns materiais e eles acabarem caindo, você pode se aproximar, dialogar com a criança e ajudá-la a elaborar estratégias para empilhar uma torre conjunta. Depois, você poderá se afastar e observar como a criança irá interagir com o material a partir de sua intervenção. Lembre-se de acolher positivamente as ideias e expressões das crianças, compreendendo os materiais com o sentido que elas atribuem a eles, incentivando e celebrando suas experimentações. Seja curioso em relação ao brincar e esteja atento às ações das crianças para fazer incentivos e colaborações, respeitando a autoria e pesquisas que estão fazendo em suas construções.

Possíveis ações das crianças: Um exemplo desse acolhimento e curiosidade sobre o brincar das crianças: supondo que, ao circular pelo grupo você perceba que uma das crianças está se divertindo ao usar dois espelhos. Ela começa a perceber que, ao aproximar os dois espelhos de seu rosto, sua imagem duplica e divide-se. Atentando - se a isso, você poderá perguntar: o que você está vendo? O que está acontecendo com seu reflexo? O que acha de mostrar sua descoberta para um amigo? Será que conseguimos usar mais materiais para refletir essa mesma imagem?


4

Quando estiver chegando ao final da vivência, conte para as crianças que faltam 10 minutos para o fim da atividade. Ao terminar esse tempo, diga que é hora de começarem a organizar os materiais.


Para finalizar:

Convide as crianças para voltar para a grande roda e compartilhar as experiências e explorações realizadas no dia. Pergunte sobre suas explorações, que materiais manusearam, como trabalharam. Instigue-as a contar o que construíram, o que notaram de interessante em algum material e o que acharam mais divertido durante a brincadeira. Traga algumas de suas observações durante a atividade, para estimular as falas das crianças.

Desdobramentos

É importante que a estratégia de ilhas de materiais para exploração livre seja utilizada mais vezes. Possibilite que as crianças explorem, investiguem e brinquem com todos os materiais e que você possa observar os grupos individualmente com mais regularidade. Também pode ser organizado um espaço permanente na sala com os materiais coletados. Dessa forma, é possível que as crianças utilizem eles nas brincadeiras cotidianas, podendo, inclusive, montar novas ilhas a partir de ideias das crianças e da classificação de materiais realizada por elas.

Engajando as famílias

Ao fim das atividades com as ilhas de exploração livre, você poderá escolher alguns dos registros fotográficos e observações sobre os momentos de brincadeira das crianças para enviar aos pais, como forma de bilhete ou integrado ao portfólio das crianças. Também é possível fazer uma exposição dos registros em um mural para a comunidade escolar. Aproveite para incentivar as famílias a continuarem contribuindo com materiais para a manutenção e diversificação do espaço.


Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADE 02

Dançar com materiais flexíveis

ATIVIDADE 03

Brincadeiras com água

ATIVIDADE 04

Brincadeiras com latas

ATIVIDADE 05

Brincadeiras com o vento

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses) :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Banho nas bonecas

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Feche a caixa: um jogo de raciocínio com dados

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Criação de um jogo de percurso

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Fazendo rimas a partir de uma parlenda

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Jogo Volençol

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando com adereços

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincar com tecidos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Brincando de cuidar dos cabelos

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Experimentações com tintas e pigmentos naturais

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Entrevista sobre lugares de brincar no passado

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Plano Aula Relacionado por Eixo Escolhendo profissões para conhecer melhor

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Creche / Educação Infantil / Bebês

Adaptação: meu cantinho acolhedor

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparando uma cozinha para os bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Preparação do álbum dos bebês

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Brincando com personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Banho nas bonecas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Investigação das fotos do álbum dos bebês

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras no espelho

Creche / Educação Infantil / Bebês

O que eu vejo quando me olho no espelho?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Exploração com espelhos e caixas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Danças, balanços e acalantos

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dançando em dose dupla

Creche / Educação Infantil / Bebês

Dança do barulho

Creche / Educação Infantil / Bebês

Sacos sensoriais

Creche / Educação Infantil / Bebês

Onde está o objeto que estava aqui?

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com tiras de papel

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com túnel e bolinhas coloridas

Creche / Educação Infantil / Bebês

Percurso com colchões

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombra: brincadeiras com lanterna

Creche / Educação Infantil / Bebês

Brincadeiras com celofane

Creche / Educação Infantil / Bebês

Luz e sombras: Brincadeiras com lençol

Creche / Educação Infantil / Bebês

Cantigas com os nomes das crianças

Creche / Educação Infantil / Bebês

Retratos das famílias

Creche / Educação Infantil / Bebês

A identificação nas produções artísticas como marcas de identidade

Creche / Educação Infantil / Bebês

Os caminhos até o pátio

Creche / Educação Infantil / Bebês

O corredor como espaço de passagem e aprendizagens

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03EF01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pintando com carvão e café

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apreciação e produção artística

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Descobrindo lugares de brincar na região da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Cantinhos das profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo as profissões dos familiares

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogos no quintal

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos com areia e cola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ler para se orientar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhando folhas sob o efeito da luz

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre o momento do sono

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Toda família tem história

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de observação da natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre as imagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Iniciando coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Quanto tempo o tempo tem?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Marcas do tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A escrita nas brincadeiras de faz de conta

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo quadrinhos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo nosso Boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

A festa do Boi em diferentes representações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de perspectiva

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossas Comidas Favoritas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como chegamos ao álbum digital?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprimorando o desenho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como o tempo pode ser medido?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pesquisando sobre as sombras

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Acampamento na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Concluindo o livro das famílias do grupo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Construindo um roteiro

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Compartilhando descobertas em vídeo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escolhendo alguns animais para conhecer melhor

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando sobre animais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Partilha de olhares fotográficos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um álbum de dicas para crianças menores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando uma apresentação de dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Filmando descobertas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Apresentando nosso catálogo de animais brasileiros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Publicação de um vídeo das descobertas da turma

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando o catálogo de animais brasileiros

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03CG02 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com água

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como continua a história?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Expressões gráficas de experiências na natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Massageando uns aos outros

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O livro começa pela capa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Ampliando o acervo para brincar com as profissões

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Queimada Abelha-rainha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenhos e narrativas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Lendo Ilustrações

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com latas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Pega-pega nunca três

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho com interferência

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Histórias com engano

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras com o vento

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Intervenções no tanque de areia

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Diversidade cultural - Bumba meu boi

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrever nomes para o jogo da memória

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conversando com personagens da histórias

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brinquedos e brincadeiras tradicionais

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

O que mais tem na rua? Uma história contada com massinha

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Escrita de um novo final para uma história conhecida

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Jogo de origem indígena

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Peça teatral: Descrevendo personagens e cenários

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando de Boi com outras turmas da escola

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

As formas geométricas do nosso entorno

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Os traços marcantes da dança

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Recontar um conto

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincadeiras de Palmas - Dom Frederico

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: O roteiro e falas das personagens

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Nossa peça teatral: Ensaiar, convidar, apresentar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Brincando com a sonoridade das palavras

Planos de aula para desenvolver a habilidade EI03ET01 da BNCC

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração livre de materiais de largo alcance

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Explorando um lugar de brincar

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Dançar com materiais flexíveis

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

De onde vem a nossa comida?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Intervenções no tanque de areia

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Desenho de observação da natureza

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Marcas do tempo

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Exploração sensorial com Alimentos

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Invenções para todo o lado

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Fazendo nosso próprio lanche: Bolo de Milho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Enquadramento fotográfico

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Aprimorando o desenho

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Classificando elementos das coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Como o tempo pode ser medido?

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Invenções e Inventores

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Conhecendo outras formas e instrumentos de medidas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Máscaras geométricas

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

As formas geométricas do nosso entorno

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Acampamento na área externa

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Planejando uma invenção

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Organizando nosso acervo de coleções

Pré Escola / Educação Infantil / Unidade

Editando um vídeo em pequenos grupos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Educação Infantil Bebês Crianças bem pequenas Crianças pequenas

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann