13379
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Brincadeiras com água

Divididos em quatro estações, os pequenos exploram os diferentes efeitos da água ao interagir com diversos materiais.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Leiry Kelly Silva Oliveira

Brincadeiras com água

Apresente a proposta
Separe objetos que se desmancham com a água, que flutuam e afundam e que tingem a água, como papel crepom. Grave um vídeo dizendo que você teve a ideia de verificar como alguns objetos se comportam em contato com a água. A cada teste, comente sobre o que acontece e questione por que acham que os objetos se comportam dessa forma.

Envie o vídeo por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias e faça o convite:
- Que tal fazermos testes com alguns objetos em família?

Adaptações necessárias
A atividade sugere que as crianças façam testes e brinquem com a água em situações de investigação. Convide os familiares a realizarem essa investigação, escolhendo objetos que, ao entrarem em contato com água, tenham alguma das características: flutuam, amolecem, desmancham ou tingem a água. Diga para se divertirem fazendo testes com as crianças.

Sugira às famílias
Convide os familiares a incentivarem as crianças a coletarem alguns materiais para investigação. Diga para escolherem um local adequado para acontecer a investigação, que pode ser um quintal ou varanda. Explique que eles devem possibilitar que as crianças planejem, organizem o espaço, os materiais e a própria investigação.

Sugira que, antes de fazerem os testes, os adultos levantem com as crianças as hipóteses sobre os objetos coletados, de acordo com cada uma das indicações, e depois verifiquem se as estimativas iniciais estavam corretas, confrontando. Diga que, durante a atividade, as crianças poderão construir narrativas reproduzindo situações do cotidiano, criar brincadeiras ou faz de conta, como dar banho nos objetos ou imitar barquinhos, por exemplo.

Proponha que eles interajam e explorem os materiais, brincando junto com elas a partir do que constroem, deixando sempre que as narrativas das crianças orientem a investigação.

Para compartilhar com o grupo
Convide as famílias para compartilhar com você os testes que fizeram e as hipóteses que levantaram, contando se foram ou não confirmadas. É possível encaminhar os resultados para a toda a turma via Whatsapp, por exemplo, para compartilhar as experiências que as crianças tiveram com os objetos.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_30UND03

(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

(EI03ET02) Observar e descrever mudanças em diferentes materiais, resultantes de ações sobre eles, em experimentos envolvendo fenômenos naturais e artificiais.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas