As crianças vão se inspirar nas obras de artistas conhecidos para criar as próprias produções.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Josiane Souza do Porto
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Mônica Sâmia
Campos de Experiência: Traços, sons, cores e formas; escuta, fala, pensamento e imaginação; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Transversal:
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
Abordagem didática: Apreciar significa observar com maravilhamento, uma atitude muito própria da infância, por vezes pouco valorizada e estimulada pelos adultos. A educação dos saberes sensível e estético é fundamental para o desenvolvimento das crianças, pois assim elas apuram o olhar sobre o mundo, aprendendo sobre cores, formas, linhas, cheiros e texturas. Ao mesmo tempo, elas se sintonizam com as belezas naturais, valorizando-as e compreendendo os ciclos de vida, além de desenvolver uma atitude respeitosa e contemplativa com a natureza.
Código: EDI3_31UND02
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 01
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes