13378
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Pré Escola - Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Atividade - Apreciação e produção artística

As crianças vão se inspirar nas obras de artistas conhecidos para criar as próprias produções.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Josiane Souza do Porto

Apreciação e produção artística

Apresente a proposta
Envie, por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias, uma mensagem dizendo que dois artistas usam as obras para denunciar maus tratos à natureza, chamavam a atenção de todos para a importância do cuidado e da preservação dela.

Envie imagens das obras dos artistas Frans Krajcberg (disponível aqui) e Nils Udo (disponível aqui) e conte, brevemente, um pouquinho da biografia deles. Ao final, faça o convite:
- Que tal criarmos nossas próprias obras inspiradas nesses artistas?

Adaptações necessárias
Convide pais e responsáveis criarem obras de artes junto às crianças, com materiais diversos inspirados nos artistas sugeridos.

Sugira às famílias
Convide os familiares para produzirem obras com materiais diversos. Sugira alguns materiais para usarem nas criações que possam estar disponíveis em casa, como tintas, pincéis, rolinhos para pintura, canetinhas hidrográficas, gizes de cera, gizes de lousa, carvão para desenho, cola branca e colas coloridas, massa de modelar, argila, retalhos de tecidos, retalhos de papéis coloridos, botões grandes, gravetos, folhas secas, tampinhas de garrafa, rolhas diversas, barbantes, lãs ou outros tipos de fios, conchinhas, areia colorida ou natural, algodão, palitos de sorvete, entre outros.

Para o suporte, as famílias podem reutilizar pratinhos de isopor que geralmente acompanham os alimentos ou papelão. Diga para acolherem as sugestões das crianças sobre a utilização dos materiais e incentivem a criação delas. Assim, as crianças enriquecem as possibilidades expressivas e percepções sobre as obras. Sugira façam obras coletivas ou individuais, como preferirem, e que ao final dêem um nome para elas.

Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares enviarem os resultados através de fotografias, que podem ser agrupadas e compartilhadas com o grupo para a apreciação das produções. É possível encaminhá-las via Apresentações Google (disponível aqui) ou por Whatsapp, por exemplo, montando uma mostra virtual com as obras criadas. No retorno à escola, você pode imrpimí-las e montar um mural expositivo.

Sugestão Enviada Por: Nilcileni Brambilla


Código: EDI3_31UND02

(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses):

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas