13375
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Atividade - Percepção de cuidados das plantas do entorno

As plantas da escola e ao redor são motivo de curiosidade e interesse dos pequenos, que vão experimentar cuidar delas.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Adriana Mitiko do Nascimento Takeuti

Percepção de cuidados das plantas do entorno

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo demonstrando um momento de cuidado com alguma planta que você tenha em casa, como, por exemplo: afofando a terra, adubando ou colocando água. Explique o que te fez perceber ser necessário esses cuidados nesse momento e conte como encaixa isso na sua rotina. Encerre com um convite: “Que tal as crianças e as famílias cuidarem das plantas juntas aí em casa? Envie por WhatsApp ou outra plataforma de comunicação com as famílias.

Adaptações necessárias
Os cuidados com as plantas irão depender de cada realidade local. Se não tiverem nenhuma planta em casa, sugira algo que cresça rápido para que possam cuidar e replantar depois. Clique aqui e acesse algumas sugestões nesse sentido. Oriente que acompanhem sempre a criança para sua segurança e registrem os momentos enviando para você depois.

Sugira às famílias
Convide os familiares para conversarem sobre a ideia de cuidar das plantas da casa, de forma a instigar a curiosidade e aguçar o desejo de participação das crianças. Proponha que, juntos, observem a condição das plantas para perceberem quais cuidados são necessários no momento e, assim, providenciar o que for preciso, como água. Explique que, desta forma, estará promovendo a participação da criança tanto no planejamento quanto na execução do cuidado.

Sugira que ouçam a sugestões das crianças e acatem as opiniões dela, favorecendo sempre a segurança e buscando soluções para situações que surgirem. Oriente-os a interagirem com a  criança: será que já não tem água demais? Olha só o que está acontecendo, o pratinho debaixo está transbordando etc.

Assim, vão interagindo e fazendo descobertas juntos, ampliando a percepção dela. Proponha que se envolvam de forma divertida, cantando a canção “Germinar” e dançando enquanto cuidam da plantinha em casa. Situações como essas oportunizam o aprofundamento dos vínculos estáveis, que geram segurança e uma boa base emocional para os envolvidos.

Para compartilhar com o grupo
Convide os familiares a compartilhem os registros desse momento com você, relatando brevemente como foi essa vivência. Reúna e organize esse material, enviando para todos e fazendo com que outras famílias também se sintam estimuladas a participarem. Quando voltarem para as aulas presenciais, exponha o material da forma que costumam fazer na sua escola. Você poderá propor essa vivência com as plantas da escola, ampliando as descobertas a partir das experiências vividas em casa. Desta forma, os fazeres de casa se conectarão com os escolares, tendendo a funcionar como um importante apoio na transição após o período de isolamento social, no retorno ao convívio escolar.


 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI2_12UND01

(EI02ET03) Compartilhar, com outras crianças, situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses):

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

Creche / Educação Infantil / Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses)

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas