Depois de conhecer a tradicional história da Linda Rosa Juvenil, as crianças escolhem personagens, conhecem mais sobre eles e usam a imaginação para representá-los.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Marcos de Souza Machado
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Karina Rizek
Sugestão de idade: 3 anos.
Campos de Experiência: Escuta, fala, pensamento e imaginação; Corpo, Gestos e Movimentos; O Eu, o outro e o nós
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
Transversal:
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
Abordagem didática: crianças bem pequenas se interessam por histórias e levam elementos da narrativa para as brincadeiras de faz de conta, como uma forma de dar significado às pessoas, ao dia a dia e às ideias que preenchem o imaginário. O caráter atemporal e universal dessas histórias torna isso possível. Elas envolvem a criança e a faz pensar, compreender e explorar o mundo. São as brincadeiras de faz de conta que dão contextos significativos para as descobertas.
Por isso, propiciar atividades que enriqueçam o repertório de histórias clássicas (com temas universais) e incentivar as brincadeiras contribui com a ampliação e o aprofundamento das experiências vividas. Esta é uma excelente forma de favorecer novas aprendizagens.
Código: EDI2_10UND01
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EF05) Relatar experiências e fatos acontecidos, histórias ouvidas, filmes ou peças teatrais assistidos etc.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
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