13369
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

POR: Erika Christian Fernandes Pettersen 24/11/2018
Código: LPO1_05SQA03

1º ano / Língua Portuguesa / Sequência de Atividades

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre estratégia de leitura/compreensão em leitura.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas,

Materiais complementares: Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:

Informações sobre o gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Por meio desta brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Dificuldades antecipadas:

Familiarização com determinados tipos de slogan, conhecimento de mundo.

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma brincadeira chamada CAÇA AO SLOGAN.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Organize a turma em uma roda ou semicírculo.
  • Disponha no centro da roda diversas imagens de campanhas educativas e plaquinhas com os slogans de cada uma delas.
  • Converse com as crianças explicando como será a atividade da aula. Diga a elas que existem várias imagens de campanhas educativas colocadas no chão
    (centro da roda) e que a tarefa do dia será uma brincadeira de CAÇA AO SLOGAN. Recorde com elas sobre a campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, fazendo um paralelo entre as imagens dos cartazes com o slogan da campanha.
  • Nesta brincadeira um grupo de crianças por vez deverá tentar descobrir qual é o SLOGAN correto para uma determinada imagem.

Observações:

  • Selecionamos algumas campanhas de conscientização para ser trabalhadas nesta aula. Caso o professor queira trabalhar com outras campanhas,
    as imagens deverão ser preparadas anteriormente à apresentação para as crianças, ou seja, sendo retirados os slogans que as acompanham.

3- Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas, plaquinhas de papel com o slogan das campanhas digitados ou escritos à mão.

Link para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dC2xj6jEYZtPYrTWjf4S8UdFgn83gWX2aGsGMHKzFAUPtbcB25CEpyssndNd/atividade-para-impressao-campanhas-publicitarias-lp01-05sqa03.pdf

Tempo Sugerido: 38 minutos.

Orientações:

  • Após a explicação do que será a brincadeira CAÇA AO SLOGAN, o professor deverá promover o levantamento de conhecimentos prévios a respeito de cada uma das imagens, que deverão ser analisadas uma por vez pela turma, de forma coletiva, observando, descrevendo, interpretando e levantando hipóteses sobre o que tratará cada uma das campanhas (Qual será a mensagem a que esta imagem está relacionada?).
  • Poderão ser feitas perguntas, tais como: O que estão vendo nesta imagem? Sobre o que será que ela está se referindo? Sobre o que acham que ela está anunciando ou falando, para que serve? Já viram alguma imagem desta, em que local, etc.
  • Depois de analisar as imagens, divida a turma em grupos com pelo menos quatro crianças e em seguida distribua as impressões das campanhas sem slogans, disponibilizadas neste plano de aula. Imprima mais vezes uma mesma campanha, caso necessário, para garantir que todos tenham uma cópia impressa em mãos.
  • Prossiga com a leitura dos slogans: leia um por vez para fazer a leitura do texto com a ajuda das crianças e devolva-os para o centro da roda.
  • Após esta leitura, cada grupo deverá procurar a plaquinha correspondente à sua imagem, isto é, ir à CAÇA AO SLOGAN.
  • Neste momento, será preciso que o professor ajude a fazer a leitura do texto caso seja necessário.

3 - Materiais complementares:

Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:

http://www.iagro.ms.gov.br/governo-lanca-2a-campanha-do-agasalho-dos-servidores-publicos-na-terca-feira/

http://costarica.ms.gov.br/noticia/1009-saude-inicia-na-segunda-feira-20-campanha-de-vacinacao-contra-sarampo-e-paralisia-infantil.html

https://bhaz.com.br/2018/01/27/febre-amarela-macacos-rio/

https://www.aguasdelindoia.sp.gov.br/noticia/1416/fundo-social-de-aguas-de-lindoia-lanca-campanha-um-brinquedo-por-um-sorriso/

http://www.solonopole.ce.gov.br/site/noticia/426/prefeitura-de-solonopole-lanca-campanha-cidade-linda-cidade-limpa

http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/semob/educacao-para-o-transito/

https://bonfimnoticias.com/site/2017/08/25/jaguarari-vacinacao-antirrabica-acontecera-nos-meses-de-setembro-e-outubro/

http://diganaoaleishmaniose.com.br/blog/sao-caetano-promove-feira-de-adocao-de-animais-neste-sabado

http://www.saobernardo.sp.gov.br/campanhas-educativas1

https://www.matinhas.pb.gov.br/index.php/not%C3%ADcias/140-n%C3%B3s-somos-o-tr%C3%A2nsito-%E2%80%93-campanha-educativa-de-tr%C3%A2nsito.html

Orientações: continuação do slide anterior.

Orientações: continuação do slide anterior.

Orientações: continuação do slide anterior.

Orientações: continuação do slide anterior.

Orientações: continuação do slide anterior.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Utilize os momentos finais da aula para organizar um mural com as imagens e seus SLOGANS. Peça a ajuda das crianças para esta tarefa, onde deverão colar a imagem junto ao seu texto, a plaquinha com o slogan.

Reflita com a turma sobre as características deste gênero, sua estrutura e composição. Observem as partes básicas de cada campanha, levando os alunos a perceber como as imagens estão relacionadas ao texto ou vice-versa: só a imagem seria suficiente para tratar o assunto? O que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha?

Orientações: continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Orientações: Continuação do slide anterior.

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Relacionando as campanhas publicitárias aos seus slogans

Finalidade da aula: Levantar hipóteses sobre as imagens apresentadas de cada campanha publicitária  e relacionar posteriormente ao slogan de cada uma (mobilização de conhecimentos prévios; recuperação do contexto de produção; antecipações; produção de inferências; verificação).Ano:1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura.

Prática de linguagem:Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC:EF15LP02/EF15LP03/EF15LP04/EF12LP09

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

 

Sobre esta aula: Esta é terceira  aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários:  Panfletos de campanhas de conscientização diversas,

Materiais complementares: Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:  



Informações sobre o gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.

O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.

Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Por meio desta brevidade, o slogan chama a

atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.

Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.

Dificuldades antecipadas:

Familiarização com determinados tipos de slogan, conhecimento de mundo.

 

Referências sobre o assunto:

 

https://www.significados.com.br/slogan/

 

SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs.) Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011

BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

1º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

2º Ano / Língua Portuguesa / Atividade de Sistematização

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes