Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).
Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas,
Materiais complementares: Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:
Informações sobre o gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Por meio desta brevidade, o slogan chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao slogan algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Dificuldades antecipadas:
Familiarização com determinados tipos de slogan, conhecimento de mundo.
Referências sobre o assunto:
https://www.significados.com.br/slogan/
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
CAVALCANTI.;M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. (org) ELIAS.;V.M. São Paulo : Contexto,2011
BRASIL, L. F. .O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade; 2009; Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma brincadeira chamada CAÇA AO SLOGAN.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Organize a turma em uma roda ou semicírculo.
- Disponha no centro da roda diversas imagens de campanhas educativas e plaquinhas com os slogans de cada uma delas.
- Converse com as crianças explicando como será a atividade da aula. Diga a elas que existem várias imagens de campanhas educativas colocadas no chão
(centro da roda) e que a tarefa do dia será uma brincadeira de CAÇA AO SLOGAN. Recorde com elas sobre a campanha “Afaste os bichos. Lave as mãos”, fazendo um paralelo entre as imagens dos cartazes com o slogan da campanha. - Nesta brincadeira um grupo de crianças por vez deverá tentar descobrir qual é o SLOGAN correto para uma determinada imagem.
Observações:
- Selecionamos algumas campanhas de conscientização para ser trabalhadas nesta aula. Caso o professor queira trabalhar com outras campanhas,
as imagens deverão ser preparadas anteriormente à apresentação para as crianças, ou seja, sendo retirados os slogans que as acompanham.
3- Materiais necessários: Panfletos de campanhas de conscientização diversas, plaquinhas de papel com o slogan das campanhas digitados ou escritos à mão.
Desenvolvimento
Tempo Sugerido: 38 minutos.
Orientações:
- Após a explicação do que será a brincadeira CAÇA AO SLOGAN, o professor deverá promover o levantamento de conhecimentos prévios a respeito de cada uma das imagens, que deverão ser analisadas uma por vez pela turma, de forma coletiva, observando, descrevendo, interpretando e levantando hipóteses sobre o que tratará cada uma das campanhas (Qual será a mensagem a que esta imagem está relacionada?).
- Poderão ser feitas perguntas, tais como: O que estão vendo nesta imagem? Sobre o que será que ela está se referindo? Sobre o que acham que ela está anunciando ou falando, para que serve? Já viram alguma imagem desta, em que local, etc.
- Depois de analisar as imagens, divida a turma em grupos com pelo menos quatro crianças e em seguida distribua as impressões das campanhas sem slogans, disponibilizadas neste plano de aula. Imprima mais vezes uma mesma campanha, caso necessário, para garantir que todos tenham uma cópia impressa em mãos.
- Prossiga com a leitura dos slogans: leia um por vez para fazer a leitura do texto com a ajuda das crianças e devolva-os para o centro da roda.
- Após esta leitura, cada grupo deverá procurar a plaquinha correspondente à sua imagem, isto é, ir à CAÇA AO SLOGAN.
- Neste momento, será preciso que o professor ajude a fazer a leitura do texto caso seja necessário.
3 - Materiais complementares:
Poderão ser utilizados panfletos de campanhas educativas disponíveis em sua cidade, mas segue abaixo link para impressão de alguns pré-selecionados:
https://bhaz.com.br/2018/01/27/febre-amarela-macacos-rio/
http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/semob/educacao-para-o-transito/
http://diganaoaleishmaniose.com.br/blog/sao-caetano-promove-feira-de-adocao-de-animais-neste-sabado
http://www.saobernardo.sp.gov.br/campanhas-educativas1
Desenvolvimento
Orientações: continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: continuação do slide anterior.
Desenvolvimento
Orientações: continuação do slide anterior.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Utilize os momentos finais da aula para organizar um mural com as imagens e seus SLOGANS. Peça a ajuda das crianças para esta tarefa, onde deverão colar a imagem junto ao seu texto, a plaquinha com o slogan.
Reflita com a turma sobre as características deste gênero, sua estrutura e composição. Observem as partes básicas de cada campanha, levando os alunos a perceber como as imagens estão relacionadas ao texto ou vice-versa: só a imagem seria suficiente para tratar o assunto? O que mais foi preciso ter no cartaz para que as pessoas pudessem entender do que trata a campanha?
Fechamento
Orientações: continuação do slide anterior.
Fechamento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Fechamento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Fechamento
Orientações: Continuação do slide anterior.
Fechamento
Orientações: Continuação do slide anterior.