Objetivo
Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira
Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.
Objetivos específicos
Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente.
Conceito-chave
Medidas de tempo: dias da semana.
Recursos necessários
- Atividades impressas em folhas;
- Lápis de cor, tesoura, cola, color set de duas cores diferentes;
- Calendário em tamanho grande;
- Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.
Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.
Aquecimento
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Ao apresentar um mês do calendário na forma de tabela, dar ênfase à marcação que indica os dias da semana. Explorar visualmente e questionar as crianças para saber se já conhecem essa marcação e o que ela significa.
Propósito: Destacar a informação sobre os dias da semana no calendário.
Discuta com a turma:
- O que significam as letras D, S, T, Q, Q, S e S?
- Como se chama esse período?
- Quantos dias temos em uma semana?
- Essa ordem dos dias está correta? Você sabe qual é a ordem dos dias da semana?
Atividade principal
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 crianças, em seguida, distribua o material de cada grupo (folha de atividade) e peça que cada grupo discuta e pinte somente a sequência dos dias da semana que estiverem corretas. Assim que terminarem, peça para aguardarem todos os grupos concluírem e peça para os alunos apresentarem sua atividade para comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente).
Propósito: Compreender a sequência dos dias da semana.
Discuta com a turma:
- Quantos dias temos na semana? Quantos quadros deveriam estar pintados? Falta algum dia nas sequências que temos na atividade?
- Quais são os nomes dos dias da semana?
- Qual é o primeiro dia da semana? Qual é o último dia da semana?
Materiais complementares
Discussão da Solução
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente). Depois, discuta com os alunos se essa ordem se modifica ou não, qual a sua importância e quais as diferenças entre as atividades dos dias da semana e as de sábado e domingo.
Propósito: Discutir a resolução da atividade com os alunos e organizar cartões com a sequência correta dos dias da semana.
Discuta com a turma:
- Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
- Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
- O que costumamos fazer aos sábados e domingos? E durante os outros dias da semana?
Sistematização do Conceito
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientação: Depois de montar a sequência dos dias da semana com cartões, leia e converse com os alunos sobre a importância dessa informação e o que aprenderam durante a realização da atividade.
Propósito: Sistematizar o conceito de sequência dos dias da semana.
Discuta com a turma:
- Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
- Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
- Quantos dias temos na semana?
- Qual é o nome dos dias da semana?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Para encerrar, recite em voz alta com os alunos a sequência dos dias da semana e peça para uma criança recitar para a classe, ou para duplas recitarem para classe a sequência dos dias da semana.
Propósito: Retomar aspectos discutidos durante a aula.
Discuta com a turma:
- Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
- Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Oriente que primeiro devem encontrar e pintar os nomes do primeiro e do último dia da semana. Logo após, peça para montarem a resposta sem usar a cola e depois de confirmar a ordem correta devem colar.
Propósito: Mobilizar conhecimentos adquiridos durante a aula para realização de atividade.
Materiais complementares