9773
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Os dias da semana

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

 

Objetivo select-down

Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente.

Conceito-chave

Medidas de tempo: dias da semana.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis de cor, tesoura, cola, color set de duas cores diferentes;
  • Calendário em tamanho grande;
  • Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Ao apresentar um mês do calendário na forma de tabela, dar ênfase à marcação que indica os dias da semana. Explorar visualmente e questionar as crianças para saber se já conhecem essa marcação e o que ela significa.

Propósito: Destacar a informação sobre os dias da semana no calendário.

Discuta com a turma:

  • O que significam as letras D, S, T, Q, Q, S e S?
  • Como se chama esse período?
  • Quantos dias temos em uma semana?
  • Essa ordem dos dias está correta? Você sabe qual é a ordem dos dias da semana?

Atividade principal select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 crianças, em seguida, distribua o material de cada grupo (folha de atividade) e peça que cada grupo discuta e pinte somente a sequência dos dias da semana que estiverem corretas. Assim que terminarem, peça para aguardarem todos os grupos concluírem e peça para os alunos apresentarem sua atividade para comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente).

Propósito: Compreender a sequência dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Quantos dias temos na semana? Quantos quadros deveriam estar pintados? Falta algum dia nas sequências que temos na atividade?
  • Quais são os nomes dos dias da semana?
  • Qual é o primeiro dia da semana? Qual é o último dia da semana?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Discussão da Solução select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente). Depois, discuta com os alunos se essa ordem se modifica ou não, qual a sua importância e quais as diferenças entre as atividades dos dias da semana e as de sábado e domingo.

Propósito: Discutir a resolução da atividade com os alunos e organizar cartões com a sequência correta dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • O que costumamos fazer aos sábados e domingos? E durante os outros dias da semana?

Sistematização do Conceito select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Depois de montar a sequência dos dias da semana com cartões, leia e converse com os alunos sobre a importância dessa informação e o que aprenderam durante a realização da atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito de sequência dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • Quantos dias temos na semana?
  • Qual é o nome dos dias da semana?

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para encerrar, recite em voz alta com os alunos a sequência dos dias da semana e peça para uma criança recitar para a classe, ou para duplas recitarem para classe a sequência dos dias da semana.

Propósito: Retomar aspectos discutidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Oriente que primeiro devem encontrar e pintar os nomes do primeiro e do último dia da semana. Logo após, peça para montarem a resposta sem usar a cola e depois de confirmar a ordem correta devem colar.

Propósito: Mobilizar conhecimentos adquiridos durante a aula para realização de atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para os alunos.

Propósito: Compartilhar os objetivos da aula com os alunos.


Esse plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Sonia Maria Manetta Cobianchi de Oliveira

Mentor: Reginaldo de Sousa Venâncio

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF01MA17) Reconhecer e relacionar períodos do dia, dias da semana e meses do ano, utilizando calendário, quando necessário.

Objetivos específicos

Reconhecer os dias da semana sequencialmente, nomeando-os e identificando-os corretamente.

Conceito-chave

Medidas de tempo: dias da semana.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas;
  • Lápis de cor, tesoura, cola, color set de duas cores diferentes;
  • Calendário em tamanho grande;
  • Cartões em color set com os nomes dos dias da semana, sendo que sábado e domingo (último e primeiro dia da semana) estarão em cor diferente dos outros dias da semana.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Ao apresentar um mês do calendário na forma de tabela, dar ênfase à marcação que indica os dias da semana. Explorar visualmente e questionar as crianças para saber se já conhecem essa marcação e o que ela significa.

Propósito: Destacar a informação sobre os dias da semana no calendário.

Discuta com a turma:

  • O que significam as letras D, S, T, Q, Q, S e S?
  • Como se chama esse período?
  • Quantos dias temos em uma semana?
  • Essa ordem dos dias está correta? Você sabe qual é a ordem dos dias da semana?

Tempo sugerido: 20 minutos

Orientação: Organize os alunos em grupos de 4 crianças, em seguida, distribua o material de cada grupo (folha de atividade) e peça que cada grupo discuta e pinte somente a sequência dos dias da semana que estiverem corretas. Assim que terminarem, peça para aguardarem todos os grupos concluírem e peça para os alunos apresentarem sua atividade para comparar seus resultados com o de seus colegas. Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente).

Propósito: Compreender a sequência dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Quantos dias temos na semana? Quantos quadros deveriam estar pintados? Falta algum dia nas sequências que temos na atividade?
  • Quais são os nomes dos dias da semana?
  • Qual é o primeiro dia da semana? Qual é o último dia da semana?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Ao chegarem a uma conclusão sobre a ordem correta dos dias, distribua cartões com os nomes dos dias da semana e peça para um grupo ou uma criança organizar os cartões com a sequência correta dos dias da semana (o primeiro e o último dia da semana podem ser escritos em cartões com uma cor diferente). Depois, discuta com os alunos se essa ordem se modifica ou não, qual a sua importância e quais as diferenças entre as atividades dos dias da semana e as de sábado e domingo.

Propósito: Discutir a resolução da atividade com os alunos e organizar cartões com a sequência correta dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • O que costumamos fazer aos sábados e domingos? E durante os outros dias da semana?

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientação: Depois de montar a sequência dos dias da semana com cartões, leia e converse com os alunos sobre a importância dessa informação e o que aprenderam durante a realização da atividade.

Propósito: Sistematizar o conceito de sequência dos dias da semana.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?
  • Quantos dias temos na semana?
  • Qual é o nome dos dias da semana?

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Para encerrar, recite em voz alta com os alunos a sequência dos dias da semana e peça para uma criança recitar para a classe, ou para duplas recitarem para classe a sequência dos dias da semana.

Propósito: Retomar aspectos discutidos durante a aula.

Discuta com a turma:

  • Por que é importante conhecermos a sequência dos dias da semana?
  • Os dias podem ser organizados em qualquer ordem? Por quê?

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientação: Distribua uma cópia da atividade para cada aluno. Oriente que primeiro devem encontrar e pintar os nomes do primeiro e do último dia da semana. Logo após, peça para montarem a resposta sem usar a cola e depois de confirmar a ordem correta devem colar.

Propósito: Mobilizar conhecimentos adquiridos durante a aula para realização de atividade.

Materiais complementares

Raio X

Resolução do raio x

Atividade complementar

Resolução da atividade complementar

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Grandezas e Medidas do 1º ano:

Com o plano de aula sobre grandezas e medidas, os estudantes aprendem medidas de comprimentos, massa, tempo e capacidade com unidades não padronizadas e conhecem o sistema monetário brasileiro.

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano