13366
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Brincando de representar campanha educativa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 1º ano do Fundamental sobre compreender a mensagem do slogan utilizando o do próprio corpo

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Erika Christian Fernandes Pettersen

Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Erika Pettersen
Mentor: Mariana Prado
Especialista: Tania Rios

Título da aula: Brincando de representar campanha educativa

Finalidade da aula: Estimular  os alunos a compreender a mensagem do slogan utilizando o do próprio corpo. Eles tentarão produzir as ilustrações de bichos da campanha, com intuito de ajudar na compreensão e na interação com
o texto (brincadeiras de sombras com as mãos).

Ano: 1º ano do Ensino Fundamental

Gênero: Slogans

Objetos do conhecimento: Estratégia de leitura/compreensão em leitura

Prática de linguagem: Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Habilidade da BNCC :EF15LP02, EF15LP03, EF15LP04, EF12LP09

Título: Leitura e interpretação do slogan da campanha.

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários:  Panfletos, cartazes impressos e vídeo da campanha “Afaste os bichos” , data show e luz para a brincadeira de sombras (abajur, lâmpadas  etc).

Link para acesso ao vídeo:

https://vimeo.com/95853115

https://youtu.be/Z_7SD3Iw2Mw

Link de acesso aos cartazes para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fFUSPSpj8zr6TPKtFK4avuBwDGaU7QCsrnBnS8Ye8QSeqrAfaVsp2QHGHDTF/atividade-para-impressao-cartazes-lp01-05sqa02.pdf



Dificuldades antecipadas: Identificar e relacionar a imagem  com a escrita para a compreensão do sentido do texto (slogan). Perceber o que compõe um cartaz (partes do gênero).

Referências sobre o assunto:

https://www.significados.com.br/slogan/


Código: LPO1_05SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.

(EF12LP09) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas