13363
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Marcas gráficas em argila com bebês

Com pedras, gravetos e outros elementos, as crianças vão deixar marcas no material.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Marcas gráficas em argila com bebês

Apresente a proposta
Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias fotos de explorações com argila. Envie junto imagens de outras massas que podem substituir a argila por coisas que as famílias possam ter em casa.

Nesse link (disponível aqui) temos boas ideias e sugestões com argila para adaptar o uso em casa. Dependendo da região onde estiver, pode indicar também a produção de uma massa substituindo a argila.

A Nova Escola preparou um guia com várias receitas desse tipo (disponível aqui). Explique de forma animada que nessa atividade é possível oferecer possibilidades para que os bebês deixem marcas com elementos naturais, como pedrinhas, gravetos, folhas que podem ser colhidos daquele vaso que têm em casa, por exemplo.

Convide-as para a experiência:
- Que tal preparar um momento como esse aí em casa e explorar essas possibilidades com o bebê?

Adaptações necessárias
Convide os familiares para explorarem a argila, deixando marcas com elementos naturais que tiverem em casa. É importante reforçar que devem acompanhar os bebês durante toda proposta, para a segurança deles. Sendo assim, sugira que uma pessoa registre enquanto outras interagem.

Sugira às famílias
Oriente as famílias a permitirem a exploração das possibilidades, sendo parceiras de descobertas vivenciadas e compartilhando as experiências com os bebês. Desta forma, oriente que incentivem e validem as iniciativas deles para que se aproximem, explorem textura, cheiro, contato com a pele etc.

Sugira que disponibilizem os elementos naturais da forma que for acessível aos bebês, para que deixem as marcas na argila da forma que preferirem. É importante que as famílias estejam atentas enquanto os bebês investigam e experimentam, nomeando materiais, ações e reações envolvidas. Proponha momentos divertidos, como bater a argila e descobrir sons a partir dessa ação, cantando e dançando com movimentos livres com músicas da playlist “Ser criança é natural” (disponível aqui). Assim, esse tempo ficará marcado na memória afetiva, envolvendo o grupo familiar e fortalecendo os laços que os unem.

Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares registrarem esses momentos e enviarem para você. Reúna e socialize as imagens com todas as famílias pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Pode usar o Apresentações Google (disponível aqui) para fazer um álbum digital, por exemplo. Quando compartilha, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade.

Quando retornarem às aulas presenciais, faça uma seleção e exponha para a comunidade da forma que costumam fazer na sua escola. Isso fortalecerá a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorecerá a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.


 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_31UND03

(EI01ET02) Explorar relações de causa e efeito (transbordar, tingir, misturar, mover e remover etc.) na interação com o mundo físico.

(EI01TS02) Traçar marcas gráficas, em diferentes suportes, usando instrumentos riscantes e tintas.

(EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas