Marcas gráficas em argila com bebês
Apresente a proposta
Envie por Whatsapp ou outra plataforma de comunicação com as famílias fotos de explorações com argila. Envie junto imagens de outras massas que podem substituir a argila por coisas que as famílias possam ter em casa.
Nesse link (disponível aqui) temos boas ideias e sugestões com argila para adaptar o uso em casa. Dependendo da região onde estiver, pode indicar também a produção de uma massa substituindo a argila.
A Nova Escola preparou um guia com várias receitas desse tipo (disponível aqui). Explique de forma animada que nessa atividade é possível oferecer possibilidades para que os bebês deixem marcas com elementos naturais, como pedrinhas, gravetos, folhas que podem ser colhidos daquele vaso que têm em casa, por exemplo.
Convide-as para a experiência:
- Que tal preparar um momento como esse aí em casa e explorar essas possibilidades com o bebê?
Adaptações necessárias
Convide os familiares para explorarem a argila, deixando marcas com elementos naturais que tiverem em casa. É importante reforçar que devem acompanhar os bebês durante toda proposta, para a segurança deles. Sendo assim, sugira que uma pessoa registre enquanto outras interagem.
Sugira às famílias
Oriente as famílias a permitirem a exploração das possibilidades, sendo parceiras de descobertas vivenciadas e compartilhando as experiências com os bebês. Desta forma, oriente que incentivem e validem as iniciativas deles para que se aproximem, explorem textura, cheiro, contato com a pele etc.
Sugira que disponibilizem os elementos naturais da forma que for acessível aos bebês, para que deixem as marcas na argila da forma que preferirem. É importante que as famílias estejam atentas enquanto os bebês investigam e experimentam, nomeando materiais, ações e reações envolvidas. Proponha momentos divertidos, como bater a argila e descobrir sons a partir dessa ação, cantando e dançando com movimentos livres com músicas da playlist “Ser criança é natural” (disponível aqui). Assim, esse tempo ficará marcado na memória afetiva, envolvendo o grupo familiar e fortalecendo os laços que os unem.
Para compartilhar com o grupo
Peça para os familiares registrarem esses momentos e enviarem para você. Reúna e socialize as imagens com todas as famílias pela plataforma que sua rede esteja utilizando para se comunicar no momento. Pode usar o Apresentações Google (disponível aqui) para fazer um álbum digital, por exemplo. Quando compartilha, a tendência é que mais famílias se sintam estimuladas a realizarem a atividade.
Quando retornarem às aulas presenciais, faça uma seleção e exponha para a comunidade da forma que costumam fazer na sua escola. Isso fortalecerá a conexão família-escola através do senso de pertencimento, o que favorecerá a reinserção no ambiente escolar quando o isolamento social terminar.