As crianças vão participar da elaboração de uma massa e observar a transformação dos ingredientes.
Este plano de atividade foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Nataly Gomes Ovando
Mentor: Elisiane Andreia Lippi
Especialista do subgrupo etário: Ana Tereza Gavião
Campos de Experiência: O eu, o nós e o outro; corpo, gestos e movimentos; espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Objetivos e códigos da Base
Centrais:
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianc?as, adultos e animais.
Transversal:
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensac?o?es em momentos de alimentac?a?o, higiene, brincadeira e descanso.
Abordagem didática: as massas e argilas são materiais interessantes para as crianças tocarem, explorarem, mexerem, amassarem, dividirem, juntarem, enrolarem...
É muito significativo que os bebês brinquem com materiais que se transformam a partir de sua manipulação, observando a própria capacidade de atuação sobre as coisas.
Ademais, as propostas com massas e argilas possibilitam que as crianças experimentem e brinquem com as noções de forma, volume e peso. As habilidades motoras (mexer, amassar, juntar etc) vivenciadas corporalmente podem contribuir para o desenvolvimento de atos mentais (como agrupar, seriar, associar).
Código: EDI1_31UND01
(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.
(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.
Apoiador Técnico
ATIVIDADE 02
ATIVIDADE 03
ATIVIDADE 04
ATIVIDADE 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes