13362
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Educação Infantil > Creche - Bebês

Atividade - Manipulação de massas de pães com bebês

As crianças vão participar da elaboração de uma massa e observar a transformação dos ingredientes.

Atividade alinhada à BNCC: • POR: Nataly Gomes Ovando

Manipulação de massas de pães com bebês

EDI1_31UND01

Apresente a proposta
Grave um breve vídeo durante a preparação de uma massa de pão (ou biscoito) na cozinha da sua casa. Conte uma história relacionada a receita que você está preparando, como o fato dela ter sempre sido feita por sua mãe, por exemplo. Se tiver fotos de momentos assim na escola, envie também. Encerre com um convite: “Que tal vocês preparem aí em casa uma receita de pão juntos?” Envie pela plataforma ou por WhatsApp, da forma que estejam se comunicando nesse momento.

Adaptações necessárias
A receita será elaborada pela família. Envie a sua ou a plano para repertoriar. Antecipe que planeja fazer um livro com as receitas da turma, sendo assim peça que disponibilizem a própria receita. Oriente que aproveitem os ingredientes que tenham em casa. É fundamental acompanhar o bebê durante toda proposta para garantir a segurança. Se possível, sugira que um familiar registre enquanto os demais estejam interagindo com ele.

Sugira às famílias
Convide a deixarem o bebê em uma posição em que possa acompanhar a elaboração da massa. Durante a preparação, sugira que o familiar nomeie os ingredientes, explique as ações e chame a atenção do bebê para a transformação dos ingredientes em massa homogênea. Proponha que deixem o material acessível, favorecendo o brincar com alguns objetos e ingredientes durante a preparação e observem atentamente o envolvimento com eles. Proponha que o familiar participe, se divertindo junto ao cantar “Pão, pão, pão”, batendo palmas, de forma animada. Esse momento reaviva memórias afetivas que passam de geração para geração através da receita de família e ativam o prazer de estarem juntos produzindo para consumo próprio.

Para compartilhar com o grupo
Convide que enviem os registros para você e socialize com as demais famílias pela plataforma que sua rede esteja utilizando, assim poderão se inspirar com as trocas de experiências, ao descobrir outras formas de continuar fazendo receitas caseiras em casa com os bebês. Reúna os registros e faça um livro de receitas digital: “Receitas de massas de pães da turma em casa com suas famílias” (para isso você poderá usar o Apresentações Google). E depois, quando retornarem, reveja com os bebês esses momentos e planeje executar com eles, cada uma das receitas, convidando a comunidade para saborear o pão assado junto à exposição interativa na hora da saída. Assim, o fazer em casa terá inspirado novas formas de brincar e aprender na escola. Essa ação educativa indica conexão entre os fazeres, estabelecendo de forma concreta a parceria família-escola, o que tende a apoiar o retorno do convívio escolar.


 

Sugestão Enviada Por: Keli Patricia Luca


Código: EDI1_31UND01

(EI01ET01) Explorar e descobrir as propriedades de objetos e materiais (odor, cor, sabor, temperatura).

(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais.

(EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

Apoiador Técnico


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS ATIVIDADES:

ATIVIDADES DE Bebês:

MAIS ATIVIDADES DE Educação Infantil :

Pré Escola / Educação Infantil / Crianças pequenas (4 anos a 6 anos e 2 meses)

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Educação Infantil

Encontre planos de aula para outras disciplinas